segunda-feira, outubro 06, 2014

Segunda

Novo dia, nova semana e novos projectos.... após um fim de semana meio agitado, com novas descobertas e o início de novas actividades, comecei a semana com uma consulta de Medicina Interna para ver se consigo, duma vez por todas, integrar a minha mais que variada sintomatologia e passar melhor e sem aquelas crises que me vão dando.
Hoje já li uma coisa que faz todo o sentido, referindo-se à procura que (quase) toda a gente faz acerca do significado da vida, dos factos ou das pessoas; as respostas estão dentro de nós e não no exterior ou nas outras pessoas.
Quem projecta os seus "dramas", problemas ou escurados nos outros ou em objectos externos é porque está vazio de conteúdo ou não tem plena consciência de si mesmo, necessitando de se exercitar é estimular o seu pensamento, ignorando muitas vezes o ruído externo e apenas absorvendo a sua própria música interior.
Todos temos uma vida interior, sendo o problema que muitos de nós não a conseguem perceber ou sequer intuir, devido às próprias condições de vida e aos diversos problemas que vão surgindo no nosso dia a dia.
Por vezes "descarregamos" o nosso mal estar interior, as nossas frustrações e problemas nos outros e muitas pessoas até o fazem nos seus subordinados, apenas porque é fácil ou por simples cobardia, mas normalmente é nas pessoas de quem mais gostamos. 
São mecanismos de defesa e de sublimação do nosso cognitivo que se moldou ou formatou nestas ferramentas defensivas e que, muitas vezes, nos controlam duma forma aleatória é completamente inconsciente. 
O importante é, cada vez mais, perceber esta realidade e com pensamento, análise, meditação e ajuda conhecer o que somos, o que queremos e ainda os caminhos que temos à nossa disposição e vontade. É difícil de concretizar e de realizar mas não impossivel ou utópico visto que há muitas e muitas maneiras de atingir os objectivos que queremos, assim os saibamos encontrar duma forma salutar e sólida.
A sabedoria que vamos adquirindo com a idade e com a vida é extremamente importante para que consigamos continuar e seguir em frente, mesmo que algumas vezes nos pareça haver algum negrume ou  conflitualidade no que vamos sentindo ou pensando. Há muita coisa que não consigo perceber e outras que ainda não fazem qualquer sentido para mim, mas espero que, mais ano menos ano, tudo fique mais claro e orientado.
Nova semana e a certeza de que com um SORRISO, boa vontade e discernimento vamos conseguir crescer, amadurecer e principalmente descobrir em nós as respostas que queremos é que procuramos há tanto e tanto tempo.

Sem comentários: