terça-feira, outubro 28, 2014

Irritacao

Hoje estou ou sinto-me extremamente irritado e cansado.. tudo me faz "abanar" o meu objecto interno e principalmente ter pouca ou nenhuma paciência para a envolvência onde estou. Sobretudo quando sinto uma permanente falta de respeito e falta de atitudes positivas 
Este eterno retornarr ao seio materno, esta aparente falta de carinho e de mimos dos outros não é mais do que um enorme reflexo de mim mesmo, duma imensa irritação comigo e de mim, a querer passar a uma acção inconsequente e sem nexo em vez de a um pensamento consistente e duradouro.
Hoje foi-me citado um poema de Álvaro de Campos que me diz tudo:
O que há em mim é sobretudo cansaço — 
Não disto nem daquilo, 
Nem sequer de tudo ou de nada: 
Cansaço assim mesmo, ele mesmo, 
Cansaço. 

A subtileza das sensações inúteis, 
As paixões violentas por coisa nenhuma, 
Os amores intensos por o suposto em alguém, 
Essas coisas todas — 
Essas e o que falta nelas eternamente —; 
Tudo isso faz um cansaço, 
Este cansaço, 
Cansaço. 

Há sem dúvida quem ame o infinito, 
Há sem dúvida quem deseje o impossível, 
Há sem dúvida quem não queira nada — 
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles: 
Porque eu amo infinitamente o finito, 
Porque eu desejo impossivelmente o possível, 
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser, 
Ou até se não puder ser... 

E o resultado? 
Para eles a vida vivida ou sonhada, 
Para eles o sonho sonhado ou vivido, 
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto... 
Para mim só um grande, um profundo, 
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço, 
Um supremíssimo cansaço, 
Íssimno, íssimo, íssimo, 
Cansaço... 

Álvaro de Campos, in "Poemas"

Tudo isto resume o que estou hoje, quero o impossível, quero o que não tenho e evidentemente quero o infinito, sem querer encontrar-me em mim ou naquilo que sou. Estou sobretudo cansado do quotidiano, da vida e pior ainda, de mim próprio... nesta descoberta da vida, do meu Ego e da minha vontade tanto caminho a percorrer, tanta pomba assassinada ( que tem isto a ver com o resto sem ser uma associação com uma canção interpretada pela Simone de Oliveira? ), tantas interrogações perdidas e principalmente uma enorme dúvida acerca de mim mesmo e dos meus caminhos.
Cansaço da vida ?? Cansaço dos factos ou apenas cansaço de mim mesmo, das minhas contradições e eternas sensações inuteis e paixões violentas por coisa alguma. Apenas e tão só o cansaço ...
Felizmente que tenho e continuo a ter quem me estime e quem me Ame de verdade e de coração e isso pode atenuar este cansaço que sinto de mim mesmo e do meu Ego e identidade própria.

Um grande SORRISO pleno de confiança e de vontade positiva de ultrapassar este cansaço inutil e sem sentido, na certeza de que com, força e muita energia vamos conseguir ser cada vez mais aquilo que efectiva e afectivamente queremos.


Sem comentários: