sexta-feira, outubro 03, 2014

Oralidades

Definição da fase oral da infância : " 

Fase oral (até 1 ano de vida)

  • Zona erógena: boca
  • Instâncias: id e ego
  • Conflito: desmamo
Na fase oral, o prazer sexual, predominantemente relacionado à excitação da cavidade oral e dos lábios, está associado à alimentação. Quanto à oralidade, durante os primeiros dezoito meses de vida, a pulsão caracteriza-se por: fonte=zona oral, alvo=incorporação, objeto=aquele da ingestão do alimento. A relação de objeto é organizada em torno da nutrição e colorida por fantasias que adquirem os significados de comer e ser comido (impulsos canibalescos). Portanto, a ênfase recai sobre uma zona erógena (oral) e uma modalidade de relação (incorporação). Karl Abraham sugeriu a fase sádico-oral como uma subdivisão da fase oral, de acordo com as seguintes atividades:
  • sucção -fase oral precoce de sucção pré-ambivalente
  • mordedura - fase sádico-oral concomitante à dentição, quando a incorporação adquire o significado de destruição do objeto devido à ambivalência instintual, ou seja, a coexistência de libido e agressividade, em relação ao mesmo objeto. Mastigar, morder e cuspir são expressões dessa necessidade agressiva inicial, a qual mais tarde pode desempenhar papel relevante nas depressões, adições e perversões.
Os conflitos orais são expressos através de sintomas como inapetência, vômito, hábito de ranger dentes, inibições da fala. Uma estrutura de caráter oral caracteriza-se por traços tais como a ganância, dependência, intolerância, agitação e curiosidade. A vivência de satisfação, postulada por Freud como a imagem do objeto externo satisfatório (capaz de dar um fim à tensões internas da fome), é responsável pela construção do desejo do sujeito e pela contínua busca do objeto que consiga repetir esta experiência primal."
Na minha procura de respostas, vou revendo conceitos de psicologia e psicanaliticos para poder perceber melhor as coisas e tudo aquilo que está associado ao psiquismo humano, aos seus traumas, fixações e parafilias, para que consiga andar em frente e seguir os meus caminhos.
Hoje, sexta-feira, é dia de começar cedo e espero, também, acabar cedo e bem visto que quero ir de fim de semana, para ir às minhas actividades, programas e tudo aquilo que é igualmente importante na minha vida actual.
Ontem compreendi algumas coisas que estavam latentes e presentes no meu inconsciente, na certeza de conseguir encandear o que me tem sido dito por outros ao longo deste período é assim intuir um pouco melhor o significado de certos comentários, frases ou expressões que me estavam a escapar.
Nem sempre o Amor incondicional e "cego" é o melhor caminho para uma relação a dois e para um quotidiano isento de problemas, visto que a anulação de um pode conduzir à insatisfação do outro, que não encontra um feedback diferente do seu próprio. Não me sei explicar melhor mas a verdade é a vida a dois é difícil é complicada, devendo ter sempre como princípio orientador a Verdade, o respeito e sobretudo à vontade de ambos serem Felizes e da procura dessa mesma Felicidade constante e permanente.
Quanto mais leio, pesquiso e perçebo, mais entende que o papel de Pai, companheiro ou cônjuge tem, cada um desses papéis, as suas particularidades, difículdades e problemas tanto mais que não há cartilhas, nem ensinamentos nem tão pouco as experiências dos outros podem ser espelhadas ou projectadas nas nossas, porque cada pessoas é uma pessoa e cada caso um caso individual e singular.
Continuemos a pensar sempre com um SORRISO na certeza de que a nossa evolução e compreensão aumenta todos os dias em que vamos crescendo e amadurecendo. Porque o caminho da Felicidade passa certamente por aprendermos a dominar e ultrapassar o sofrimento inerente à vida.

Sem comentários: