quinta-feira, outubro 09, 2014

Emoções

Há emoções escondidas que, quando vêm à superfície, emergem com uma força imensa e avassaladora. Fico espantado como podemos ter tanta coisa escondida e camuflado que, certamente, influenciam e bastante o nosso dia a dia.
Deve ser por isso que, muitas vezes, temos reacções e agimos duma forma estranha.... estas emoções, sentimentos ou factos não compreendidos, interpretados ou analisados vão criando o seu caminho subterrâneo, fazendo mossa e condicionando o que somos neste momento.
Chega uma altura em que, com análise e por associações varias, essas mesmas emocoes são sentidos realisticamente e duma forma bastante emocionada, levando-nos a compreender exactamente o que se passa e o que temos ainda de trabalhar e de constatar.
Sem o esperar mesmo, hoje tive a percepção de muitos factos e ocorrências, bem como de lacunas sentidas que nunca tinham visto a luz do dia ou consciencializadas, pelo que pouco a pouco e duma forma lenta e gradual vamos fazendo o nosso caminho de descoberta e de percepção.
Estou espantado com a intensidade e a força dos sentimentos e as interligações feitas duma forma aparentemente lógicas e realistas, tendo ficado com um enorme sentimento de Paz e tranquilidade.
É justamente essa sensação de acalmia, após ter atravessado um mar em fúria ou os rápidos dum rio que sinto agora é neste momento. Parece que houve um rearrumar dos factos, uma limpeza duma gaveta que estava a emperrar comportamentos e assim fico mais livre, liberto e solto.
É uma sensação positiva e boa, libertadora de tensões e de confusões, permitindo que fique mais solto, mais aliviado e principalmente sem aquele peso sentido ao longo destes dias.
Vou chegando à conclusão de que, efectivamente, temos tudo e mais alguma coisa dentro de nós, desde aquilo que interessa mesmo até ao lixo tóxico, passando por muita coisa que está devidamente resolvida, entranhada é percebida, bem como outras sem qualquer importância ou significado.
É verdade que a luz do dia de hoje está diferente depois de ter soltado estas emocoes e de as ter verbalizado duma forma tão sentida, porque, pelos vistos, era algo que estava a fazer o seu caminho subterrâneo, causando uma grande perturbação e turbulência. Como se diz há males que vêm por bem e que ocorrem quando menos se espera ou se calcula.
Estou agora a descobrir coisas, factos, sentimentos, lacunas, bem como um passado que foi bastante marcante e determinante na minha forma de estar actual, mas que vou conseguindo entranhar à medida que vamos cada vez mais à raiz do inconsciente. Ou seja, através de todo este trabalho analítico e de associações, consegue-se ir para além do que julgamos saber e assim ter acesso aquelas gavetas tão escondidas é tão poeirentas que perturbam todo ambiente mental e consciente.
Fascina-me esta capacidade de análise, este monólogo interno e intenso que conseguimos ter na presença de quem sabe orientar e perceber as nossas "divagações" que por vezes parecem não ter qualquer significado ou rumo. Mas a verdade é que são momentos como estes, duma grande intensidade e força emotiva, que nos levam a descobrir novos factos e sobretudo a perceber aquilo que temos em nós tão enraizado e tão fortemente implantado.
Cada vez sinto mais a necessidade de estudar novas formas de reflexão ou meditação e de perceber estes mecanismos que todos temos de pensamento e de compreender a minha realidade para depois poder perceber a dos outros. E às vezes apanhamos com cada idiota à nossa frente que até ficamos banzados como pode haver pessoas assim e a agir como o fazem.
Ponderando os lados positivos e negativos das situações, temos ou devemos sempre escolher o que for menos negativo, mas por vezes apetece fugir e seguir outros rumos ou caminhos que nos permitam ter uma maior liberdade de acção ou pelo menos podermos ser mais compreendidos e interagir com pessoas normais e racionais. Não com autistas de comportamento e quadrados de pensamento.
O que vale é que, tendo libertado uma enorme tensão existente, nem determinadas atitudes me conseguem perturbar ou fazer ver o dia doutra forma, sem ser com um grande SORRISO cheio de energia, força e vontade de continuar a minha descoberta.

Sem comentários: