sexta-feira, junho 06, 2014

Step By Step

Passo a passo, vamos percebendo cada vez mais claramente toda a nossa problemática e psicopatologia associadas visto que as sessões vão sendo mais intensas, produtivas e até cansativas.
Ontem consegui que o analista me fizesse alguns elogios subtis e velados mas que chegaram porque o analista não pode ou não deve ter esse papel e muito menos no meu caso. Achei curioso a forma como o AA acabou a sessão: " não vou cometer os mesmos erros dos outros que o desiludiram ou abandonaram porque eu vou vencer!"
Ou seja, tal como ele, também estou convencido que vou vencer esta batalha que ora travo, ganhando uma batalha de cada vez... ontem foi a consciência de que me sinto subvalorizada e subestimado, fruto de várias vissicitudes da vida e talvez da influência paterna. Será que estamos finalmente a entrar nesta problemática pouco abordada e por isso mesmo a dever ter um papel capital em toda esta situação border line.
Também fico tranquilo e mais pacífico com a força que sinto na minha relação actual, na nossa interdependência e intimidade, bem como a absoluta necessidade que temos um do outro e o apoio que buscamos em nós mesmos. Ontem até fiquei surpreendido pelo abandono e entrega bem como da grande necessidade de apoio, carinho e afecto demonstrada que é raro e inédito. Mas senti toda a angústia, a raiva e a frustração a precisar dum afago e de muita compreensão. Espero ter estado à altura.
Voltando à tal insegurança e à problemática da falta de valorização, é também um problema a resolver e a trabalhar, conjuntamente com a evolução da impulsividade e da agressividade associada.
Tenho que me valorizar e ter a plena consciência de que consegui fazer muita coisa, que realizei muitas mais e ainda que tenho a minha vida pessoal e profissional assente em terreno firme e sólido. Pessoalmente construí e estabeleci relações afectivas capazes e duradouras, sentindo-me amado e estimado o que tem um enorme valor. Profissionalmente e apesar de estar já numa certa curva descendente ainda consigo aprender alguma coisa e manter o status quo indispensável à continuação deste percurso.
Ao olhar para o passado, interrogo-me muitas vezes como o consegui e fiz, visto que muitas vezes me senti perdido, desorientado e em ainda quase sempre num estado anímico em baixo ou depressivo. 
Uma das grandes diferenças da psiquiatria e das terapias analíticas nas suas diferentes abordagens é que a primeira se baseia imenso na farmacologia e na medicação sem tentar perceber as causas e os motivos, enquanto que a segunda procura a raiz dos problemas e a causa que provoca a sintomatologia. Nessa altura em que se percebe as causas, pode-se agir e actuar duma forma precisa e com melhores resultados.
Seja a psicanálise, seja o psicodrama ou a psicoterapia clássica o que interesse é compreender o nosso funcionamento, o nosso inconsciente e tudo aquilo que lhe está subjacente para que assim possa ser devidamente ponderado e tratado. As ditas terapias alternativas, tipo constelações, determinados coachings, regressões ou afins que podem funcionar temporiamente mas não em profundidade e serem paliativos momentâneos.
Neste momento a minha leitura principal é o 1Q89 de Murakami, uma trilogia que se lê num ápice e que evidência bem a mestria deste escritor, descoberto há pouco tempo e que me entusiasma pelo que escreve e pelo simbolismo de todos os seus livros. Muitas vezes identifico-me com personagens, factos e emoções o que é curioso. 
Mas também ando a ler mais uns quantos aos poucos e para variar, como sejam os fundamentos da psicanálise, amor entre homens, síndromes border line e outros que não retenho título, para aprofundar conhecimentos, rever alguma matéria de que sempre gostei e ainda para conseguir perceber mais e melhor a psicopatologia existentes.
A verdade é que são Universos de conhecimento que me faltam na medida em que os que tenho são nalguns casos superficiais e noutros um pouco para além da média, mas de qualquer forma a precisarem de reciclagem e aprofundamento.
O conhecimento humano é feito de muitas facetas e vertentes, sendo bem verdade ser impossível abarcar tudo mas já ser possível ter alguns conhecimentos acerca de muita coisa e factos. Claro que há temas de que gostamos mais e assim conseguimos saber mais, enquanto que os outros que não nos interessam minimamente deixamos na escuridão e ignoramos pura e simplesmente.
Agora e como é lógico quero saber mais e mais acerca destes assuntos analíticos e ver livros lidos há muito e entretanto esquecidos... bem como prosseguir este novo caminho ora iniciado para conseguir algo de muito importante para todos nós, que é a nossa felicidade pessoal e a das pessoas que amamos e estimamos.
Um grande SORRISO neste dia, ultimo dia útil antes dos próximos dias que serão umas mini ferias. Um SORRISO especial para a pessoa que AMO de todo o coração e que sabe bem quem é!

Sem comentários: