terça-feira, junho 03, 2014

Justiça

Outra visita ao tribunal... estamos à espera que me venham desbloquear o carro porque me esqueci de pagar o parquímetro. Começa-se bem o dia...
Esta vinda a tribunal relaciona-se com assuntos antigos e sem qualquer fundamento, baseado apenas e tão só em recalcamentos, delírios e completa ausência de causa. Mas parece ter corrido muito bem, tanto mais que tudo bate certo para quem tem razão!
 Perde-se tempo, dinheiro e paciência mas é assim a vida, esperando que seja a ultima vez que tenha um processo. Já chega de  tribunais.
Agora vou trabalhar e prosseguir com a vida normal e pacata, como espero que seja o resto da semana e da vida... pelo menos sem estas parvoíces e perdas de tempo próprias de quem não tem objectivos nem propósitos de vida.
A mesma realidade é vista de forma muito diferente por todos nós visto que na percepção dessa mesma realidade estão diversos factores relacionados com a nossa identidade, os nossos problemas, a nossa visão, os nossos recalcamentos e frustrações, bem como a interligação disso tudo e de muito mais.
Assim o que para uma pessoa é duma determinada forma, para outra é doutra forma e por isso mesmo o papel dum juiz deve ser, por vezes, bastante complicado por ter que perceber todas as realidades referentes ao mesmo facto em causa.
Quando os depoimentos batem certo e são minimamente coincidentes, e a credibilidade dos testemunhos parece evidente será certamente mais fácil, mas quando as discrepâncias são muitas ou as testemunhas são pouco fiáveis deve ser mesmo complicado extrair conclusões e julgar acertadamente.
A profissão de advogado também não me seduz minimamente visto que, muitas vezes, não é bem a verdade dos factos que interessa mas sim a prova desses mesmos factos o que não é propriamente a mesma coisa. 
Gosto bastante da actuação do SL, por ser bem mais directo, descomplicado e bem mais simplista do que o JS que tem outra postura perante as situações e que, evidentemente, tem o seu método próprio e igualmente eficaz. 
De qualquer maneira, a justiça é complicada e felizmente que, neste caso, e neste processo as coisas se passaram duma forma bem melhores do que no outro caso em que havia uns 3 ou 4 julgamentos marcados para a mesma hora e tudo ficava atrasado. Agora éramos os únicos e a sessão decorreu sem problemas, se bem que se aguarde ainda uns papéis que não vão adiantar nada ao processo mas vamos esperar serenamente.
Revi caras e pessoas do meu passado recente, mantendo com algumas uma grande aproximação, com outras ainda alguma zanga e com outras indiferença completa, mesmo com o autor deste processo.
Conclui uma da mais que, na verdade, a justiça é difícil e demorada mas espero que, neste caso, prevaleça uma vez mais a verdade e a realidade dos factos.
Tenho andado com algumas dores de cabeça que atribuo talvez a uma alteração biliar ou hepática, mas vou fazendo exames e afins e nunca há nada conclusivo. Tenho que marcar uma endoscopia digestiva baixa, mas sinceramente não tenho qualquer vontade de o fazer. 
Aqui fica um enorme SORRISO cheio de energia positiva e de muita força e luminosidade, porque a vida merece e tem que ser bem vivida.

Sem comentários: