quarta-feira, junho 25, 2014

(Ainda) Doente,

Continuo doente... e uma vez mais, algo indefinido e sem uma causa concreta. A verdade é que sinto ser uma laringite, mas o ORL diz que pode ser dos brônquios e outra colega nada encontra na auscultação. Sei que me sinto meio em baixo, meio febril e sobretudo mais cansado do que o habitual, mas também é o costume quando não estou em forma.
Pelo contrario, têm vindo a desaparecer as dores abdominais fortes que tinha, o que é francamente bom, apesar de continuar a não saber o que provocava essas mesmas dores, a sua origem, causas e principalmente o que deveria fazer. Mistérios psicossomáticos ou da natureza ?
Ontem foi um dia bastante cansativo visto que se vai acumulando o cansaço e nestes dias compridos e  sem a devida ajuda., uma vez que há sempre imensa coisa para fazer e tratar. (In)Felizmente que vai sempre havendo uma falta ou outra ou um atraso que permite tratar do que é preciso mesmo.
Sinto que, neste presente e excluindo uma pessoa muito importante para mim, consigo mais facilmente desconstruir as situações de conflito e tentar arranjar soluções e equações diferença. Isto é, em vez de deixar arrastar as coisas, com silêncios ou omissões que apenas agravam os problemas, prefiro enfrentá-los de imediato, de frente e sem subterfúgios. E isso faz toda a diferença porque assim é mais fácil o esclarecimento imediato e total do que vai acontecendo e a manutenção do ambiente salutar e pacífico que se quer e deseja.
Para além disso, com essas atitudes faço um reforço positivo da minha identidade e do meu caminho actual que é aquilo que quero e desejo. Aliás, tenho chegado à conclusão de que, neste momento, uma das minhas prioridades é precisamente a minha interiorização e descoberta do muito que ainda está escondido nas tais gavetas do meu inconsciente.
Estas gavetas são bem profundas, guardam imensa "tralha" que precisa de ser bem arrumada e compreendida, visto que, apesar de inconsciente, provoca bastantes problemas na minha identidade e no meu Ego.
Não fazia ideia da complexidade dos circuitos neuronais das pessoas e agora que, não só estou a ter uma aplicação prática, como também estou a rever conceitos meio esquecidos e teoria nunca abordada, é que tenho a ela dimensão do que somos e das interligações de tudo a todos. Todo o mecanismo mental, o seu processamento, as suas implicações e ainda os seus motivos ou razões, deveriam ser objecto de análise de todos porque, se todos nós nos compreendêssemos melhor e duma forma mais sadia, certamente que também o ambiente e o Universo seria bem mais positivo.
Claro que é uma utopia este pensamento, uma vez que existe uma componente negra e escura no ser humano que faz coisas terríveis, assustadoras e perfeitamente maléficas, provocando guerras, sofrimento, fome e uma série de males a alguns que se repercutem por todos.
A ganância, o orgulho, o dinheiro e a falta de escrúpulos leva muita gente a cometer crimes e autênticos atentados contra a humanidade e infelizmente não há meios para os travar; mesmo as instâncias internacionais são impotentes para travar a clandestinidade, o comércio ilegal e os meus horrores a que vamos assistindo nos nossos dias.
Mas uma vez que nos vão tapando a cabeça com futebol, religião ou qualquer outra temática, vamos "esquecendo" esse lado negro dos Homens e tentando dentro do possível contribuir para o bem estar de todos e com o nosso SORRISO sermos mais fortes, mais positivos e mais enérgicos para que todos possamos beneficiar desse mesmo SORRISO.

Sem comentários: