quarta-feira, junho 11, 2014

Entendimentos

É sempre bom continuar a acreditar na Amizade e na capacidade das pessoas em entenderem-se e conseguirem, mesmo sem saber os motivos, pedir desculpa e reconhecerem as suas eventuais falhas. Quando os sentimentos são verdadeiros e reais, consistentes e francos, bem como quando as pessoas são bem formadas e educadas é sempre possível o entendimento e a interacção entre elas, visto que temos de saber, na altura certa, esquecer ressentimentos, culpas ou desculpas e ter a iniciativa de dar um abraço de concórdia e de amizade.
Uma palavra simples ou um pequeno gesto fazem toda a diferença e apenas pessoas que se estimem e/ou se amem conseguem fazê-lo para que consigamos ser felizes. Se temos todas as capacidades para sermos felizes e fazermos os outros felizes, então que tenhamos o discernimento e a inteligência para não complicarmos a nossa vida nem o nosso dia a dia, com quezílias ou rancores. 
Que sejamos capazes de seguir em frente, com humildade e com a coragem de, em cada dia, crescermos mais como pessoas e darmos cada vez mais do que somos e temos para que, em conjunto, façamos destes dias e das nossas vidas o melhor que pudermos.
Ando a recordar princípios elementares da psicanálise e do seu fundador; há muitos conceitos e princípios que andavam esquecidos e que agora me fazem bastante mais sentido pela fase em que ando. Na verdade o inconsciente e tudo aquilo que lhe está associado é um mundo e é fantástico como tentamos alcançar e perceber esse "oculto" e ao mesmo tempo assustador pela força e vontade imposta por esse mesmo mundo "desconhecido". Ou seja, a verdade da nossa identidade está bem escondida e é preciso trabalhar, analisar e utilizar as ferramentas certas para nós compreendermos e sobretudo encontrarmos o nosso equilíbrio.
A importância dos pequenos gestos e das palavras ditas na altura certa fazem a diferença entre os que se importam e estimam dos que nada fazem para a conciliação e harmonia entre as pessoas... ao estarmos bem connosco e ao sabermos quem somos, mais facilmente conseguimos estar de bem com as outras pessoas e termos a capacidade de criar um bom ambiente, positivo e luminoso.
Viver e trabalhar num clima distendido, bem disposto e sem notas negativas ou carregadas tem uma enorme importância e provoca um grande bem estar e maior afinidade entre todos, para além de tudo correr bem melhor e mais facilmente. 
Precisamos de acreditar mais em nós e nas nossas capacidades, na certeza de que somos capazes e de que o reforço da nossa auto-estima e confiança são absolutamente fundamentais para que estejamos bem e felizes. Nesta minha busca de identidade e do meu Ego, apercebo-me de devo acreditar no que tenho e sou, visto que só assim se consegue caminhar e progredir na vida e no nosso mundo interior. Ao ter o objecto interior resolvido e integrado, conseguiremos não depender dos objectos externos mas sim assimilá-los e entender melhor o que nos rodeia, bem como as pessoas e desse somatório fazer da nossa vida, e a dos outros, algo de mais positivo e luminoso, sem sofrimento, sentimentos de culpa ou remorsos de coisa alguma.
Que sejamos capazes de com um SORRISO fazer a diferença e de vivermos mais e melhor numa harmonia e luminosidade internas... temos tudo para sermos felizes e fazermos os outros felizes. 

Sem comentários: