quarta-feira, junho 04, 2014

Esclarecimentos

Senta-se um paciente na cadeira e diz: " quero que veja este dente que já está farto de ser tratado e ponha uma massa qualquer até eu poder resolver o que quero fazer". Noutros tempos teria começado a discutir e a "mandar vir", mas hoje limitei-me a perguntar se me autorizava a dar a minha opinião medica visto que eu sou um técnico e não apenas um mero executante.
Parece-me que o paciente não alcançou totalmente o significado do que lhe disse, mas o que me importa é a minha atitude, racionalização e relativizar destes fait divers que, neste momento, me deixaram de provocar os níveis de ansiedade e de aborrecimento que me provocavam.
Também perante determinada situação no consultório, resolvi abordá-la de frente e não estar com subterfúgios ou emails visto que apenas complica e amplifica os mal entendidos e as confusões. Simplesmente falei com quem devia e esclareci, duma vez por todas a situação pendente, sem mais problemas nem adiamentos. Parece-me que esta atitude agradou a quem devia e assim consegue-se criar um clima positivo e benéfico.
Mas o principal é atentar nesta diferença de comportamentos, nesta "nova" racionalidade e maneira de estar que evidência mudanças profundas e que consegue dar mais e melhor estabilidade a tudo. Na verdade como tudo consegue estar inter relacionado a paz e a tranquilidade do local de trabalho é fundamental para a paz interior e se conseguirmos agir sempre duma forma correcta e adequada, certamente que tudo ficará bem melhor.
Estas transformações internas e estas novas abordagens estão a tornar-se uma realidade e a conseguir-se a tal pacificação interna de que necessito há tanto e tanto tempo.... a sensação de implosão que sentia e que estava a danificar-me seriamente, está ultrapassada e este vivência em verdade e com a verdade é algo extremamente gratificante e benéfica para todos.
Tenho a consciência de de que posso contribuir para um bom clima e ambiente, se bem que não possa ter a veleidade de que tudo depende de mim ou me é atribuído, visto que também o egocentrismo está  devidamente balizado, mas certamente que a minha postura e comportamento ajuda nesse mesmo ambiente e o pode tornar mais ligeiro e melhor.
É apenas isso que pretendo e quero neste momento, em que tudo se vai encaixando nos seus lugares e  ser devidamente entendido, podendo então passar a outros temas e assuntos, tais como os que se prendem com a (re)construção da minha identidade e a resolução de problemas com pessoas que me são queridas e que, nesta altura, estão ausentes da minha vida por não aceitarem ou reconhecerem factos e realidades.
Felizmente que se aproxima uma semana bem tranquila com os feriados e o início do Mundial de futebol que também irá influenciar e bastante a agenda deste mês. Assim está sexta-feira vamos para Sesimbra, onde ficaremos até o feriado do dia de Portugal, com um dia de convívio infantil e de amigos. Na próxima semana trabalharei na quarta-feira, na manhã de quinta se houver pacientes e depois iremos novamente para Sesimbra para outro fim de semana prolongado, visto que dia 13 é feriado municipal da cidade de Lisboa.
Gostava que estes dias fossem tranquilos e reforçadores da intimidade existente, bem como permitissem um efectivo descanso e aprofundamento do conhecimento e desta transformação em curso que me agrada bastante. Mas será que estas mudanças são perceptíveis e entendidas por quem me rodeia e principalmente por quem me interessa de verdade ? 
O principal é o meu objecto interno e o saber lidar e estar com ele duma forma calma e tranquila, sabendo que em primeiro lugar temos que estar de bem connosco para podermos estar com os outros. Sem nós compreendermos ou aceitarmos, dificilmente conseguimos ter comportamentos ou sentir emoções duma forma correcta, porque tudo parte de nós e de nós para o exterior. Por isso a importância desta fase analítica que atravesso e que ainda se vai prolongar por muitos e bons anos. Vamos a ver como será esta nova fase a partir de Setembro com todas as alterações inovadoras que estão a acontecer.
Politicamente também me parece haver mudanças e algumas pedradas no charco com e entrada em cena de AC, um político com bastante experiência e sobretudo com um discurso coerente e diferente, se bem que, sendo uma pessoa integrada no meio, talvez mesmo assim consiga fazer a diferença. É preciso sair deste marasmo e destas meia tintas em que nós encontramos, mas sobretudo dar e ter Esperança no nosso País e no futuro dos nossos filhos e netos. Pessoalmente sei que já não usufruirei muito mais de climas positivos ou favoráveis, mas espero conseguir manter-me assim como estou para que a situação melhore para os meus filhos e que eles consigam realizar os seus sonhos e as suas ambições.
Um enorme SORRISO para todos, em especial para todos os que Amo e estimo, na certeza de que quero e espero contribuir para que vivamos num clima mais positivo e benéfico. 

Sem comentários: