quinta-feira, junho 26, 2014

Filmes

Vou vendo filmes gravados há algum tempo que aproveito para visionar nestas alturas em que as séries acabaram e não há nada de interessante.
Ontem estive a ver " O Poder da Mente" (http://lounge.obviousmag.org/meros_devaneios/2014/01/uma-mente-com-lembrancas-por-favor.html), um filme curioso em que supostamente se pretende apagar memórias e recordações das pessoas.
Nesse apagar, as pessoas vêem o seu passado, acedem ao seu inconsciente e a todo aquilo que têm guardado, pelo que nesse aspecto tem algum interesse. Estava a ver o filme e a pensar no que o AA diria acerca do mesmo! visto que as raízes deste filme estão numa análise da mente e notam-se conhecimentos de causa.
Mas o que torna este filme ainda mais estranho é que, mesmo com as memórias apagadas e as pessoas completamente postas fora dos circuitos o de existiam, a força de atracção entre as mesmas é tão forte que elas se voltam a encontrar e a estabelecer uma nova ligação.
Ou seja, há razões que o coração desconhece e o Amor e a intimidade entre dois seres pode ir para além de tudo aquilo que imaginamos e pensamos. Por acaso acabei de ler há uns dias a trilogia "1Q84" de Murakami e também aqui há um reencontro de duas pessoas depois de vinte anos de separação. Todo o enredo do livro leva a essa conclusão, demonstrando que, mesmo com todas as nossas fantasias e as peripécias da vida, tudo o que tem que acontecer tem mesmo muita força.
Não sei se há almas gêmeas ou se toda a gente encontra a pessoa certa na altura certa, como eu tive essa sorte. Nos meus relacionamentos mais duradouros e afectivos encontrei a felicidade, a cumplicidade e a intimidade desejada na altura. Neste momento sei, sinto que, mais do que nunca, encontrei a "minha pessoa" e alguém com quem quero estar e permanecer. 
Mesmo com todas as peripécias duma relação, o grau de entendimento e intimidade alcançado é (quase) completo e em todos os dias, a paixão se mantém num sentimento de Amor e bem estar. Tenho a certeza de que desse por onde fosse, encontrar-nos-íamos sempre algures neste universo.
Também vi há pouco tempo "O Desconhecido do Lago" ( http://www.portal-cinema.com/2013/11/perolas-indie-o-desconhecido-do-lago.html)... a história dos encontros homossexuais, da busca do sexo pelo sexo e das suas fantasias, fetiches e até a banalização do contacto físico.
Retrato uma realidade existente neste mundo gay, visto que as relações costumam ser bastante efêmeras e muitas vezes há a procura da quantidade em vez da qualidade, visto que é extremamente fácil a mudança de parceiro e o sexo pelo sexo, mas bastante mais difícil encontrar a intimidade que todos procuram e uma relação verdadeira ente dois homens ou duas mulheres.
Seja dito que a intimidade e o Amor é independente do gênero, porque o que interessa mesmo são as pessoas, o seu relacionamento e grau de intimidade. De qualquer forma, pareceu-me que o filme dá uma imagem pouco abonatória deste tipo de relações, mas que corresponde a uma realidade e a muitas solidões escondidas e (mal) vividas.
Ainda a propósito de relações humanas, ontem tive dois momentos familiares bastante diferentes e até opostos. Um desses momentos foi com uma das minhas cunhadas, para lhe transmitir alguns dos meus pontos de vista acerca do momento presente. E foi tempo perdido visto que os fundamentos das atitudes se baseia em equívocos, rancores e coisas mal resolvidas e não numa base de Amizade e de confraternização que sempre existiu. É pena assim ser e ainda ter chegado à conclusão de que me conhecem bastante mal e duma forma superficial. Mas é a vida...
Outro momento, felizmente, mais positivo e agradável, foi com uma das minhas irmãs, com quem tenho e mantenho uma relação excelente, se bem que, neste momento, esteja preocupado com o seu estado anímico. Sei que ela precisa de algum tipo de apoio, mas sobretudo de sair da rotina e do seu dia a dia repetitivo e monótono. Vou tentar ajudar mais do que o que tenho feito e proporcionar outro tipo de programas.
Nas relações há pequenos nadas que representam muito e dão bastante significado aos momentos e sentimentos e nada melhor do que um SORRISO bastante luminoso e quente para que sintamos verdadeiramente um grande calor na alma e no coração. 

Sem comentários: