domingo, fevereiro 28, 2010

Domingo

Domingo chuvoso e cinzento, dia de descanso e de leitura , a reflectir na vida e na sorte que temos em ter pessoas de quem gostamos e que também gostam de nós.
Interrompi para começar a ver o jornal das 13.00 e é um rol de desgraças pelo mundo a começar pelo horrível sismo no Chile e da destruição devastador da região. Dos tsunamis, subidas dos rios, destruição generalizada parece que a natureza se conjuga para mostrar a sua força, mostrando aos homens que têm que a ter em conta e não continuar indiscriminadamente a construir como se faz e a ignorar essa mesma natureza.
As imagens e as notícias são terríveis e nós, abrigadas nestas quatro paredes seguras da nossa casa, podemos e devemos agradecer o facto de estar bem e tranquilos na nossa vida. Pelo menos, até que qualquer fenómeno da natureza venha alterar este estado de coisas, o que espero não aconteça mesmo
Mas todas estas notícias deixam-me pensativo, não só pele momento presente da desgraça, mas também e principalmente pelo futuro desta gente toda que tudo perdeu, porque uma vez passado este mediatismo da ocasião, como será a reconstrução da vida de toda esta gente que tudo perdeu e que poucas ou nenhumas posses tem. Ainda agora deu uma notícia do Haiti que corrobora o que escrevo. As pessoas continuam a viver em tendas e agora foram ainda mais massacradas pelas inundações e continuam a viver naquelas condições e hão-de infelizmente continuar longe dos holofotes mediáticos.
Mais inundações, mais destruições e interrogo-me acerca de todos estes fenómenos e se a sua conjugação e simultaneidade significa que estamos a chegar a um turning point e mudanças mais profundas e graves, de acordo com o tal 2012 ou se de facto é apenas o somatório de anos e anos de erros humanos e de ignorar a natureza. A verdade é que é altamente preocupante e perante acontecimentos desta magnitude temos que nos consciencializar da nossa pequenez e sentir que temos a sorte de estarmos vivos e de termos uma vida digna e sucedida.
Isso inclui precisamente a sorte de estarmos integrados numa família e num grupo de amigos, com fortes laços entre as pessoas e uma enorme consciência da importância que temos uns para os outros.
Ontem, vieram cá jantar a minha querida sobrinha B e o J e foi um jantar excelente e com uma conversa fácil e fluente. É sabido a ligação que tenho a esta sobrinha que para além disso é minha afilhada e ela tem sido e continua a ser um dos meus pilares. porque é uma pessoa muito bem formada e atenta ao que a rodeia, apesar de toda a sua problemática pessoal. Para além disso, tem uma família excelente em que todos se parecem integrar e ser uma família bem sucedida. Não é segredo para ninguém a enorme estima e Amor que tenho por ela e pelos seus filhos e há todo um passado em conjunto com muitas e muitas histórias e vivências comuns. Gostei imensamente do jantar, tanto mais que também esteve a nossa grande amiga CP, com quem parece ter havido logo uma grande empatia. A complementar o ambiente, o jantar estava, como é costume cá em casa, excelente com uma ementa bem sucedida.
São estes momentos de Amizade e convívio que nos fazem acreditar sermos pessoas de bem e de sorte porque é bom sentirmo-nos acarinhados e apoiados, assim como é bom que aqueles que são mesmo importantes para nós, saibam que as estimamos e que estamos sempre ao lado delas.
Este jantar, como outras ocasiões semelhantes, reforçam cada vez mais a minha convicção de que estou rodeado de amigos e familiares com quem tenho laços muitos fortes e esta sobrinha é, como ela sabe, muito especial e tem um lugar muito, muito importante no meu coração e vida.
Estou ainda a digerir a minha sessão de análise de ontem e por isso hoje tem mesmo que ser um dia de descanso e reflexão, com um grande e luminoso SORRISO cheio de Força e Energia positiva.

sábado, fevereiro 27, 2010

Surpresas

O fim de semana começou muitíssimo bem e com a surpresa dum jantar numa excelente companhia e numa ida ao Bairro Alto. Jantámos num restaurante chamado Opac, dum dos donos do Elite Model. espaço minimalista com cozinha abaixo da média, apesar das entradas serem divinais. A companhia foi espectacular com o meu grande amigo MS e um amigo dele. Conversa fluente, descontraída e simpática, tendo chegado uma vez mais à conclusão que temos já um longo passado com o MS, com muitas estórias em comum e muita Amizade que é o fundamental. Depois fomos beber um copo ao Bairro, o que não fazíamos há muito, passando pelo sétimo céu e pelos saltos altos, um bar de sempre e outro mais recente. Foi diferente e sobretudo animado pela conversa, pelos ambientes e pela companhia.Cinco estrelas.
Ontem aconteceu-me uma coisa divertidissima. Tinha comprado umas calças no Corte Inglês que por acaso até foram caritas e na 5ª feira, foram buscá-las prontas e ontem de manhã fui vesti-las e para meu espanto ficaram-me super apertadas, tendo tido uma enorme dificuldade em fechá-las e mais ainda em andar com elas. Mas como eram novas e caras, pensei que tinha mesmo que as usar e que alargariam. A verdade é que se enganaram e as calças são pelo menos dois números abaixo do que uso, ou seja, andei todo o dia completamente apertado, incomodado e aborrecido por um engano do pessoal. Hoje vou trocá-las. Nunca tal me tinha acontecido... e á noite rimo-nos imenso com esta pequena estória divertida, porque como se deve calcular estava num perfeito espartilho ou colete de forças, com um aperto excessivo em certas partes, o que foi muito desagradável.
Já se passou meio dia, já fui à minha análise que hoje foi bastante violenta e "traumática" porque afinal ainda não tenho definitivamente arrumado a problemática do meu Pai e hoje foi um rememorar do conflito e a tentativo de resolução. Também a minha época de insónia foi abordado e com uma técnica que ela utiliza, tentámos resolver esse mesmo problema que nos últimos dias esteve ao rubro, com uma imensa e total incapacidade em dormir. E o mais preocupante é que, conscientemente, não tenho ideia do que está a provocar esta agitação nocturna porque felizmente que nestes últimos dias tudo me tem corrido mais ou menos bem, mesmo em termos afectivos.
Foi pois uma sessão pesada e cansativa, pelo que vou descansar agora depois de ter vindo do Corte Inglês da troca das calças. E foi mesmo isso que se tratou, ou seja, deram-me as calças doutra pessoa com a sorte de ser bem mais magro do que eu. pelo sim pelo não, resolvi experimentar lá as calças porque nem me lembrava já como eram E por acaso são girissimas e gosto muito delas para além de serem duma marca que gosto imenso.
Não vi mais nada de que gostava, pelo que comprei apenas umas t-shirts em promoção e vim para casa, comer qualquer coisa e agora ler o Expresso e dormir.
Mais logo vem cá jantar a minha querida sobrinha B e o marido e ainda a nossa amiga CP, que hoje está solteira e abandonada. Penso que vai ser giro e tranquilo, com muita conversa e recordações á mistura.
Fico-me com o meu SORRISO de Paz e de Energia, na certeza de que na verdade temos e devemos esperar pelo que nos é trazido pelo Universo e fazer com que o que damos seja também significativo para esse mesmo Universo, uma vez que tem que existir reciprocidade.
PS: o meu manito FJ anda a ver se tem um papel de mediação na família, mas infelizmente este é um caso em que, precisamente a falta de reciprocidade e de interesse, não permite um bom ambiente e uma união de família, pelo que temos que dar tempo ao tempo. E tentar que as pessoas aprendam com a vida, o que me parece bastante difícil porque mesmo depois do muito que já passaram, continuam a fazer exactamente os mesmos erros e disparates. E por estas meias palavras me fico para evitar problemas.

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

6ª feira

6ª feira.... último dia da semana e fim de semana à porta, sem grandes programas ou actividades sociais, apenas um jantar lá em casa no sábado. Estou numa fase de inovações, de ideias e de querer fazer mudanças no consultório, na certeza de que nestas alturas é preciso inovar e mudar para que se confirme a ideia de que tudo está bem e que temos força e energia para mudarmos. Para além de que é uma óptima altura para negociar e regatear preços.Hoje é dia de madrugar no SAMS, com início às 08.00 e se conseguir dormir como deve ser até nem me custa muito começar a esta hora, sabendo que o fim de semana está à porta e que o dia de consultório está mediano e tranquilo.
Para além de que o ambiente está bom, pacífico e composto pelo menos nesta fase e nestes dias, o que me deixa xom uma excelente dispsição.
Ou seja, nesta minha nova filosofia de vida de viver o quotidiano dia a dia e sem sofrer por antecipação consegue-se estar bem e com energia porque cada dia é um dia e tudo se tem vindo a resolver duma forma excelente e pacífica. Acredito na força do Universo e na nossa capacidade de saber aproveitar o que nos é dado, desde que consigamos também nós dar algo de nós próprios, para que o que recebermos seja positivo e eficaz.
Não vale mesmo a pena estar a fazer grandes projectos ou antecipações, porque temos apenas que viver o dia a dia.Isso não impede que pense em alterações e reformulações, nomeadamente, novos equipamentos, novas tecnologias e ainda novas cores para o consultório, porque já está a precisar de pequenos retoques e uma nova imagem é sempre positiva.Serão talvez as últimas inovações a fazer e espero este fim de semana ir conversar com potenciais interessados no gabinete para definitivamente resolver esse assunto e ver se entro noutra fase.
Para já, fica um grande e enorme SORRISO para o fim de semana

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Mais um dia

Mais um dia, mais uma etapa com a certeza de que a estabilidade e a normalidade podem ser possíveis e de que podemos ter um quotidiano tranquilo, pacífico e compensador se tivermos sempre presente que não nos devemos antecipar e que temos que ter uma energia positiva perante a vida e o quotidiano sabendo que o Universo é conhecedor do que necessitamos em cada altura.
Penúltimo dia da semana e do mês, com uma ligeira diminuição nestes últimos dias precisamente pela época que é e actualmente é sempre assim, se bem que estejam a ser feitos implantes hoje no consultório, porque a verdade é que quem tem e sempre teve, continua a ter a viver bem e o pior é quem não tem emprego, nem subsídios e que quer trabalho e não encontra. Em contrapartida oferece-se trabalho e muitos recusam para estarem á sombra dos subsídios e das benesses estatais. Devia haver melhor forma de controlar estes subsídios com uma maior responsabilidade e a possibilidade de denunciarmos recusas permanentes de trabalho. Tanto mais que tem que haver mecanismos de controle desta subsidiodependencia incrível que distorce todo o mercado de trabalho. Assim como estas leis laborais que são duma tamanha rigidez que acabam por ser contraproducentes e evitar que se contrate mesmo a curto prazo as pessoas porque é um problema contratar alguém a termo certo. Mas enfim são os problemas do costume...
Ando a seguir uma vez mais uma série muito engraçada que está a passar no fox next " Sete Palmos de Terra" que conta a história duma família de agentes funerários e de toda a sua problemática e que é divertidissima.Já tinha visto toda a série e agora estão a repetir neste canal e temos revisto a série que vale a pena. E claro que também se iniciou uma nova temporada do "24" que gostamos sempre de ver. Temos que pôr a vida em dia no cinema porque há uns 2 a 3 filmes que queremos ver, começando pela Avatar que ainda não vimos.
Este fim de semana não temos nada de especial para fazer, a não ser um jantar cá em casa há muito prometido e que vamos fazer no sábado com os meus sobrinhos afilhados.
E agora vou pensar em trabalhar mais um pouco com um grande e sentido SORRISO com muita força e ENERGIA

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Meio da semana e como sempre, há estórias para contar, nomeadamenrte relacionada com pessoal e trabalhadores. Como estou a tentar substituir a minha funcionária que vai entrar em licença de parto, tenho experimentado diversas para ver qual o perfil que melhor se adapta ao consultório. Depois de tentar uma pessoa reformada, aparentemente com mais maturidade e experiência ( e que lá esteve uma semana à experiência ), tentei agora uma rapariga de 22 anos, da aqul gostei bastante e que lá esteve tranquilamente na 2ª feira. Ao fim do dia, disse-me que tinha uma consulta médica na manhã de 3º e que iria chegar mais tarde e a verdade é que não chegou mais. OU seja, não apareceu nem disse rigorosamente nada. Não consigo perceber estas atitudes nem comportamentos porque a verdade é que demonstram uma total e completa falta de respeito, idoneidade e ética, para além de uma ausência de educação e princípios. Que, infelizmente, é o pão nosso de cada dia... e que me deixa completamente espantado como é possível gerir qualquer negócio desta maneira e principalmente como é que as pessoas vivem e progridem. É simplesmente de loucos.Há alturas em que parece que estamos noutra dimensão, porque aqui no SAMS marcaram-me uma falta - injustificada ainda por cima - num dia em que estive de férias e não me lembrava absolutamente nada desse pormenor e já julgava que estava a ficar "doido" porque tinha a certeza de que não tinha faltado vez alguma em Janeiro. Erro dos serviços e desta burocracia.Felizmente que já está tudo resolvido e enquadrado, porque num dado momento julguei mesmo que estava a perder a noção da realidade e do meu quotidiano e foi muitíssimo estranho.
Ando numa fase de dormir mal e de ter muita dificuldade em dormir seguido. Ou seja, adormeço relativamente bem e após uma a duas horas acordo completamente desperto e sem conseguir voltar a adormecer, o que é estranho porque andava a dormir bem e como não quero retomar o hábito de tomar medicamentos, torna-se complicado gerir um dia depois destas noites mal dormidas. E aparentemente sem razão plausível, porque tirando o habitual, tudo se processa nos conformes e na normalidade, dentro da confusão habitual dos nossos tempos.A vida continua e estamos a meio da semana, quase no fim de mais um mês e a caminho da Primavera, que normalmente deixa as pessoas mais bem dispostas e com um maior SORRISO, cheio de FORÇA e ENERGIA

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Universo

Cada vez mais acredito nas forças do Universo e na capacidade de receber o que se precisa na altura e no tempo certo, se tivermos a postura e o comportamento certos. Ou seja, viver o presente, aprender com o passado e não antecipar o futuro talvez seja o melhor que se possa fazer para viver um quotidiano tranquilo e sem problemas. Para além de tentar sempre fazer o nosso melhor e ser correcto e verdadeiro com todos.
Manter a postura, ser verdadeiro e profissional é a atitude correcta e certa para chegarmos ao fim do dia tranquilos e podermos receber do Universo o que precisamos e procuramos.
Com esta postura e comportamento é tudo bem mais fácil e compensador porque não se vive num permanente stress e tudo parece fluir normalmente e vir ao nosso encontro. A verdade é que quando menos me preocupo e antecipo, melhor me correm os dias e a vida. E é apenas isso que eu procuro e quero.
Continua um tempo cinzento e chuvoso, com uns laivos de sol para alegrar um pouco as pessoas e dar esperança e força
Ontem estive a ver o novo programa de MST na SIC e achei-o banal e normal, apesar de ter gostado das perguntas colocadas ao nosso primeiro. Mais uma vez achei que o primeiro está sem força anímica, sem vontade e completamente encostado à parede por todos estes casos, o que é lamentável porque é forçoso haver pulso e força na governação para vencermos esta crise medonha. Estava a ver a entrevista e a não acreditar em nenhuma das justificações dadas, o que é grave porque temos que acreditar em quem nos governa. Não sei se é verdade ou mentira, mas o que sei é que o nome dele aparece em tanta coisa negativa que ou tem azar com os amigos ou então tem mesmo falta de carácter e não merece o cargo.
Precisamos dum grande Desígnio nacional, de estadistas e de pessoas que nos transmitam força, energia e esperança para podermos acreditar neste Portugal e saber que daqui a uns anos estaremos bem e em franco progresso.
Hoje sinto uma certa ansiedade, que não relaciona com nada e espero que ao longo do dia se vá dissipando e sendo substituído por um grande e sentido SORRISO

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

2º feira

Nova semana e novo encontro com a realidade após um fim de semana medianamente bom, com alguns percalços que infelizmente se vão repetindo mais vezes do que eu gostaria. Mas a relação entre as pessoas nem sempre é fácil e temos que lutar por aquilo que queremos e gostamos.2ª feira é um dia meio estranho, porque é o dia em que saio mais tarde do SAMS e estou menos tempo no consultório e normalmente costuma ser um dia calmo, na companhia da ortodoncista que também vai a meio da tarde.Preciso de encontrar uma pessoa que substitua a minha funcionária durante a licença de parto e vou iniciar hoje as entrevistas necessárias que , espero, sejam mais proveitosas do que o habitual, porque estou farto de pessoas que só querem um emprego e/ou subsídios. MAs como actualmente penso que o Universo se encarrega de me trazer as pessoas certas e no tempo correcto, estou convicto de que tudo se comporá e ficará como deve ser. Também não me preocupo antes de tempo e por isso mesmo, vou enfrentando o que surge em cada momento e tentando resolver da melhor maneira que possa e que seja possível, só tendo pena não ter ainda um colega que esteja efectivamente interessado em colaborar comigo e na gestão do consultório.Mas também acredito que no tempo e altura certa tudo se resolverá e deixarei alguém no meu lugar, em quem tenha plena confiança e que tenha espírito de gestão e de inovação.Entretanto cá estamos neste dia cinzento e chuvoso, na certeza de que mais um mês está quase a chegar ao fim e mais um mês resolvido e arrumado, com a incerteza do costume acerca do futuro, mas com a plena convicção de que temos que viver um dia de cada vez. Esse pode ser o segredo para conseguirmos ter sempre um quente SORRISO interior que se vai manifestando no exterior, na disposição e postura.Quero acreditar que a vida é para ser vivida e que, como diz o nosso grande poeta, é em nós que é tudo e na verdade somos nós que construimos a nossa vida e a podemos direccionar no sentido que quisermos e soubermos na certeza de que quanto mais dermos, mais recebemos e que quanto menos anteciparmos mais podemos aproveitar cada momento presente.
Cada vez mais acredito nessa filosofia e sobretudo a pratico, de modo a poder estar neste quotidiano complicado duma forma pacata e mantendo o meu SORRISO que em cada dia se vai alargando e mantendo mais e mais tempo.Ontem estive a almoçar com o meu filho mais novo, com uma conversa fluente e o orgulho de ter filhos impecáveis, trabalhadores e com bons projectos de vida e felizmente com um excelente relacionamento. Eles sabem que os adoro e que são, como sempre tenho dito, a razão da minha vida e da minha luta constante. Quero dar-lhes tudo o que lhes puder dar e depois será com eles aproveitar todas as excelentes ferramentas que tiveram e partir para a luta da vida. Eu sei que eles vão conseguir e isso também é mais um enorme motivo para o meu SORRISO.

domingo, fevereiro 21, 2010

Insónia

Uma noite de insónia, sem dormir desde as 6 e pouca da manhã fazem-me ficar cansado e com vontade de fazer uma boa sesta depois do almoço que tenho com o meu filhote.
Estive a escrever, a ler emails, a ler os jornais de fim de semana, a pensar na vida e a deixar passar o tempo, com uma completa e total falta de sono.
Estava a pensar na imprevisibilidade da vida vendo a tragédia ocorrida na Madeira porque na verdade estamos muito bem agora e logo no imediato podemos ter um grave percalço e ficarmos incapacitados ou mesmo mortos. A vida é assim mesmo e nada se pode fazer contra estes cataclismos e fenómenos da natureza. Mas dá de pensar esta precaridade de vida e a nossa pequenez perante a Natureza e os seus fenómenos.
Ver aquela cidade debaixo de água, locais conhecidos e por onde andei, faz confusão e tristeza ao pensar também que após passar este imediatismo, as pessoas vão ficar à espera dos apoios, e da sua vida durante muito e muito tempo. É como no Haiti que foi notícia até a exaustão e agora desapareceu praticamente dos noticiários, continuando o drama humano e social daquela ilha. É como todas as tragédias humanas ocorridas que são notícia durante umas horas ou dias e que depois são esquecidas pela comunicação social e pelas pessoas, mantendo-se o drama dos que sofreram e tudo perderam. É injusto e desumano, mas na verdade a sociedade vive destes episódios e devora-os rapidamente, porque só quando há espectáculo ou tragédia é que parece interessar aos media.
No entretanto vão debatendo os tristes casos deste nosso País sem eira nem beira, que sem governo e sem liderança, se vai inclinando cada vez mais num plano descendente a caminho do abismo. Ainda tenho esperança no aparecimento de alguém que trave este caminho e que os dê a todos ESPERANÇA e FORÇA.
No facebook dei início a uma página chamada salvar Portugal, que se proponha debater ideias e soluções e apesar da enorme adesão, criação de grupos de discussão a verdade é que soluções nenhumas mas mal dizer e criticar foi o que se arranjou. Ou seja, continuamos apenas a criticar e a dizer mal, mas não somos capazes de criar alternativas e de arranjarmos as soluções que urgentemente necessitamos. Até quando ??
Vou arranjar-me com um grande e sonolento SORRISO na certeza de que hoje irei fazer uma boa e merecida sesta

sábado, fevereiro 20, 2010

Sábado

Estamos mais uma vez no Sábado e fim de semana, tendo acordado com uma pequena e ligeira dor de cabeça. Talvez por ter estado até tarde a ver uma porcaria dum filme e por ter dormido menos bem.
Li e arrumei os emails, fiz contas e as transferências mensais e depois fomos ao Corte Inglês ver saldos e qualquer coisa de engraçado para vestir. E hoje, talvez pela boa disposição com que estou, encontrei uma série de coisas e fizemos umas compritas pela Boss, pela Carolina Herrera, etc. Por acaso actualmente ando a gostar mais da CH, porque tem coisas originais e engraçadas, porque era uma marca que nem apreciava muito.
Fui ainda ao supermercado e é mesmo um perigo ficar à solta neste tipo de compras, porque quero experimentar tudo o que vejo e que me atraia. Sou super receptivo ao marketing e fartei-me de comprar coisas, que depois ou não prestam, ou se estragam. Até comprei uma coisa de tempura que vamos fazer já hoje.
Lendo os meus posts verifico que, felizmente, a boa disposição se vai mantendo e gostava de saber a opinião do meu amigo do coração, MS, acerca desta temática porque ele normalmente acerta sempre nos meus estados de alma. A verdade é que, finalmente, deixei de sofrer por antecipação e tento o mais possível viver o dia a dia e resolver o que vai surgindo. Por exemplo, no outro dia havia aparentemente um cano roto e a deitar agua e numa primeira impressão imaginei logo que se teria que levantar o chão todo, destruir armários, desmarcar consultas, etc mas logo de imediata, relaxei, chamei o senhor que me faz estes pequenos consertos e fui trabalhar, pensando que tudo se resolveria como efectivamente aconteceu, porque era simplesmente um pequeno cano exterior que se tinha estropiado. E reparo também que com esta disposição e energia, recebo imenso do Universo porque me dá trabalho, doentes e capacidade para enfrentar esta realidade e quotidiano.
Tenho por isso motivos para me sentir bem, me relacionar ainda melhor com o exterior e continuar a manter esta postura porque cada vez mais chego à conclusão que é a correcta e a acertada. Se podemos tranquilamente passar bem no nosso quotidiano, para que havemos de complicar e de tornar tudo mais difícil e negro. E felizmente que estou a ter sucesso nesta minha abordagem do quotidiano, fruto da minha análise, da minha introspecção e também certamente de me sentir muito bem acompanhado por pessoas de bem e energeticamente positivas como é o caso da minha prima L e das minhas Mães adoptivas, que me protegem e acarinham.
É evidente que me falta desbravar ainda muito caminho pelo meu inconsciente e pelos meus traumas, mas também é verdade que muita coisa foi já resolvida, tratada e assimilada e que me sinto muito melhor não só comigo mesmo, mas principalmente com todos aqueles que me rodeiam, o que faz toda a diferença. E é mesmo toda a diferença porque os dias ficam melhores, a disposição também e sobretudo tudo corre muitíssimo bem e com mais proveito
Tenho a sensação de que tenho apneia do sono, porque acordo cansado e em baixo e actualmente com a garganta muito seca e ferida e com perturbações do sono, que vou ter que ver e para isso vou marcar uma consulta com a nossa - e única - especialista do sono para ser feito um diagnóstico e sobretudo uma terapêutica, para conseguir descansar mais e melhor e também neste aspecto conseguir subir um patamar de qualidade. Já tenho o contacto e vou marcar uma consulta na próxima 2ª feira.
E agora vou fazer a minha sesta habitual dos fins de semana . e nestas sestas durmo primorosamente - com um grande e sentido SORRISO cheio de energia e de força
PS: e reforço o meu agrado pelo jantar de ontem, que estava mesmo bom, com imensa vontade de voltar a esse restaurante.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Aqui há Peixe

Hoje fomos jantar a um restaurante que adorei: o "Aqui Há Peixe" ( www.aquihapeixe.pt ), no Chiado. Era um restaurante existente na Comporta e que agora se transferiu para Lisboa e penso que já lá tinha ido quando era na praia. O espaço não é nada de especial, mas a simpatia das pessoas e a comida convenceram-me. Aliás há muito que não comia algo que me soubesse tão bem. Jantei uma belíssima sopa de peixe e uns carabineiros á moda do cozinheiro que estavam simplesmente divinos e com um sabor extraordinário. E provei o bife de atum que também estava delicioso. Restaurante a reter e a voltar mais vezes
Foi uma excelente 6ª feira de consultório, com a plena sensação de que de facto temos e devemos deixar que o Universo fluía normalmente, porque assim tudo se compõe e se arranja. tenho cada vez mais essa convicção e quando me aparece pela frente uma pessoa carregada de energia negativa e maus humores - como me aconteceu hoje - dá-me logo uma imensa vontade de a mandar embora. Há pessoas francamente irritantes e com maus ´fígados"
De facto e como diz a prima - que felizmente voltou ao "meu Convívio" é bom estar bem disposto logo pela manhã e ver a beleza dos arcos íris no céu. E obrigado por me explicar que o arco íris tem reflexo, porque é lindo e ainda mais quando do outro lado, temos um sol esplendoroso.
Foi um dia conseguido e feliz. Estou com um enorme SORRISO e em PAZ comigo mesmo, consciente de que fiz o meu melhor e que estou cada vez mais integrado e no meu EU.

Arco Íris

Hoje quando estava a vir para o SAMS pelas 8 da manhã, deparei com um especaculo muito bonito. Á minha direita o céu estava azul e o sol brilhava, enquanto que à esquerda o céu estava carregado de nuvens e com dois ( 2 ) arco iris. Um deles fazia um arco completo, vendo-se onde começava e acabava.Nunca tinha visto um arco iris tão perfeito e muito menos dois em simultâneo e lado a lado, acrescido de ter um sol brilhante do outro lado. Mistura de tempos e de espíritos, talvez representativo do nosso quotidiano e do nosso estar neste quotidiano. Por um lado, o aspecto sombrio e negro da vida, com toda a carga negativa e por vezes desespero e por outro lado a esperança na vida e na nossa capacidade de, em cada dia, nos regenerarmos e estarmos preparados para vencer em cada dia que passa.Senti toda a simbologia do momento e só tive pena de não ter uma máquina fotográfica para captar esta ambiguidade temporal, ficando contente por estar aquela hora naquele local. Porque apesar da hora, valeu a pena ter visto este cenário para me deixar bem comigo mesmo e com a vida.O calor do sol e o seu brilho aliado ao mistério do arco íris - e do seu tesouro escondido - fez-me sonhar e evadir para outras paragens e sobretudo deu-me uma grande tranquilidade para este dia.Dia que vai continuar a ser na busca duma solução definitiva e correcta para o consultório porque tenho que resolver a ausência forçada duma das assistentes que vai de parto e logicamente contra isso nada há a fazer,, senão tentar-se minorar o problema e fazer-se uma adaptação provisória.Mas hoje é 6ª feira, quase fim de semana e dia de alguma fantasia relacionada com as histórias do arco íris. Estou mesmo encantado com o que vi e são estes pequenos nadas que dão um enorme colorido à vida e ao mundo. Por isso não vale a pena preocupar-me ou stresssar-me porque a solução vai aparecer se Universo assim o quiser e tiver que ser. Nada acontece por acaso e tudo tem uma solução, apenas precisamos de estar atentos aos sinais e às mensagens que recebemos. Se soubermos guiar-nos por esses sinais e também pela nossa intuição - que está cada vez mais apurada e certa - então certamente que encontraremos o caminho correcto para a nossa vivência e conseguiremos viver dignamente nesta selva do quotidiano.Espero conseguir manter este estado de espírito pelo dia todo e também pelo fim de semana, que não tem nada marcado e que vai ser de completo descanso e descontracção com um enorme SORRISO cheio de FORÇA e ENERGIA

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Mais um dia

Mais um dia de semana e de trabalho, a caminho de mais um fim de semana e sem vontade de grandes escritas. Sinto que é cada vez mais o tempo de tomar decisões e de tentar mudar de rumo, mas a dificuldade está precisamente em saber qual o novo caminho que possa tomar e ser sucedido, mantendo tudo aquilo que tenho que manter
O cansaço da gestão diária, a sobrecarga dessa mesma gestão começa a ser demasiado para poder sentir-me bem e gozar a vida, pois estou sempre preocupado com um qualquer aspecto e de sobreaviso com muitas outras coisas das quais me começo mesmo a fartar. e pior ainda sem quaisquer ajudas, pelo que hoje vou ter uma conversa séria com um colega para ver se unimos esforços e sobretudo me livro de algumas responsabilidades. É mesmo um grande cansaço que sinto neste quotidiano, que me tira o ânimo para poder fazer mais qualquer coisa de diferente, pelo que precisava mesmo de aliviar a carga desta gestão. Mas mais uma vez não sei como fazer.
Devo estar com algum problema alérgico porque passei a noite com a garganta super irritada e seca, imensa tosse e os olhos bastante inflamados. Tenho que ir a um internista para ser visto e fazer pesquisa de eventuais doenças auto imunes porque tenho alguns sintomas que podem indiciar qualquer coisa. Ou provavelmente apenas imaginação de médico...
vamos a ver como será hoje e o que é que o Universo me vai hoje trazer porque espero que tudo corra muitíssimo bem e que efectivamente consiga criar um cima de estabilidade e de paz o consultório, porque felizmente quanto ao resto está tudo nos seus devidos lugares.
Um enorme e quente SORRISO para esta 5ª feira, duma semana a meio gás e com muito frio e cinzentismo.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Semana

Passou o Carnaval, mantém-se o mau tempo e a disposição do costume. Passei o dia de ontem a descansar, a dormitar e a reflectir na vida, com uma certa tristeza e pouca vontade de fazer fosse o que fosse, a não ser ler e dormitar mesmo.
Hoje é dia de trabalho, de recuperar os feriados e de fazer o mês e felizmente que está o dia cheio, se não começarem a desmarcar. Vamos ter pensamentos positivos para que o retorno seja igualmente positivo e o dia seja efectivamente excelente.
Não estou com muita vontade de escrever, mas também a verdade é que estou sem vontade para nada e tenho que combater este estado de espírito e rapidamente porque senão o retorno das coisas é péssimo e eu preciso de força e energias positivas.
Há alturas e momentos em que parece estar completamente vazio, sem energia e sem pensamentos, mas tenho que fazer um grande esforço para sair desta quase letargia e partir para a luta. Penso que é devido às sucessivas quebras de confiança que tenho tido, ou seja, da confiança total que tinha nas pessoas passei quase para a descrença total com uma permanente dúvida acerca das verdadeiras intenções e do que se pretende mesmo. E isso não é muito salutar porque vai criando uma certa ansiedade permanente que vai "corroendo" lentamente e deixando pequenas mossas na minha energia intrínseca. Tenho e devo combater essas pequenas ondas negativas e deixar que o Universo se encarregue de me dar o melhor possível. Para isso tenho que acreditar mesmo com todas as minhas energias nesses retornos e pensar que devemos apenas viver um dia de cada vez e aproveitar ao máximo o que nos é dado.
E com um SORRISO branquinho e quente aqui fica toda a minha energia e força para este dia.
PS: há muito que não sei nada da minha querida prima e tenho que lhe telefonar a saber se está tudo bem, porque não é costume um tão prolongado período de silencio. :)

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Feriado

Feriado de Carnaval e engripado em casa. Hoje vou ficar todo o dia em casa a tratar desta constipação/gripe que já me anda a aborrecer. Também está um frio imenso e mau tempo que não convida mesmo nada a sair e a passear.
A situação continua no imenso marasmo, com a certeza de que efectivamente tudo isto precisa duma enorme reviravolta e duma outra orientação, mas parece-me que nada irá ser feito e vamos alegremente a caminho do abismo. Temos que ser optimistas e positivos, mas acreditar mesmo numa mudança total será apenas e tão só por efeitos de Carnaval.
Tenho-me lembrado imenso do meu Pai e tido bastantes saudades dele, tanto mais que tenho a certeza de que se ainda fosse vivo, já teria havido oportunidades de ver a minha irmã P e talvez reatado as nossas relações. Acho que lhe vou escrever novamente. MAs sobretudo tenho-me lembrado muito dele e sinto que cada vez mais ele estará comigo. Tenho falado agora mais com ele e recordo o que ele me dizia e o que me diria em certas ocasiões e tenho pena, muita mesmo, de não ter estado mais tempo com ele. É a vida e nem sempre nos conseguimos aperceber da realidade e só quando a perdemos, lamentamos a sua perda e ausência.
MAs a vida continua e apesar desta gripezita, que me deprime sempre, temos que continuar com energia positiva e muita força para enfrentarmos este nosso quotidiano cheio de problemas e de inquietudes, mas simultâneamente eventual fonte de beleza e de energia, desde que saibamos aproveitar o muito que nos é trazido e dado. Temos que saber DAR para podermos RECEBER e é desta troca imensa que é feita a nossa vida e é apenas em nós que temos que saber extrair o que temos.
Vou-me repetindo e repetindo na esperança de que as minhas palavras e sentimentos consigam ir abrindo outros caminhos e alcançar outras pessoas na perspectiva duma maior mudança do nosso mundo e da nossa realidade, porque só quando muitos de nós estiverem mais receptivos e abertos à mudança efectiva é que poderemos de facto viver noutra realidade e num mundo com mais princípios e com mais ética. Assim seja !
E agora vou para a minha caminha descansar com um imenso e quentinho SORRISO para ficar completamente bem desta minha maleita.

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

2ª feira

2ª feira de Carnaval, pouca gente e pouco trânsito em Lisboa, mas infelizmente dia de trabalho e de pouca paciência. MAs tem que ser e o que tem que ser, tem mesmo muita força Ontem estive todo o dia de cama, porque estou engripado e necessitava mesmo de descansar, dormitar e relaxar. E foi excelente porque conseguiu precisamente descansar e relaxar, a olhar para o frio que estava no exterior e no quentinho, dormir e pôr a leitura em dia. Hoje cá estou no SAMS e mais logo, vou até ao consultório ver umas quantas pessoas para amanhã estarmos uma vez mais de feriado e de nada fazer. Poderia ter posto este dia, mas a verdade é que já que ficámos por cá, então seria desperdício pôr um dia de férias, tão necessário noutras alturas.Tenho pouca vontade de escrever mas aqui fica o meu SORRISO e a minha energia POSITIVA para esta semana. É curioso que apesar de não acreditar muito na minha actual terapeuta. a verdade é que as coisas acontecem e se concretizam com uma maior rapidez e eficácia do que anteriormente, porque provavelmente a energia transmitida é bem mais eficaz e concreta. Aconteceu estes dias, como tem acontecido noutras ocasiões o que me deixa um pouco surpreso porque me parece que nada se adianta naquelas sessões. Pelos vistos, há mais libertação de energias do que eu suponho e tudo se vai compondo.Hoje está um dia bem calmo, com pouca gente e pouco que fazer e provavelmente logo irá ser a mesma coisa, mas tenho mesmo que ir e fazer algum, porque só temos mais duas semanas incompletas de trabalho. Mesmo assim vamos fazendo e trabalhando, o que não é nada mau nos tempos que vão correndo, mas também a verdade é que estamos a colocar a bitola num nível mais baixo do que costume. A crise não se parece sentir nos restaurantes, nem nas lojas porque quer no Vasco da Gama, quer no Corte Inglês quer ainda no restaurante aonde fomos, tudo estava cheio se bem que havia mais gente nos corredores dos que nas lojas, ou seja, as vendas podem não reflectir o número de pessoas. E também ainda só estamos a meio do mês....Apetece-se acabar o dia e ir para casa e para o quentinho, mas tenho que começar também a seguir os conselhos da analista no que diz respeito à quebra da rotina e às saídas, com mais programas e entretenimento. MAs tem estado tanto frio e desconfortável.Vou acabar de ler os meus jornais e aqui me quedo com um enorme e quente SORRISO, na certeza de que estes dias e estas semanas me vão trazer novidades e coisas boas, porque tenho que estar em sintonia com o Universo e com aquilo que ele me pode dar em troca do que eu faço e também dou. É uma questão de DAR para RECEBER e estar atento às nossas sinergias.

domingo, fevereiro 14, 2010

Domingo

Domingo engripado e com a certeza de que vou ficar em casa o dia todo a curar esta constipação para poder estar em condições de trabalhar durante a semana.
Ontem depois da minha sessão de análise, que me deixou uma pequena sensação de vazio - e também por aparentemente não haver grandes resultados - fomos às compras ao Vasco da Gama e ao Corte Inglês, se ver rigorosamente nada de jeito para comprar ou para oferecer. Pelos saldos e pela não chegada de coisas novas, é tudo feio, horrível e sem qualquer piada. Fiquei bastante frustrado. Pelo meio passámos por casa do V e da S, para deixarmos umas coisas que se tinham esquecido em Sesimbra e continua a achar que a casa deles tem um imenso potencial e está numa zona muito gira, apesar de não gostar de viver na Expo.
A sessão foi diferente com algumas técnicas novas, mas aparentemente sem progredirmos na busca do meu Eu e da minha nova forma de estar, porque se discute muito o presente e as soluções para o imediato, sem se tentar ir ao âmago da questão e isso faz toda a diferença em relação à Fernanda, que me deixava a pensar durante muito e muito tempo. Vamos a ver o que vou fazer em relação a esta terapia, que apesar de tudo me está a fazer muito bem.
Depois fomos à uma missa porque ontem faria anos o irmão do IA e é sempre uma ocasião triste e de dor, porque na verdade não se consegue nunca aceitar estas realidades fatais e incompreensíveis. Encontrei na igreja a Dª Lourdes, uma ex funcionária do Centro de Saúde, que ficou viúva há pouco tempo e com uma imensa dor como seria de esperar.
Ainda no Vasco da Gama encontrei um ex aluno e colega com quem vou falando no facebook e que não via há que tempos e está praticamente na mesma. É curioso como a intensidade do passado consegue manter os laços através do tempo, mesmo que não vejamos as pessoas anos a fio. Gostei de o ver.
Depois duma sesta e dum banho de imersão repousante, fomos jantar à Casa da Morna (www.casadamorna.com.pt/), aonde estava para ir há muito. restaurante de comida africana, enorme e barulhento, mas com uma música ao vivo boa e apesar de não se comer especialmente bem, é um espaço agradável a reter sobretudo para os dias de semana. Demos ainda uma saltada ao twins, que estava quase vazio aquela hora e depois dum copito viemos para casa para dormir. Foi um dia preenchido e hoje deveria ir almoçar com a minha Mãe, mas com esta gripe e este frio vamos ficando por casa.
E estive com a nossa princesa que estava ontem particularmente bem disposta e que me encheu de alegria e boa disposição ao optar por ficar sentada ao meu lado e que esteve ainda melhor do que é costume. É uma menina adorável, queridissima e por quem tenho um enorme carinho.
E agora até me vou deitar mais um pouco e passar pelas brasas, lendo os semanários e pondo o sono mais em dia, para ver se me passa esta constipação, com um grande SORRISO cheio de força e energia.

sábado, fevereiro 13, 2010

Constipação

Estou constipado, dói-me a cabeça e a garganta e acho que estou meio febril, o que não me agrada nada mesmo porque detesto estar doente ou fisicamente menos bem.
E teoricamente temos várias sítios aonde ir festejar o Carnaval. Para além do jantar de amigos de hoje, na Casa da Morna, somos capazes de ir ao twins ou ao Alcântara café, para o reinício do Lollipop. Adorava que abrisse novamente o espaço, porque não só era um local super agradável, como proporcionava um convívio simpático e descontraído. Nessa fase conhecemos imensa gente simpática, bonita e agradável. Mas se estiver assim, o mais certo é vir para casa depois do jantar para me esticar e passar a constipação.
Ontem veio cá jantar o nosso amigo MS e cada vez mais sinto que é um verdadeiro amigo, estando muitíssimo bem com ele, porque dá um sentido significado à palavra AMIZADE.
Agora vou à minha sessão de análise e com um enorme SORRISO quente e forte, voltarei mais logo.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

6ª feira

6ª feira chuvosa e fria, de cedo despertar e de cedo começar a trabalhar. Felizmente que estamos mesmo em cima do fim de semana e dum feriadito, que vai permitir descansar um pouco mais e descontrair muito mais. Ontem foi também um dia tranquilo, mas compensador e hoje também promete uma grande calma, o que até me agrada porque estes despertares tão cedo deixam-me meio estonteado e são logo nos dias em que durmo pior e mais agitado.Estou a ler o Sol e na verdade estamos metidos numa embrulhada imensa porque não é possível viver permanentemente debaixo deste clima de desconfiança e sobretudo nesta fase complicada de crise económica, perante a qual é preciso reagir e ter força para isso. Quando vejo o primeiro ministro na televisão vejo uma pessoa contristada, apagada, sem qualquer força anímica e sem qualquer vontade de cumprir o seu papel o que é extremamente grave em qualquer circunstância e principalmente nesta em que nos encontramos. Talvez seja altura de se pensar noutros protagonistas e noutras pessoas para este cargo, mas alguém capaz, competente e sério. Não podemos perder mais tempo nesta crise nacional e temos que unir esforços e vontades. É tempo de UNIR e AGIR para salvar Portugal e isso é o que verdadeiramente importa e tem significado.Neste tempo chuvoso e frio, como é que poderão ocorrer os festejos de Carnaval, com saídas para a rua e desfiles ? É lógico que é impossível pelo que continuo a pensar que esta pseudo tradição de Carnaval é completamente falsa porque nem temos o tempo nem a disposição para esses festejos.
Agora que já estive no Rio de Janeiro, compreeendo a personalidade dos brasileiros, o seu ritmo e a sua maneira de ser e estar e logicamente que eles vibram com esta época, pelo que lá faz todo o sentido. Como digo, nunca gostei do Carnaval, mas percebo perfeitamente quem alinhe nestas fantasias e festas.
Vou continuar a ler o SOL, neste dia de chuva e ficar com um grande SORRISO, pela certeza de que já há muito andar a falar da falta de carácter e de força dos nossos dirigentes, o que se está a confirmar com uma grande evidencia.

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Sem Estórias

Mais um dia e pouca vontade de escrever por preguiça ou simplesmente por completa falta de vontade. São dias sem estórias que vão passando e correndo normalmente, cumprindo as nossas obrigações, trabalho e pouco mais.
De preocupação apenas um importante assunto pessoal que, espero, se vá resolvendo e acertando porque quando há vontade e sentimentos tudo se resolve compõe, assim haja energia positiva e força.
Estamos a entrar na época carnavalesca e pouco espírito tenho, nem fui nunca de grandes mascaradas e este ano, ainda menos vontade e pelo que vejo, não há grandes animações. Também com esta depressão colectiva quem tem vontade de foliar e de se mascarar. Aliás mascarados andamos todos nós há muito tempo, a começar pelos nossos políticos, mascarados de responsáveis e de pessoas ricas e competentes. Por isso não devem ser preciso muitos mais disfarces.
Das poucas coisas boas desta época é o feriado de Carnaval que, apesar de não ser feriado obrigatório, sempre foi assim considerado porque vivemos num País rico e sem necessidade de trabalhar. Uma coisa é no Brasil que todos vibram e adoram esta época, outra são países sem estas tradições ou manifestações. No Brasil, com todo aquele calor é natural a expressão do Carnaval mas por cá com chuva e frio, como é possível ??
Mas cá ficamos mascarados com o nosso quente e positivo SORRISO na certeza duma enorme energia positiva e duma grande FORÇA INTERIOR

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Semana

Meio de semana e felizmente tudo a correr normalmente, dentro das circunstâncias destes tempos que vão correndo. A verdade é que tenho que estar atento às mensagens do Universo e sobretudo a aproveitar aquilo que me é enviado e trazido. No meio destes tempos conturbados, até posso dizer que sou um felizardo pelas condições que tenho e que me vão surgindo. Não posso, nem devo exigir mais e principalmente tenho que deixar correr o tempo e dar oportunidade a que tudo se desenrole normalmente, sem grandes expectativas e sem "sofrer" por antecipação. Essa ansiedade da antecipação acaba por contaminar o presente e não deixar que as coisas aconteçam, na medida em que tudo tem os seus tempos e o seu normal desenrolar.Verifico que tenho andado sempre à volta do mesmo, mas a verdade é que é a realidade que temos e o que me preocupa também é a falta de perspectiva existente, uma vez que os tempos futuros não parecem trazer nada de risonho ou de grandes e bons acontecimentos, na medida em que vamos ter que passar bastante para conseguirmos - e SE conseguirmos - endireitar este (pobre) País e levá-lo numa senda de progresso e de enriquecimento.Gostava de terminar a minha vida profissional com a certeza de poder gozar uma reforma justa e condigna, num País próspero e em franco progresso e acho que nada é impossível, se bem que bastante difícil se não forem tomadas desde já as medidas duras e draconianas necessárias para salvar o País.Acho que as pessoas andavam um pouco adormecidas nos últimos tempos e agora despertaram para esta dura realidade e encontram-se baralhadas e confusas, sem certezas, sem apoios e principalmente sem esperanças e isso é o que fundamentalmente faz falta.. Dar ESPERANÇA, FORÇA e ENERGIA é meio caminho andado para a recuperação, porque se as pessoas acreditarem no futuro e nos sacrifícios presentes, certamente que tudo farão para se seguir em frente. Ainda acredito no SER HUMANO e na sua vontade de progresso e de VIVER.Temos que ACREDITAR e CRER na vida e nas suas enormes potencialidades e ainda acreditar nas forças do UNIVERSO e no seu enorme poder que estão em perfeita sintonia com o nosso EU se conseguirmos captar a sua energia e a sua própria linguagem.Ontem achei curioso a minha assistente me ter dito para eu ter pensamentos positivos na medida e que isso atrairia coisas boas e felizmente que já vai havendo mais pessoas a pensarem que o que recebemos é em grande parte fruto do que damos e transmitimos, porque é tudo um jogo de energias e de vontades. Por isso, este viver no tempo presente, sem antecipar futuros, dá um enorme descanso e sobretudo permite captar as forças que temos e que circulam por nós. É preciso apenas estar atento e perceber realmente a realidade e a VIDA.Vamos acreditar no FUTURO e na nossa capacidade de o realizarmos e vivermos na sua plenitude, uma vez que é em nós que é tudo e isso é mesmo uma verdade certa e real, porque somos nós que temos a abrigação de comandar a nossa vida e o nosso quotidiano e tenho a certeza de que se pensarmos e sentirmos positivo, as forças que nos rodeiam nos trarão uma imensa ENERGIA e a nossa plena realização. Fica o meu SORRISO e a minha ENERGIA positiva, na certeza de que a VIDA merece ser vivida e sentida na sua plenitude se quisermos efectivamente estar em sintonia com o nosso EU e a nossa verdadeira identidade. É na simbiose destes EUS que está a verdadeira mudança e o verdadeiro sentido da VIDA.

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Paz

Ontem o dia acabou por correr sem grandes problemas porque felizmente parece que a minha nova assistente dá bem conta do recado, apesar das informações não serem as melhores. Mas a verdade é que por vezes as pessoas não funcionam num lado e são esplêndidas noutro local ou ambiente. Talvez seja esse o caso, mas também não quero pensar muito nisso porque nada adianta e o importante é seguir em frente e tentar manter tudo o melhor possível.
Ontem também tive uma ideia e na 5ª feira vou começar a indagar terreno para ver da sua viabilidade porque é uma boa hipótese de resolver uma série de problemas de gestão e de diminuir drasticamente as dores de cabeça referentes ao consultório. Vamos ver como vai ser e se haverá qualquer tipo de possibilidade. Também continuo a procurar quem queira efectivamente ocupar em pleno o segundo gabinete e investir seriamente na clínica de modo a fazer uma carteira de doentes para que no futuro possam ficar com todo o consultório.
Cheguei mesmo á conclusão de que a melhor atitude é deixar correr o tempo, não antecipar o que poderá suceder e sobretudo não elevar muito as expectativas porque deste modo as coisas acabam sempre por correr bem melhor do que se espera e isso proporciona um maior bem estar e uma enorme PAZ.
Hoje tive uma imensa insónia e dormi francamente mal o que me vem acontecendo esporadicamente e que está relacionado sempre com acontecimentos do quotidiano e com as preocupações do consultório. Esta gestão diária e os problemas inerentes deixam-me muito cansado e preocupado e estes tempos de crise e de vacas muitíssimo magras deixam-me bastante apreensivo, apesar de as coisas se irem compondo e fazendo com maior ou menor dificuldade. felizmente que tenho uma imensa carteira de pessoas e bastantes seguros que vão mantendo um equilíbrio ao longo dos dias e meses. Também deixei de antecipar as coisas neste aspecto e isso deve-se muito ao trabalho da minha analista actual, que conseguiu esse enorme feito de eu deixar de "sofrer" por antecipação. E é uma boa sensação deixar que as coisas aconteçam e depois agir.
Daqui a uma semana é Carnaval e tempo de folia, mas cada vez mais tenho menos disposição para esses festejos, apesar de há uns anos largos ter tido um dos melhores carnavais da minha vida quando nos resolvemos mascarar de enfermeiras e fomos para a noite. Foi uma noite mágica, super divertida e fantástica que adorei e que recordo bastante nesta época. Eram outros tempos e tínhamos outras disponibilidades e vontades, estando sempre prontos para grandes saídas e noitadas. Também acho que agora não há grandes locais nocturnos que me agradem, porque desde que acabou o MF no bairro alto e o Lollipop nunca mais encontrei outros bares ou discotecas que me agradassem. Então o MF foi efectivamente o bar que mais frequentei e no qual tinha um enorme grupo de amigos e conhecidos. Era fantástico e foi pena ter acabado tão repentinamente, talvez por má gestão dos sócios e donos. Foram mesmo outros tempos e outras disposições porque as noitadas eram uma constante e eram sempre, ou quase, um divertimento constante.
E estamos em mais um dia, mais uma semana, a caminho de doutro fim de semana que afinal não vai ser prolongado porque vou trabalhar na 2ª feira de Carnaval, quer no SAMS quer no consultório uma vez que não vamos fazer rigorosamente nada de especial nesta época. Não estou com disposição para festejos mas gostava de fazer qualquer coisa de tranquilo e de convívio. Vamos a ver o que vamos mesmo fazer.
Reparo que estes comentários se vão centrando quase sempre nas mesmas coisas, o que os torna monótonos mas a verdade é que também não ando muito inspirado para grandes escritos ou ideias, porque ando numa fase de aceitação e de constatação da simplicidade das coisas e da sua importância relativa e isso deixa-me um pouco amorfo e concentrado apenas nos muitos fait divers do nosso dia a dia. Felizmente que vou reagindo cada vez melhor a esses pequenos nadas e vou conseguindo integrá-los e passar adiante, sem aquela enorme ansiedade e "depressão" que sentia na medida em que tudo tem o seu peso relativo e a sua importância e o temos que deixar passar o tempo e os acontecimentos para no seu conjunto podermos fazer a análise completa e detalhada e então nessa altura tirar conclusões e fazer planos de futuro se for caso disso. É uma boa filosofia e felizmente que estou cada vez mais a conseguir seguir esse caminho de pensamento
Um enorme SORRISO de PAZ, TRANQUILIDADE e ENERGIA para esta semana e para todos aqueles que me lerem e que estiverem comigo.
PS: neste momento a questão do pessoal está mais ou menos resolvida porque já tenho o pessoal necessário para o funcionamento e desde que ele não falhe a situação está controlada para já. Daqui a uns dois meses com a licença de parto duma delas terei que buscar outra solução, mas na altura ver-se-à o que vou fazer.

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

2ª feira

Mais uma semana e logo para começar, já fiquei sem a funcionária da recepção que telefonou a dizer que já não vai mais. Se são novas é porque não têm maturidade, se são já reformadas é porque não estão para grandes trabalhos e no meio termo, não se arranja ninguém para trabalhar mesmo, empenhar-se e esforçar-se. Bem me parecia que aquela pequeníssima dose de angústia tinha um motivo qualquer e se bem que tencionasse conversar com essa senhora, não seria ainda esta semana, pois teria que resolver primeiro a questão. Mas a vida tem que continuar e cada vez mais sinto o peso desta gestão quotidiana a empurrar-me para a direcção que não quero.
Deixemos essas questões para outra altura e pensemos em coisas positivas para criarmos boas ondas e energias favoráveis para a semana e para o mês. Preciso de força, energia, vontade de trabalhar e sobretudo estímulos para continuar nesta vida profissional. Uma vez mais parece ser impossível manter uma estabilidade e uma continuidade, tanto mais que foi uma semana tranquila, sem grandes confusões e sem problemas. A verdade é que ninguém quer trabalhar ou esforçar-se e sobretudo não estão para se empenhar e vestir a camisola, uma vez que o que interessa é apenas o dinheirito ao fim do mês e pouco mais. Mas adiante, porque não vale a pena estar sempre a falar do mesmo. O que me "consola" é que não foi nada comigo , mas apenas e só com o funcionamento do consultório, uma vez que houve sempre duas pessoas na recepção, precisamente para facilitar o processo de aprendizagem.
Ontem estive a ver um grande filme, "Gandhi" e de facto a preseverança, a força de vontade, as convicções fortes são capazes de vencer tudo e todos, porque quando se tem razão e se acredita mesmo num projecto e numa ideia, temos que ser capazes de lutar e tudo fazer para levar por diante. Era o que precisávamos neste momento neste País. De pessoas com convicções fortes, liderança e espírito de luta para vencermos esta crise profunda e gravíssima. Mas não voltemos sempre ao mesmo...
Tenho que pensar positivo e sobretudo agir com convicção e força para conseguir superar estes dias e meses de trabalho e este ano que sinto vai ser muito duro e decisivo.
Para esta semana um enorme e quente SORRISO cheio de energia e de vontade

domingo, fevereiro 07, 2010

Domingo em Sesimbra

Em Sesimbra. fim de semana com os amigos a decorrer e bastante bem. Ontem foi noite de póker e como habitualmente fui o primeiro a perder e a ficar sem fichas. Também é verdade que não estava com grande vontade de jogar, mas estava planeado e assim foi.
É curioso ver e observar os diferentes tratamentos dados aos respectivos filhos e como cada lida, trata e educa. Acho particularmente interessante a colaboração de ambos os pais nas diferentes tarefas e como algumas coisas são bastante diferentes do que eu fazia e a léguas de distância do que o meu Pai fazia. Agora há presença e apoio constante, com a imagem do Pai e Mãe sempre presente e bem vivo. E isso tem que fazer toda a diferença.
Continuo a ter premonições e pressentimentos que se vão confirmando e isso preocupa-me porque se muitos se concretizam, não vejo razão para os mais pessimistas também não se confirmarem. Mas a verdade é que estes pressentimentos se relacionam mais com pessoas, como por exemplo, ontem ter-me lembrado da minha analista e pensar em telefonar-lhe e de repente o telemóvel toca e era ela. E ainda lembrar-me deste ou daquele doente e ele aparecer-me nesse dia ou no a seguir. É curioso e estranho também, mas já estou habituado pelo que já nem ligo muito.
Estamos quase na hora do almoço e depois todos vão para suas casas e nós também iremos depois da arrumação final da casa.
Vou continuar nas minhas leituras com um enorme e luminoso SORRISO
PS: já em casa e quase na hora de ir dormir. Em Sesimbra durmo sempre imenso e venho sempre bastante repousado, mas não deixo de já ter sono nesta noite chuvosa e fria. quando queríamos vir embora, constatámos que não tínhamos a chave do carro que tinha ido parar ao saco duma amiga, cujo marido teve que ir a Sesimbra levar a chave. Incidentes...

sábado, fevereiro 06, 2010

Sesimbra

Estamos em Sesimbra com uma série de amigos e respectivos filhos, a passar o fim de semana. Ontem foi um dia difícil e complicado, não só por ter pouca gente no consultório - mas a compensar com s que tive - mas também por me ter francamente aborrecido ao fim do dia, por atitudes que considero extremamente lesivas para qualquer relação. São factos e comportamentos repetitivos que levam a um enorme cansaço e desânimo, com a agravante de ocorrerem em dias menos bons e sobretudo numa 6ª feira ensonada.
Mas está a passar e esperemos que os ares de Sesimbra ajudem ao desanuviamento do espírito, bem como a presença de todos os nossos amigos. Gosto mesmo de aqui estar e provavelmente estas férias vamos passar aqui uns dias. Temos que poupar...
E por agora, vou apanhar ar com um enorme e luminoso SORRISO

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

A madrugar

Sexta feira é dia de madrugar no SAMS porque estou neste momento a começar as consultas às oito da manhã e felizmente que me está a custar bem menos do que eu previa. Ainda por cima, quero mostrar aos que não me deram redução de horário que sou uma pessoa difícil de quebrar e que vou em frente até conseguir e poder. Se pensavam que ia ceder, que me ia demitir ou algo assim, estão redondamente enganados e terão que encontrar outros motivos para me mandarem embora. É a política geral de redução de custos, porque logicamente é mais fácil colocar pessoal novo à peça do que manter os médicos do quadro, com todos os seus direitos e descontos. É a vida...
Hoje dormi muito mal porque estou novamente preocupado, e muito, com a situação em que nos encontramos e ontem ao ouvir as notícias ainda mais alarmado fiquei, na medida em que estamos efectivamente de rastos e têm que ser tomadas medidas fortes, corajosas e muito duras para sairmos desta crise. Tinha falado na suspensão de subsídios ( de férias, de natal ) ocorridos nos anos 80 e ontem ouvi falar novamente disso, com redução de salários, congelamentos de progressões de carreira, etc, como sendo a solução para se conseguir resolver a gravíssima situação deste País. pelos vistos, as análises e opiniões dos analistas estrangeiros e das agências financeiras são arrasadoras e muitíssimo negativas e é forçoso haver um consenso interpartidário e um plano de salvação nacional. Senão corremos mesmo o risco de insolvência e de bancarrota com todas as consequências possíveis e imaginárias.E no meio deste cenário terrível, aparecem ameaças de crises políticas que são inconcebíveis e quanto a mim, apenas demonstram a grande vontade do primeiro ministro fugir quanto antes do governo, tal a gravidade da crise e da impopularidade das medidas que têm mesmo que ser tomadas. Vinha no carro e ouvi no carro que os funcionários públicos vão manifestar-se e fazer greve ou algo assim contra o congelamento dos salários e penso como é possível não se perceber que tem mesmo que assim ser e que já terem emprego garantido é uma benesse e uma sorte. Será que não é perceptível por estes senhores e pelos seus dirigentes a gravidade e o perigo em que estamos. Talvez mais valha dois ou três anos de grande contenção e rigor para salvarmos este pobre País, do que termos aparentemente tudo agora e no presente e hipotecarmos completamente o País e não termos futuro. Estou imensamente apreensivo e vejo um enorme negrume no nosso horizonte se nada for imediatamente feito para inverter a situação. Esperemos que haja bom senso e honestidade para, todos juntos, enfrentarmos o problema e darmos a volta, sendo talvez ocasião dos políticos se entenderem mesmo e do Presidente da República tentar juntar à mesma mesa os principais partidos do poder e obrigá-los a tomarem medidas certas e justas. Um governo de salvação nacional seria o mais lógico e correcto, com a tomada de medidas severas, draconianas e correctivas, mesmo que isso implicasse perda de direitos individuais, mas com a certeza de que a rota de colisão estaria a ser corrigida e solucionada.Sinceramente, ontem ao ouvir noticiários e a quadratura do círculo, entrei quase em pânico porque não sei como vamos viver e aguentar o barco este ano. O quotidiano é cada vez mais pesado e difícil e apesar de continuar a ter agenda cheia e muitos doentes, há cada vez mais flutuações no dia a dia, com desmarcações e faltas, o que tem forçosamente que acontecer pelo número imenso de desempregados que existe.Mas tenhamos esperança e tentemos ser optimistas, com a energia e a força necessária para mais uma vez vencermos esta imensa crise e finalmente chegarmos ao fundo do túnel, com mais capacidades, mais luz e sobretudo melhor futuro. Não já para mim mas certamente para os meus filhos e netos.Pelos vistos, hoje estou bastante pessimista mas a verdade é que estou preocupado com o futuro imediato e uma vez mais sem saber muito bem como poderei ter maior tranquilidade, uma vez que a minha única hipótese é trespassar ou vender o consultório e infelizmente ainda não o posso fazer, nas condições que me oferecem. Vamos ver como vamos lidando com este quotidiano e pensar em medidas de contenção.
Hoje vamos para Sesimbra passar estes dias, descansar e reflectir na vida, na certeza de que apenas com ENERGIA, FÉ e FORÇA conseguiremos ultrapassar estes dias, sempre com um enorme e quente SORRISO

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

5ª feira

Estamos uma vez mais quase noutro fim de semana, com a perspectiva dum dia bastante atarefado no consultório, apesar de nunca se saber porque pode haver sempre alterações de última hora. pelas informações que tenho, o dia mantém-se mas amanhã, 6ª feira, começam as desmarcações e a falta de consulta, porque aparentemente todos querem ir de fim de semana mais cedo. Disse-me um amigo que em Espanha, já há certas empresas que fecham a partir das 15.00 de sexta feira. Qualquer dia teremos que fazer o mesmo.
Este fim de semana vamos para Sesimbra com amigos e respectivos filhos, para pôr a vida em dia e fazermos uma grande noite de póker. Adoro jogar às cartas e os meus jogos preferidos são precisamente póker e canasta, que actualmente só jogo com o meu irmão FJ e muito raramente. É um jogo que tem muitas recordações porque houve alturas em que era jogado diariamente e a minha Mãe tinha um grupo de amigas que se reuniam semanalmente para estarem a jogar o dia inteiro. E eu fui aprendendo e quando comecei a jogar com os "adultos" foi uma emoção e uma sensação fantástica. No verão, éramos um enorme grupo na praia de Carcavelos e todas as tardes se jogava na praia, porque tínhamos mesas, cadeiras e tudo como deve ser. Outros tempos e outras maneiras de estar, das quais tenho muitas e boas recordações.
E estas recordações fazem-me um enorme SORRISO, com a lembrança de muita gente dessas épocas e de muitos e muitos momentos felizes e bastante despreocupados.

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Universo

Se eu acreditasse na minha ex-terapeuta Fernanda e na minha actual terapeuta Lurdes, poderia pensar que o Universo me tinha enviado as pessoas certas nesta altura porque a minha energia e força já conseguem atrair as pessoas adequadas, mas como não acredito nessas forças ocultas, penso apenas que tive sorte de aparecerem nesta altura as pessoas que eu precisava para a minha actividade profissional. A verdade é que o Universo me enviou há muitos e bons anos uma das pessoas mais importantes da minha vida, uma das minhas mãe adoptiva, a minha colaboradora e principalmente a minha AMIGA Fernanda. Tem sido e continua a ser o meu principal apoio e confidente. Trabalhou comigo anos a fio, fez-me o consultório, ajudou-me profissional e pessoalmente, com grande empenho nesta vertente pessoal. Nestes dias continua empenhada, interessada e sempre pronta a colaborar, mesmo com prejuízo da sua família directa.. São coisas que não se pagam, nem se podem agradecer por palavras mas apenas por actos e sobretudo com a certeza da minha enorme ESTIMA e AMIZADE.Posso dizer que tenho tido a "sorte" de me irem aparecendo as pessoas certas nas alturas certas e na verdade, tenho pilares na minha vida que me têm dado estabilidade e força e, apesar de muitas vezes me sentir vazio e solitário, a realidade é que vou tendo à minha volta quem me apoia e quem muitas vezes me acarinha realmente.Tenho sentido uma enorme e real mudança interior nestes dias que vão passando, com uma maior aceitação da realidade e das pessoas, com uma enorme diminuição do grau de exigência acerca das capacidades das pessoas, com a consciência plena de que tudo leva o seu tempo e a sua integração. Não posso de imediato aceitar incondicionalmente uma pessoa nem espera dessa mesma pessoa o seu total apoio, sendo necessário um tempo de adaptação e de habituação. O aceitar esse facto diminui as expectativas e consequentemente a frustração quando as pessoas falham ou me abandonam. E esta adequação à realidade é novidade para mim e para a minha antiga de ser e de estar, significando que o meu EU se está a conseguir impôr ao Ego e se está a cimentar uma nova maneira de estar e de sentir. Com maior segurança e sobretudo maior estabilidade.Para além de tudo o mais tenho conseguido manter o meu ritmo de trabalho, constante e produtivo, com uma marca recorde de ausência de faltas ao trabalho. De facto, perante algumas situações adversas reajo precisamente desta forma que é dar a volta por cima e não dar parte de fraco, mas antes demonstrar que não me conseguem vergar ou quebrar. E sinto-me muito satisfeito por isso, porque significa um enorme crescimento interno e um amadurecimento crescente.Uma vez mais, tudo se está a conjugar positivamente e apesar de não querer dissertar muito acerca disso, uma vez que também rapidamente tudo se desmorona, a verdade é que as "crises" são cada vez mais ligeiras e mais facilmente resolvidas, talvez porque as forças do Universo estão mais positivas e receptivas, se acreditarmos nas minhas terapeutas. As respostas que temos são extremamente condicionadas por nós e pela nossa forma de estar e de pensar, pelo que se estivermos positivos e com força é provável e é normal que obtenhamos respostas cada vez mais imediatas e positivas.De qualquer forma, não há dia que não vá surgindo uma nota negativa e hoje é uma ex doente do consultório que me quer envolver num assunto com o qual nada tenho a ver, mas sim um ex colega que lá trabalhou e de quem ela é doente. Mas é difícil explicar e felizmente que existem acordos de tribunal e de advogados.A vida tem que continuar positiva e em força, com muita energia e um grande SORRISO, na certeza de que temos que encontrar em nós a força e a FÉ necessárias para estarmos nesta vida e conseguirmos ter uma postura correcta e honesta. A minha preocupação fundamental é, como sempre foi, ter a minha consciência tranquila e em paz, de modo a conseguir andar de cabeça erguida e sem ter que me esconder. E felizmente que isso tenho conseguido agora e sempre. Um enorme e quente SORRISO para hoje

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Semana e ansiedade

Acordei com uma pequena ansiedade, mas desconheço completamente a causa dessa mesma ansiedade que é insidiosa e aborrecida. Espero que se vá dissipando ao longo do dia e que não seja nenhuma premonição de qualquer aborrecimento, como às vezes acontece.
Ando com pouca vontade de escrever, porque me parece que ando um pouco amorfo e demasiado concentrado no dilema do consultório e do que hei-de fazer à vida. Ou seja, se vou continuar a investir no consultório, manter a situação e levar por diante mais uns anos este ritmo e desde já, tentar mesmo arranjar alguém que queira ficar com o consultório, modificar o que tem que ser modificado e deixar-me da gestão diária do mesmo, que é o que me custa imenso e me deixa muitas vezes completamente abalado.
O meu filho Pedro está felicíssimo em Barcelona e já me disse que nem tenciona cá vir nestes seis meses, o que é bastante estranho, mas é porque está tudo mesmo bem. Tenciono ir ter com um destes fins de semana para o ver e falarmos. O mais novo acaba hoje a semana de neve e deve já vir a caminho de Lisboa. Tenho filhos muito viajados e completos nos seus interesses e obrigações.
Espero que a semana e o mês corram sem grandes sobressaltos, nem problemas porque gostava mesmo de tempos tranquilos e pacíficos, com tudo a processar-se normalmente e sem os "dramas" dos últimos tempos. Por uma vez queria ter tudo numa normalidade relativa, a trabalhar, a ganhar o suficiente e a fazer o melhor possível, com interesse e profissionalismo.
Sinto-me uma vez mais perdido entre o que efectivamente gostaria de fazer e que tenho realmente que continuar a fazer, porque não tenho qualquer possibilidade neste momento de reduzir a minha permanência no consultório, nem de arranjar alternativas uma vez que o mercado está péssimo e saturado. E nem me sai o euro milhões, que sempre era uma alternativa.
Temos que continuar em frente e tentar levar estes tempos o melhor possível, porque para mim este ano de 2010 é um ano de sobrevivência e de adaptação a uma realidade muito dura, difícil e de grande competitividade, pelo que temos que reduzir custos, aumentar produtividade e eficácia. Será que tenho ainda força, vontade e ânimo para estes novos desafios e realidades ou é tempo de passar a pasta da gestão corrente a outra pessoa, com novas ideias, novas motivações e maior entusiasmo. A minha dúvida é principalmente esta acerca do que realmente fazer.
De qualquer forma sinto que estou bastante diferente na forma como reajo às situações e como as vivencio, uma vez que já sou capaz de não viver as situações por antecipação, com todo o sofrimento que isso envolve, mas sim aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos e esperar para ver o que realmente acontece e não o que eu imagino possa acontecer. E é bem mais fácil estar assim na vida e no tempo porque se consegue gerir os nossos sentimentos e as nossas emoções duma forma mais tranquila e sobretudo sem aquela componente de sofrimento que implica a antecipação das situações, uma vez que nunca sabemos como vai ser o futuro. Esta postura é bem mais saudável e tranquila, permitindo uma maior paz de espírito e uma maior concentração no tempo presente e no nosso quotidiano. Podemos pensar no futuro e planear, mas não antecipar o que pode acontecer e sobretudo nunca sofrer por antecipação, porque isso é altamente destrutivo e cansativo.
A ansiedade está a dissipar-se mas não a desaparecer totalmente, não conseguindo localizar a razão nem o motivo, mas está certamente relacionado com o consultório e com o trabalho, porque a vontade é pouca ou então por motivos pessoais dos quais não tenho falado mas que me estão a começar a preocupar bastante. Os relacionamentos não são fáceis e têm que ser tratados e cultivados e por vezes é bem difícil a vivência quotidiana.
Neste arranque do mês, fica um enorme e forte SORRISO com muita energia e vontade de vencer esta realidade e este quotidiano