segunda-feira, outubro 05, 2009

Dia da República

Dia da República, 99 anos depois da implementação da mesma, em 5 de Outubro. Feriado prolongado e mais um dia de descanso. Ontem começou a chover á noite, pelo que hoje viemos mais cedo para casa, porque em Sesimbra saber bem é estar no jardim ao ar e a saborear aquele tempo e espaço. Para estar dentro de casa, então está-se melhor aqui, tanto mais que hoje teremos o jantar de aniversário da nossa amiga Gi.
Sem me querer alongar muito nem demais, devo dizer que não me sinto nada bem e particularmente hoje estou negativo e negro mas com vontade de superar estes humores, apesar de não saber como. Deve ser do Outono e destes dias que são bem mais propícios ao desânimo e à depressão, mas a verdade é que tenho que, rapidamente, superar este estado de espírito e andar em frente. Estou a sentir sem querer dar muita importância a isso, muitas e demasiadas cargas negativas com força e impacto que, isoladamente, não teriam mas que conjugadas se tornam importantes e muito nocivas. Tenho que vencer e seguir com a confiança e força que fui adquirindo nestes últimos meses e com a certeza de que serei capaz de ultrapassar mais estes obstáculos e prosseguir a minha vida.
Como tenho por vezes escrito, espantam-me ainda certas atitudes e felizmente que estas pela positiva, que é a postura e atitudes de pessoas, como as que connosco jantaram no sábado e que não estava mesmo à espera. Tinha uma ideia completamente diferente e começo a sentir-me plenamente integrado e ambientado, o que nestes dias que correm é francamente positivo e bom.
Não quero dar seguimento a estas ideias que me atravessam a cabeça e que apenas me negativam ainda mais, mas a verdade é que tenho rapidamente que ir fazer a minha sessão de análise para limpar esta onde de pessimismo e conseguir ver claro na vida e no quotidiano. Quando também as relações afectivas não estão a 100% é mais difícil pensar claro e tentar andar em frente, mas a verdade é que também há nuvens nesse campo e a maior parte delas são causadas por mim, porque quero sempre que me percebam e ajudem, mas sem dar grande espaço de manobra para que assim seja. E por magia é difícil ajudar realmente alguém, mesmo quando esse alguém precisa bastante de ajuda, mas se esconde num mutismo e num ambiente demasiado negativo.
Não é fácil viver comigo e estar comigo quando estou nestas fases, mas a verdade é que eu não me sinto bem comigo próprio nem com o que me rodeia, apesar de saber e de ter consciência que corresponde a uma fase de crescimento e de amadurecimento, mais difícil de integrar por não ter a ajuda da minha analista neste momento. Sozinho é mais difícil perceber certas coisas e assimilar o nosso crescimento e os factos ocorridos na última semana, provocaram grandes danos e interrogações, como se tivessem vindo dar voz a inquietudes e interrogações latentes na minha cabeça. Mas sei que tenho que ter confiança em mim mesmo porque sou forte e quando quero, muito positivo e é nessa senda que tenho que prosseguir, sem me deixar abater por incidentes provocados por pessoas mal formadas e mentalmente doentes.
Também o clima generalizado não ajuda em nada o nosso quotidiano, uma vez que estamos há um mês em eleições e não há medidas nem atitudes para contrariar a situação aonde nos encontramos e essa minha interiorização desse negativismo, não contribuiu em nada para no plano pessoal seguir em frente e depressa. Ou seja, olhamos para o exterior e nada vemos ser feito para sairmos desta crise e como isso tem enormes reflexos no nosso quotidiano, parece andarmos num ciclo vicioso e donde é difícil sairmos a não ser com uma grande força de vontade e de energia positiva.
E é essa energia positiva que tenho que ir buscar ao meu EU mais profundo e transformar esta fase momentânea de desânimo e de passividade, em momentos de alegria, força e vontade de viver e de prosseguir na descoberta da verdadeira essência. O importante é mesmo recuperar a vontade de viver e de estar na vida o melhor possível e isso tem que ser a nossa principal preocupação.
Sei que vou conseguir e sei que o meu caminho tem que ser apenas de progressão, descoberta e amadurecimento do meu EU, na certeza de que cada etapa, cada descoberta, cada interrogação ou percalço me torna mais forte e confiante naquilo que quero alcançar e ser como ser humano e como ser integrante deste imenso mundo cósmico aonde estamos. Tenho a certeza de que tenho muita gente a dar-me força e energia e com eles tenho a certeza de que conseguirei ser cada vez mais EU mesmo e estar bem comigo mesmo.
Escrever ajuda-me imenso e estas palavras têm bastante significado para mim, apesar de ter de escrever, muitas vezes, com meias palavras ou enviesado, porque feliz ou infelizmente este blogue está a ser lido por muita gente, nem toda com as melhores das intenções pelo que tenho que me salvaguardar. Mas mesmo assim vou retirar a moderação aos comentários, para tornar este blogue mais autêntico e mais real no tempo e para poder avaliar quem de facto me lê e comenta.
E pela república, um enorme e luminoso SORRISO neste dia cinzento e de chuva.

1 comentário:

fragments of freedom disse...

Ora bem, não sei muito bem como dizer isto sem parecer um pouco insensato, mas aí vai. Até parece que tendes a exigir qualquer resposta lógica e racional a todo o que aparenta contrariar-te, e, como isso é francamente impossível, vais mimando e acrescentando a negatividade de essa coisa que te contraria. Acho que o tio está muito preocupado pelo seu umbigo, seu estado, seu crescimento interior... Isto pode ser uma impressão errada devido a que o blog está para isso mesmo, mas não estaria demais refletir se o blog não está a influir demais na sua relação com a gente a seu derredor, e por isso, está a ficar um pouco isolado. Não intentes abarcar o mar, às vezes é suficiente abrir a torneira e beber um pouco de vida, da Vida. Um forte abraço. E mais otimismo, caramba.