terça-feira, maio 01, 2018

Primeiro de Maio

Dia primeiro de Maio, dia do trabalhador. Comemora-se este dia de ido a uma greve organizado por operários para melhores condições de trabalho, greve que foi violentamente reprimida. Desde aí ficou este dia que apenas podemos começar a comemorar depois do 25 de Abril.
Hoje é apenas mais um feriado porque todos nós damos como garantidos muitos direitos, temos benesses sociais e vivemos numa sociedade minimamente organizará, mas não podemos esquecer as desigualdades Ainda existentes por esse mundo fora. A exploração infantil, o tráfico humano, as condições desumanas em que muitos trabalham, a desregulacao do mercado de trabalho entre muitas outras coisas.
Felizmente que temos a nossa vida colectiva salvaguardada mesmo que não seja a ideal, mas é verdade que se progride na caminho certo para que todos tenham o suficiente e necessário para ter uma vida condigna.
Li ontem um artigo preocupante - e que já foi tema de alguma conversas - acerca da substituição do homem pela máquina, ou seja, a perda de milhares de milhões de postos de trabalho por causa da robotizacao e da evolução tecnológica. Será, ou já começa a ser, um problema social e humano de grandes dimensões porque atingem os menos classificados e com menos habilitações mas, talvez, progressivamente, nos atinja a todos. 
Os governos deviam pensar neste assunto, reflectir, tomar medidas e inverter situações possíveis, mas  infelzmente parecem mais concentrados em temas inúteis ou em interesses próprios. Em Portugal e noutros países assiste-se a um nível de corrupção dos políticos nunca visto em que o bem pessoal vem sempre primeiro do que o colectivo com situações degradantes.
Espanta-me que pessoas, com fortunas colossais, Ainda fazem tudo e mais alguma coisa para terem mais milhões, sujeitando-se a serem corrompidas ou a corromper para alcançarem os seus fins. Uma vergonha que, felizmente, a justiça vai descobrindo e condenando mesmo que leve décadas a arrumar esses assuntos, pelos subterfúgios, pelos malabarismos que a lei permite a esses senhores cheios de dinheiro. 
Mas neste primeiro de Maio consegui dormir até quase ao meio dia, depois dum bom pequeno almoço não tencionando fazer grande coisa sem ser estar por casa, ver televisão, ler e dormitar. Não me apetece fazer nada a não ser mesmo preguiçar. Sempre com um SORRISO neste meu percurso de vida em que ter a FELICIDADE comigo é um dos meus ( e maiores) objectivos.

Sem comentários: