terça-feira, maio 29, 2018

Eutanásia

Quase no fim de Maio, mês de múltiplos eventos, acontecimentos e festas. O tempo escoa-se rapidamente pelas nossas vidas, tendo nós a obrigação de desfrutar o melhor possível este dia a dia.
Temos a FELICIDADE  de termos algo de concreto, algo que nos preenche e dá sabor à vida. Não só uma relação e uma estabilidade afectiva, como também uma certa segurança financeira e a estabilidade que também procuro há tanto tempo. Tenho de saber que me posso considerar uma das pessoas que vive razoavelmente bem, com o que tenho o que, infelizmente, não acontece a muita e muita gente.
Hoje discute-se na AR, o tema Eutanásia, acerca da qual não tenho opinião formada. Talvez esteja como estive na questão do aborto em que senti dever votar sim para que, quem precisasse de o fazer, fosse livre e não penalizado. Apesar de no meu íntimo não concordar com o interrupção voluntária da gravidez. 
A Eutanásia é uma questão muito delicada, concordando mais em que seja obrigatório o testamento vital para que cada um de nós decida o que quer fazer perante certas situações limites. Não concordo em prolongar desnecessariamente uma vida, condenada e sem sentido mas não sei se aceito provocar deliberadamente a morte a alguém, mesmo que essa pessoa o queira. 
Como médico não sei se o conseguiria fazer duma forma livre e espontânea, porque até acho que isso é um pouco contra o nosso juramento, enquanto médicos, mas como disse, não tenho uma opinião fechada. Se houvesse um referendo seria provável votar SIM apesar de não estar convencido. Mas sinto que não devo negar esse direito a quem sofre e a quem não tem qualquer esperança duma vida digna.
Acho que este tema tem implicações imensas e que não foi discutido como o deveria ter sido, duma forma ampla, aberta e sem limitações. Vamos ver a evolução deste assunto.
No meio desta azáfama do dia a dia, tenho (quase) tudo para me sentir tranquilo e em paz, com a FELICIDADE de poder ter um SORRISO todos os dias. De sentir que a vida vale a pena viver, de me sentir, uma vez mais, na plenitude do meu ser e de querer Ainda fazer muito mais desta mesma vida.
Ainda a propósito do tema do dia, espero nunca ser um fardo para ninguém nos meus últimos dias desta vida porque acho degradante e extremamente humilhante depender de outrem para viver e estar em condições que não sejam as que tenho agora. E espero nunca estar nessas mesmas condições. 

Apenas quero ter o meu sossego, a minha tranquilidade, FELICIDADE e o meu SORRISO cada vez mais positivo e luminoso. 

Sem comentários: