terça-feira, maio 22, 2018

Direitos

Estou a fazer as últimas marcações para a nossa viagem em Junho, a seguir ao casamento. O que se convencionou chamar de lua de mel, mas como estamos (quase) sempre muito românticos, pode-se apenas dizer que é a continuação do nosso romance num local diferente e que, espero, nos fique bem na memória e no coração.
Ha muito que queria Ir a este destino, porque está profundamente relacionado com uma época da história de que gosto bastante quer pela positiva quer pela negativa para nunca mais se repetir a barbaridade dessa época. É inconcebível como é possível cometerem-se tantos crimes contra a Humanidade em nome de ideologias e de convicções. Espero que nunca mais se repitam factos como estes, apesar dos sinais preocupantes que nos vão chegando pela Europa fora. 
O Ser Humano é capaz de muitas coisas positivas mas, infelizmente, também tem atitudes e comportamentos animalescos, duma brutalidade enorme; e temos exemplos diários espalhadas pela internet, de tráfico de pessoas, de maus tratos a animais, de tanta e tanta coisa negativa. E no outro lado da realidade temos a opulência descontrolada duma certa elite, os gastos astronômicos em eventos desnecessários enquanto milhares morrem de fome, de sede e de condições sub-humanas. Vivemos numa época bem estranha.
Com todos os interesses existentes, com a ganância humana, com a falta de respeito pelo nosso semelhante e pelas constantes violações dos mais elementares direitos é extremamente difícil melhorar a situação da Humanidade e de todos nós. Sinto que caminhamos para um abismo profundo que nos arrastará a todos mais cedo ou mais tarde. Esperemos que se consiga ter bom senso e inteligência para não se destruir a Humanidade nem esquecer os mais elementares direitos do Ser Humano.
Muitas vezes escondemo-nos por detrás da nossa rotina, do nosso dia a dia, sem nos lembrarmos do sofrimento de tantos e tantos milhões de pessoas, quer no passado - com Hitler, com Estaline e outros ditadores ou Ainda com a inquisição e outras aberrações - quer no presente em que parece não haver qualquer tipo de lei ou de respeito pelo Homem. Atentados, guerras, massacres, intolerância religiosa e outra fazem, infelizmente, parte do nosso quotidiano e parece que não temos força nem vontade para fazermos muito mais do que se faz. 
Mas quem comanda o destino da Humanidade é o dinheiro, o interesse e a ganância pelo que provavelmente caminhamos mesmo para a destruição do que conhecemos e para algo que é o contrário do que gostaríamos.

Felizmente que no nosso pequeno mundo, no nosso dia a dia temos o nosso SORRISO bem como a FELICIDADE de sermos felizes, livres para fazermos o que podemos e entendemos, sem atentarem contra a nossa liberdade, com casa, comida e um grande bem estar. Podemos mesmo ter um SORRISO bem luminoso por tudo isto. 

Sem comentários: