quinta-feira, janeiro 04, 2018

Individualidade

Viver um dia de cada vez, duma forma tranquila, pacífica e devidamente estruturado. Começo a acreditar que estamos em constante mudança, em permanente evolução e  amadurecimento. Já não sou o tal Velho do Restelo que era há uns anos, estando muito mais predisposto a mudanças, a alterações diversas sem ficar perdido algures.
É mais fácil viver assim e estar disponível para compreender e aceitar estas mesmas mudanças que surgem de repente e, quase, sem se esperar que elas apareçam. Temos de ter a maleabilidade e a disponibilidade necessárias para estarmos preparados e conseguirmos agir/reagir a tudo aquilo que nos cerca.
A vida é feita de muita coisa, muitos apontamentos, muita gente, muitas memórias, sendo nós um somatório de todo isso e de muito mais, como por exemplo a herança genética e o meio ambiente em que nos movimentamos. Discute-se a importância de cada uma destas componentes, mas acredito que ambas têm a sua importância e o seu enquadramento no nosso desenvolvimento e maturidade.
Dos genes ninguém consegue escapar, porque fazem parte da nossa identidade individual e colectiva; cada um de nós tem a sua especificidade e identidade, mas também estamos integrados num todo de que fazemos parte. Felizmente que, cada vez mais, esta componente genética individual e geral, está a ser estudada, compreendida, manipulada e utilizada para melhorar e prolongar a vida humana de todos e de cada um em particular.
A prevenção que já é possível fazer de muitas doenças, o conhecimento das muitas mutações existentes, todo um mundo que irá, ou já está, a mudar muita coisa. Há um aspecto muito negativo nesta manipulação que é o tal apuramento da raça ou Algo parecido. Até já há discussões acerca de permitir que se nasça surdo ou cego com pessoas pro e outras contra, por acharem que é discriminatória. 
Penso que o importante é ter bom senso e ser realista sem cair em extremos ou ideias de extrema direita ou nazis.
Quanto ao meio ambiente, acredito também na sua imensa importância porque ele vai permitir o desenvolvimento de capacidades, de estruturação do indivíduo, de memórias diversas e Ainda de interligações muito importantes entre cada um de nós, a família, os amigos e a sociedade em geral. Cada família tem o seu contexto e influência na formação de cada um de nós.

Tudo somado, somos na verdade uma soma do muito que temos, da nossa formação, educação, genética e todo um conjunto de itens que nos permitem ter um SORRISO aberto e luminoso sempre que temos a inteligência de conseguirmos alcançar a FELICIDADE.

Sem comentários: