sexta-feira, novembro 03, 2017

Inteligências

Voltei a estar ligado ao mundo, com o meu telemóvel arranjado e a funcionar plenamente. É um completo desafino estar sem uma ferramenta destas, ligado à internet, aos e-mails, ao Facebook, às pessoas, porque parece que ficamos sem vida. É de facto desconcertante, tanto mais que estamos completamente dependentes dessas mesmas ferramentas para o nosso dia a dia. 
Agenda, contactos, informações, tudo está no telemóvel que nos orienta a vida, nos lembra as obrigações e nos liga ao mundo e às pessoas. Recordo os tempos em que não havia nada disto, em que sabíamos os números, moradas e demais informações de cor, combinávamos tudo com tempo e, em caso dalgum contratempo, não podíamos fazer grande coisa.
A evolução dos tempos é fantástica; toda uma parafernália de instrumentos que hoje temos à nossa disposição que eram inexistentes há alguns anos. Lembro-me bem de começar a minha carreira profissional e académica sem computadores ou algo parecido que nos obrigava a grandes pesquisas físicas nas bibliotecas, a utilização de acetatos para dar aulas e a confecção de slides para apresentações ou conferências, que tinham de ser feitos com bastante antecedência. Agora basta pegar numa pen e está tudo feito.
Tudo isto tem desvantagens e vantagens como é evidente. A invasão da nossa privacidade é a desvantagem mais notória, quanto a mim, porque na verdade estamos sempre ou quase sempre online mas por outro lado as redes sociais permitam a denúncia de casos graves, como os que hoje ocupam um grande espaço refréns ao K-Urban. É inconcebível a ocorrência destes casos nos dias de hoje e as redes sociais fazem bem em as denunciar. 
Na verdade, posso constatar que ao atravessar dois séculos assisti a mudanças imensas e fantásticas, a uma velocidade  impressionante. Neste momento as pessoas desta geração manipulam e convivem com todas estas ferramentas com uma facilidade enorme; tendo acabado de ler o último livro de Dan Brown " Origens" ele aborda precisamente este tema da profunda interligação do Ser Humano e da Inteligência Artificial com a simbiose entre elas. E acredito que assim seja porque, de facto, já estaremos na fase duma grande e imensa interligação com todas essas máquinas. E também acredito que seremos sempre nós a comandar o nosso progresso e o nosso dia a dia.

Continuo com um enorme SORRISO porque estou profundamente apaixonado e enamorado por alguém que me proporciona uma FELICIDADE enorme e com quem estar no resto da minha vida.

Sem comentários: