sábado, novembro 25, 2017

Fim de Semana

Mais um fim de semana em que se começa a preparar o Natal; finalmente realizei um desejo antigo de comprar uma arvore de natal branca que vai ficar linda de morrer na nossa sala, cheia de enfeites coloridos e de muitas luzes. Começo a Amar esta época que me entusiasma.
Ontem no almoço de  anos da minha Mãe houve dois apontamentos que me entristeceram bastante. Primeiro ver a decadência física e mental daquela mulher que foi uma força de vida, uma lutadora e uma empreendedora para o seu tempo, agora reduzida a uma situação de total dependência e uma aparente apatia acerca da que a rodeia. O que será que ela pensa e sente efectivamente ?? Perceberá a forma como vive e como está ou, pelo contrário e felizmente, não se apercebe da realidade e vive outros tempos e outras eras ?
O outro facto que me entristeceu - e muito - foi o completo distanciamento do meu filho mais velho, que continua preso nos seus fantasmas do passado  e que nem sequer pondera reconciliar-se comigo, seu Pai que tudo fez para ele ter a vida que tem e sentir-se realizado. Tenho mesmo pena e não me parece que muita coisa possa ser feita agora para se superar esse afastamento. 
De resto foi um almoço de família com algumas pequenas quezílias e algum desgarramento entre as pessoas porque me parece que há um desfazer do cimento que a todos unia e fortalecia. Sinto que cada vez mais as pessoas estão presas a algo que não a família e ao ambiente que havia. E também tenho pena que assim seja e que não possamos estar todos unidos e bem uns com os outros.
A vida é assim mesmo e nem sempre conseguimos que as coisas sejam como nós queremos e desejamos, porque, infelizmente, os valores se vão perdendo e as pessoas vão mudando e bastante. De qualquer maneira continuamos uma família ainda unidos à volta da nossa Mãe mas, no dia em que ela não estiver mais aqui, sinto que também toda a nossa estrutura familiar se vai desmoronar. Espero que consigamos manter algum cimento de ligação.
Um grande SORRISO de FELICIDADE por estarmos a entrar nesta época de Natal, que deveria ser de Paz e AMor.

Sem comentários: