quinta-feira, agosto 04, 2016

Riga

Riga... o primeiro ponto de paragem foi o mercado central, que me deixou fascinado! Tanta coisa para comprar que me deixou completamente "apanhado". Adorava ter comprado imensa coisa é mais alguma, desde legumes, carnes, peixe, produtos lácteos, etc. É o sonho de qualquer cozinheiro que, como eu, gosta de se dedicar à cozinha. 
Calculo o dinheiro que não gastaria neste mercado todas as semanas ou sempre que ca viesse; mas a ideia de ter tudo concentrado num espaço é excelente e agrada-me.
Continuámos o nosso passeio, ficando aqui alguns tópicos principais, que nos foram ditos pelo nosso guia, Milós ( Mário ):
. A Catedral luterana, religião oficial deste País ao contrário da Lituânia que é cristã, construída em 1102, pelo arcebispo luterano. É um edifício imponente com a particularidade de ter um órgão com 60000 tubos, sendo um dos maiores do mundo;
. Os Galos, animal que predomina nos campanários de todas as igrejas luteranas, é um símbolo desta mesma igreja e relacionado com o apóstolo Pedro que precisamente se referiu a estes animais;
. Também visitamos a Catedral católica, chamada de Santiago, onde está o bispado;
. 0 parlamento é um edifício em estilo neoflorentino, tendo 100 deputados que elegem o Presidente que, tem poucos poderes e é uma figura representativa.
. Neste país há uma grande divisão entre russos e letões, que vivem em dois mundos e em duas realidades.. São cerca de metade russos e metade letões mas como para votar é preciso saber leitão, metade dos russos não  vota porque não fala o idioma. Escolas, discotecas, etc são completamente separados para estas duas nacionalidades.
. Latvijas é o nome verdadeiro deste País fantástico que nós conhecemos por Letónia. Criado e colonizado por alemães, depois pelos polacos e suecos, teve a sua primeira  independência nos anos trinta mas depois foi ocupado pelos nazis ( 3 anos ) e depois da II guerra Mundial ficou a pertencer à URSS  durante 50 anos até que em 1991 se tornou de novo independente  e desde 2004 membro da EU.
. Há uma chamada Estátua da liberdade.. que é um Símbolo da independência e que tem três estrelas douradas representando as três regiões balticas, que têm 12 milhões de habitantes
. Este País tem apenas 60 dias de sol por ano, mas não necessariamente no verão, pois em fevereiro com 30 graus negativos pode estar um dia de sol, o que é bastante agradável;
. Talvez pelo frio, foi inventado uma bebida chamada bálsamo  negro, que tem apenas 45% de álcool e que pode ser bebida misturada com coca cola ou então ainda com vodka. Foi inventada  como medicamento para Catarina a grande ( que teria tido cerca de 70 amantes );
. E para terminar visitámos o Bairro de art nouveaux, que é a parte mais rica da cidade e onde estão localizadas as embaixadas e as casas das pessoas com dinheiro, porque o metro quadrado pode custar cerca de 6000 euros... Coisa pouca! Mas são prédios lindíssimos e haveria alguém que iria adorar ter visto. Infelizmente fiquei sem bateria nesta altura.
. Mas o dia ainda não tinha terminado, pois fomos a Jürmala, a estância balnear de Riga, com praia no Mar Báltico. 23 graus, água fria, mas a praia cheia porque não chovia e estava um pouco de sol. Não sabem o que é o Algarve.... 
E depois dum dia destes, um fantástico jantar na praia, com uma aula de dança a acompanhar e pratos deliciosos de que não estava nada à espera. De facto foi uma completa surpresa este jantar... e soube-me mesmo bem estar sozinho, aliás como em todos estes dias porque tenho pensado imenso no muito que me tem acontecido e que não quero repetir. Mas o meu grupo de viagem é muito engraçado e os guias muito competentes.
Um enorme e grande SORRISO cheio de luz, cor e muita, mas mesmo muita energia que, espero, me acompanhe ao longo do tempo.

Sem comentários: