quarta-feira, agosto 10, 2016

De Partida

Estou prestes a deixar esta cidade que me marcou profundamente .... contra todas as expectativas e aquilo que tinha pre-concebido, São Petersburgo fascinou-me, encantou-me e deixou-me completamente apaixonado e com uma enorme vontade de conhecer mais este País.
Hoje está um dia de sol, bonito para a despedida e para deixar saudades e reforçar a vontade de voltar; foi uma viagem indiscritível e fantástica, tanto mais que estava bastante receoso por viajar sozinho. Mas consegui é melhor ainda, estive comigo mesmo, reflecti bastante, desfrutei o muito que vi e sobretudo estive FELIZ.
De Lisboa a São Petersburgo, passando por Vilnius, Riga, Tallin e Helsínquia, foram dias de imenso movimento, duma imersão completa numa cultura e história bastante desconhecida para mim, mas que me deixou fascinado. Como disse, quero saber mais acerca deste País e dos países circundantes, bem como voltar para uma visita alargado à Federação Russa.
Bem como aos países nórdicos que são (quase) dos últimos que me faltam conhecer na Europa.
Penso e sinto ter feito imensos progressos nesta viagem e reconheço agora que devia ser extremamente cansativo ou até aborrecido viajar às vezes comigo, pelos meus medos, receios e fantasmas inúteis. É bastante melhor viajar assim, com força, coragem e energia, muita energia.
Com tudo arrumado, espero que o transfer me venha buscar para o aeroporto e o voo para casa, de que já tenho saudades e muita vontade de rever....  tanto mais que quero "viver" na minha "nova" casa. Tomei uma série de resoluções que, espero, pôr em prática e não me deixar cair mais em enredos ou em filmes estranhos e absolutamente surreais.
De tudo isto e de toda a viagem posso dizer que, fundamente, o mais importante foi a minha atitude, a minha postura e a minha mudança perante estas novas realidades, tendo conseguido algo inédito em mim até hoje. Sentir-me muitíssimo bem na minha pessoa - e até gostar das fotos que me tiraram, o que nunca aconteceu e que já me dizeram transmitir uma grande felicidade - estar a desfrutar na sua plenitude o que vejo, bem como não criar quaisquer expectativas foram os aspectos mais positivos de tudo.
Posso ter um SORRISO francamente luminoso, cheio de cor e de som porque, na verdade, sinto-me uma pessoa que se começa também a apaixonar por si próprio. Obrigado a mim, ao AA e também ao IA, que me têm acompanhado ao longo da viagem e ajudado imenso na minha vida.
PS: Don't Worry, Be Happy... é o meu lema, completamente entendido e entranhado neste momento e, espero, também no futuro e no meu quotidiano.

Sem comentários: