sábado, agosto 06, 2016

A caminho

07.30, partida para Helsínquia. Viagem cheia de estreias absolutas, sendo esta  mais uma... Estou cheio de curiosidade e sobretudo bem disposto, tranquilo e sem stress, o que me continua a surpreender e a agradar imenso, porque estou ou sinto-me totalmente diferente do que era nestas situações.
Tenho-me esquecido de dizer que Há Wi-Fi praticamente por todo lado, inclusivé, na rua porque é dada uma enorme importância a estas ligações e Estónia está bastante avançada neste aspecto. É o Wi-Fi é grátis e sem qualquer problema, ao contrário do que acontece no nosso triste País. 
Também tenho de referir a simpatia das pessoas, o gostar de ajudar e de explicar... será uma cidade a voltar para rever daqui a uns tempos porque me agradou imenso a tranquilidade, a calma e o espírito da cidade. Bem como estar na praça central a observar e a ver o movimento, em paz e sossego.
Devo exteriorizar as minhas mudanças efectivas; sinto que devo ter sido um companheiro de viagem bastante complicado noutros tempos, pelos meus medos, receios e pelos muitos fantasmas que tinha. Na verdade, nunca me sentia seguro e tinha sempre medo de que algo corresse mal o que não permitia usufruir totalmente do que quer que fosse. 
Para além disso, como programava e vivenciava a viagem muitos meses antes, a estudava, a analisava e a "via" antes de lá estar, quando estava no local não achava qualquer interesse nem a desfrutava. Antes, pelo contrário, tudo me parecia visto e revisto. E as partidas e chegadas eram autênticos suplícios para mim... felizmente que o meu companheiro de viagem e de vida era ( e é ) bastante tranquilo e dava-me a segurança e a tranquilidade que sinto agora, mesmo estando sozinho.
Ou seja, acho que cresci, que amadureci e consigo neste momento estar muitíssimo bem comigo, sem me preocupar antes de tempo e sem necessidade alguma. Por isso mesmo estou tranquilo, em paz e bem comigo mesmo. E bastante surpreendido comigo tempo... esta viagem e estes dias abrem-me as portas para futuras viagens e para outros horizontes que julgava encerrarmos. E felizmente que assim é, visto que adoro viajar e conhecer novos mundos. 
E gosto deste tipo de viagens em que vamos a muitos lugares, conhecemos muita gente e "aprendemos" outras culturas, outras maneiras de estar e de ser. E isso agrada-me imenso e dá-me um enorme know-how que já faz parte intrínseca da minha identidade. Ou seja, neste momento dou por mim a integrar duma forma bastante consciente tudo o que vejo é conheço.
O facto de estarmos na UE e no mesmo espaço, também facilita imenso as coisas porque não é que haja uniformidade em tudo ou que seja tudo igual, mas termos a mesma moeda, termos muitas leis comuns e nos regermos por objectivos comuns - por enquanto !! - facilita imenso este intercâmbio e ajuda nestas viagens. Somos cidadãos do mundo e pertencemos a um grupo forte. Também por enquanto...
Lembro-me das viagens que fiz há mais de 40 anos e da diferença abissal existente, em que tudo era complicado, as comunicações inexistentes, os transportes difíceis, a interacção entre as pessoas muito difícil... Eram mundos e realidades diferentes que se foram, felizmente, esbatendo.
Também à medida que viajamos mais e mais, vamos estando mais à vontade, mais soltos e sobretudo mais sabedores do que podemos e devemos fazer, o que torna tudo mais fácil e agradável.
Em resumo, estou cada vez mais um cidadão do mundo, uma pessoa tranquilo e a desfrutar de cada momento da vida e da viagem - e espero conseguir aplicar este comportamento no meu dia a dia profissional e pessoal quando voltar - bem como a integrar muitos conhecimentos e formas de estar. 
Neste momento estou num  catamaran, entre Tallin que ficou para trás e Helsínquia para onde vamos e onde estaremos durante umas horas. As minhas próximas viagens serão precisa ente os países nórdicos que me faltam conhecer.... e da Europa fica a Roménia, a Bulgária e a Croácia e pouco mais. Talvez consiga consiga conhecer toda a Europa antes de partir para a minha viagem final.
E nesta disposição aqui fica o meu SORRISO cheio de entusiasmo, de vontade de continuar, bem como a certeza do que quero, do que desejo para a minha vida e a evidência de que aprendi muito nestes últimos tempos e não quero voltar a passar pelo que passei nem a ser usado, humilhado e utilizado. Tenho a minha personalidade e sinto-me uma pessoa extremamente válida e assim espero continuar.
Um SORRISO cheio de FELICIDADE e aposta na vida e no que ela pode ser de positiva e de agradável. 
Helsínquia foi fundada em 1550, pelo que não tem uma parte antiga, tipo Old Town, como todas as cidades que temos visto e muitas outras pela Europa fora. 

Sem comentários: