domingo, agosto 07, 2016

A caminho da Rússia

De partida para São Petersburgo, realizando outro sonho que tinha há muito. São cinco horas de viagem num autocarro com todas as comodidades.
Tenho a referir que gostei imenso da gastronomia da Estónia... variada, bem confeccionada e muitíssimo bem apresentada. Restaurantes simpáticos e atendimento (quase) perfeito. E quem me conhece sabe o meu grau de exigência pelo que também recomendo Tallin neste aspecto.
Ontem estive em Helsínquia, Finlândia, a hora e meia de catamaran de Tallin, uma viagem rápida, engraçada e cômoda.
Foi a primeira vez que estive num país nórdico e fiquei com uma impressão muito positiva, pelo que quero voltar para uma volta por estas capitais. Aliás para o ano, já tenho mais ou menos pensado o que vou fazer. Assim, se estiver sozinho, talvez Tailândia ou Vietname ou países nórdicos. Se estiver acompanhado, talvez Malta ou América Do Sul.
Finlândia é um país com um nível de vida muito alto - salário médio de 2400 euros - com alguns problemas graves. Em primeiro o consumo de álcool é enorme, com todas as consequências sociais dai provenientes. Têm um consumo de álcool per capita dos mais altos da UE, o que os torna particularmente violentos em algumas ocasiões.
A segunda causa de morte é precisamente devido ao álcool e a todas as patologias a ele associado.
Têm também a mais alta taxa de suicídio e de divórcios da UE, o que é, talvez, contraditório com o nível de vida existente. Talvez se deva ao álcool, ao clima, à solidão ou a outras causas que desconheço.
Foi um grã-ducado integrado na Rússia desde o século XIII, tendo alcançado a independência no século XIX. 
Neste país a solidariedade social é muito grande, bem como a transparência fiscal e pessoal de todos. O ensino é gratuito até aos 16 anos, incluindo livros e comida, bem como a saúde também o é, pagando-se uma taxa moderadora. Pagam cerca de 30% de impostos sobre os rendimentos.
Andámos imenso, cerca de 4 horas a pé, com um tempo excelente e uma guia fantástica; como disse fiquei com uma enorme vontade de voltar e de fazer um périplo pelas capitais nórdicas. Aliás já conheço grande parte da Europa p, havendo agora lugares que ainda quero conhecer em países aonde já estive, mas que me falta andar por outros lugares.
Cada vez gosto mais de viajar e, agora, que estou a aprender a viajar sozinho ainda mais posso conhecer e passear. E como venho em circuitos organizados, conheci imensa gente muito simpática e interessante. Desde espanhóis de toda a parte de Espanha, a argentinos e a uruguaios, com quem estive muito bem e que tornaram a viagem muito agradável. 
Agora vou tentar dormir um pouco e com o meu SORRISO cheio de cor e luz aqui deixa uma especial palavra de afecto e carinho a todos os meus amigos e ainda aos meus queridos filhos.

Ensino gratuito até aos 16 anos com livros e comida

Saúde gratuitos com taxa moderadora 

Romanticismo nacionalista estilo típico finlandês 

Catedral ortodoxa uspeckt...

80% são luteranos
1 por cento ortodoxas  

Sem comentários: