quarta-feira, setembro 23, 2015

Arquétipos

Caminhamos nesta vida.... e muitas vezes nem nos damos conta da sorte que temos nem tão pouco nos apercebemos de que somos nós que comandamos a nossa vida e o nosso destino. 
Quando estamos zangados connosco próprios, quando não nós percebemos ou entendemos, facilmente transpomos essa luta interna para o exterior e quando o exterior não ajuda ou colabora connosco as coisas ainda se tornam piores e mais complicadas.
Nesta mudança tão radical em que ainda estou envolvido e metido, tenho de concentrar esforços e forças no que realmente importa e conta, porque apenas quando estamos em silêncio e nos percebemos, entendemos e aceitamos podemos efectivamente, viver a nossa vida e sobretudo dar valor ao que temos.
Mas o essencial é o importante é mesmo estarmos de bem connosco próprios e sabermos o nosso caminho, a nossa direcção e tentar sempre estar melhor e mais consciente do que somos e temos.
Com todos os meus defeitos - que são muitos - tenho cada vez mais a consciência de que sou capaz de me entender mais rapidamente, de rectificar melhor os meus erros e ainda de perceber melhor toda a envolvencia, bem como de conseguir ( mas nem sempre ) reagir com mais pensamento e menos acção.
Ontem estava meio "apático" ou se quiser ser justo comigo e com quem merece, estava com uma enorme vontade de falar, de explicar e de me fazer entender mas em simultâneo acho e sinto que, mais do que nunca, tenho de contar cada vez mais comigo e não procurar muletas ou apoios externos para os meus problemas, dilemas ou questões. 
Tenho de crescer, amadurecer ainda mais e não fugir sistematicamente para as "saias" protectoras de quem quer que seja, por muito que seja esse o meu registo e por muito que tenha sido isso que me foi incutido e "ensinado" pelos arquétipos femininos que atravessaram a minha vida.
E todos esses arquétipos obedecem a um mesmo tipo de domínio, de fraqueza e de dependência de que me quero ver livre e bem livre, bem como precisar de ter referências masculinas, fortes e consistentes. Toda a minha vida tem sido atravessada por esta problemática de que começo a ter consciência e contacto. E felizmente que com a ajuda preciosa e indispensável do meu guru estou a conseguir perceber muito do que ainda tenho guardado.
Ainda tenho muitas e muitas gavetas completamente fechadas e encerradas, cheias de pó, poeira e lixo tóxico, mas felizmente que já tenho muitas gavetas e prateleiras completamente arrumadas e muitas outras já abertas ou entreabertas em modo de limpeza e arrumação.... tenho a impressão de que em cada sessão se vai limpando e arejando muitas dessas mesmas gavetas e prateleiras. É isso é para mim bastante importante e verdadeiro....
Os meus registos e a minha forma de estar devem e têm mesmo de ser alterados e modificados por mim mas também por todos aqueles que comigo lidam, que estão  comigo e me acompanham....  devo-me isso bem como a todos eles e são, felizmente, bastantes.
Nesta caminhada pela vida, vamos tendo surpresas, alegrias, decepções, tristezas, bem como encontros e desencontros mas a verdade é que se formos nós a comandar a nossa vida, a ter mão firme ao leme e ainda a acreditarmos em nós tudo será mais verdadeiro, íntegro e bastante mais fácil, na certeza de que, com o nosso silêncio e a nossa vontade, temos a certeza de que podemos prosseguir esta via e este percurso.
Também sabemos que nos falta muito e muito mais para crescermos e estarmos naquele ponto em que quero estar e alcançar, na certeza de que a vida é para ser bem vivida, aceite e compreendida. Hoje sinto-me mais tranquilo, apesar de ainda estar magoado com muitas coisas e não perceber muitas outras, mas não fará isso parte da nossa vida ??
E, feliz ou infelizmente, ontem também me apercebi de algo que ainda não materializei completamente mas que está a seguir o seu percurso e talvez a ser devidamente integrado,ou entranhado. Também acho que é altura de assim ser e não andar à procura de quimeras ou de sonhos impossíveis neste momento.
Um enorme SORRISO neste dia de hoje, nesta quarta feira, meio da semana e quase no fim dum mês que é sempre complicado pelo regresso dos miúdos à escola. Um SORRISO muito especial a todos os que me acompanham e me "aturam" nos dias bons e menos bons !

Sem comentários: