quarta-feira, abril 08, 2015

Tons Cinzentos

Mais um dia cinzento e de chuva, a condizer com a minha interioridade... na verdade ando de novo numa fase bastante estranha e confusa por não saber exactamente o que faço na vida e se algum dia conseguirei modificar a minha essência nos pontos mais negros e se serei uma pessoa melhor e mais tolerante. E sobretudo mais feliz !!
No outro dia, fui visitar o centro educativo Padre Antonio Oliveira que não é mais do que uma prisão de menores e onde eventualmente poderei prestar um serviço de voluntariado na minha qualidade de medico. Fez-me imensa impressão todo o ambiente, todas as portas fechadas que levam à privação da liberdade. Ainda por cima crianças que rondam os 15/16 anos, de meios extremamente cadenciados e fechados neste centro por crimes cometidos.
Não sei bem se terei "estofo" para conseguir estar neste meio fechado e completa,ente novo para mim, apesar de ser, talvez, uma experiência nova é completamente diferente.
A vontade de trabalhar está completamente em baixo e, uma vez mais, sinto-me desnorteado e perdido no meio do nada e principalmente sóZinho nestes dias cinzentos. 
Ontem não consegui reagir adequadamente a uma situação que me pareceu extremamente injusta e reveladora de algo inexplicável por palavras mas sentida interiormente. Uma enorme sensação de abandono, de perda e de algo estranho que, de todo consigo explicar.
Por muito que faça continuo, em determinadas situações que colidem com os meus medos e fantasmas, a reagir em vez de reflectir e adequar à acção aos factos mas é-me praticamente impossível essa atitude em determinadas alturas. Sobretudo quando me sinto mais fragilizado e em risco....
Há alturas, como hoje, que só me apetece fugir para a terra de ninguém ou para os braços de Morfeu, para não dar conta da passagem das horas e dos dias e para que tudo desapareça e se transforme em nada, em cinzas e que todos os problemas deixem de existir. Talvez assim me deixe de sentir inseguro, com baixa auto-estima e sem confiança nenhuma em mim e na vida.
Quadro negro, depressivo e aparentemente um caminho afunilado e sem outras saídas sem ser mesmo esperar, aguentar e seguir em frente neste dia a dia, actualmente tão penoso. Muitas vezes, parece-me que regrido em vez de avançar e de ficar melhor. Este negrume existente e este aperto que sinto é-me bastante doloroso e não sei muito bem como agir ou o que fazer. Sei apenas que preciso dum apoio, dum ombro amigo e  que me dê alguma alegria diária e Algum objectivo na vida e no dia a dia.
Às vezes apetece-me tomar medidas radicais, desaparecer e fugir para sítio algum, sem me reconhecer a mim próprio nem ver aquela pessoa cheia de força que julgava ter e possuir. Afinal talvez seja apenas um balão cheio de ar que se vai esvaziando e que não se consegue encher com nada a não ser com o vazio da vida e com a angústia existente em mim.
Tenho que ultrapassar rapidamente esta fase e estes pensamentos para que consiga seguir em frente e viver a vida, duma forma feliz e plena. A verdade é que também o contexto em que estamos é extremamente difícil é custoso, nunca me tendo encontrado nesta situação de ter que fazer contas e de dar um jeito nos dinheiros. Este aspecto também me desorienta bastante e tenho que me habituar a viver assim.
Sinto falta dos meus filhos r principalmente do mais novo, que continua por terras angolanas mas que, felizmente, deve estar a chegar em breve. Será talvez das minhas melhores obras da vida e daí o me ter feito tanta confusão ver todos aqueles jovens enclausurados e já com um passado de delinquência, sem ajudas válidas ou caminhos alternativos. Devíamos pensar mais nestes casos quando estamos em baixo e na comparação verificarmos e constatarmos que temos a sorte de termos uma vida boa e de nos realizarmos em muita coisa.
Mas a vida continua, este cinzentismo tem que se transformar em cores vivas e alegres para que, com um grande SORRISO consigamos passar este Cabo das Tormentas e chegar a bom porto. Para isso "apenas" necessitamos de Amor. Harmonia e principalmente de compreensao entre todos e sobretudo nos que se Amam e Estimam. 

Sem comentários: