sábado, abril 18, 2015

Consciência

Tenho recebido manifestações de carinho de que nunca me hei-de esquecer... sinais de Amizade fortíssimos e que me deixam quase sem palavras e bastante emocionado.
Nas alturas menos boas, temos a noção exacta ( ou não ) de quem está connosco e quem nos quer de verdade, sem subterfúgios, mentiras ou receios.
Como disse tenho tido surpresas duma grandeza imensa e até o meu guru ( um deles ) me estendeu o seu conhecimento e a sua análise duma forma extraordinária, para me ajudar a ultrapassar uma fase bastante complicada da minha vida.
Estou ansioso que o meu filho mais novo chegue finalmente da sua longa estadia por terras africanas, porque sinto necessidade de estar com ele e sobretudo de falar com ele. Sinto que o apoio dele vai ser fundamental para mim...
Ontem tive uma sessão altamente produtiva, consciente e é curioso o paralelismo de vida existente entre analisando e analista; passámos por experiencias comuns, trajectos de vida semelhantes, empreendedores ao nosso nível e ainda um grande know how que da, parte dele, evidentemente que é bastante mais profundo e sabedor, por toda a bagagem analítica.
De qualquer forma, estou a reestruturar-me e a tentar equacionar no ponto certo tudo aquilo que vai acontecer e uma das resoluções que tomei para já e enquanto estou nesta indefinição ( quase certeza ) uma das minhas prioridades será entregar-me mais e melhor ao trabalho e aos meus pacientes. Não posso nem devo fugir a essa realidade e tenho mesmo que estar em condições de o fazer.
Igualmente tenho que pensar mais positivo e afastar eventuais outros planos menos lógicos, se bem que não possa, em consciência, descartar qualquer eventualidade se o peso do presente e sobretudo se a carga do futuro se afigurar demasiadamente pesada.
Tenho de crescer, de amadurecer cada vez mais e de saber mesmo reagir em vez de agir, de raciocinar em vez de me afundar sem qualquer sentido. A dor e o sofrimento mental e neste caso até bem físico devem e têm de ser encarados duma forma conscientemente saudável e logica.
Ontem também tive conhecimento dum dos gestos mais bonitos que alguém fez por mim, pela minha integridade, demonstrando uma enorme Amizade e um enorme Carinho e Amor. Se já era uma pessoa fundamental, a certeza é que ultrapassou tudo isso para fazer parte integrante de mim. Nunca me esquecerei desse gesto e dessa atitude. Bem como a de outros que têm sido inexcedíveis na sua presença constante, invisível muitas vezes mas muito real.
Não sei antever nada, não sei mesmo como vai ser mas sei que, neste momento, tudo me passa pela cabeça e tenho, devo encarar apenas o presente e o dia a dia, para conseguir assim, minuto a minuto, estar comigo e não escorregar para um imenso abismo negro e muitíssimo escuro.
O principal é acreditar que é possível e isso eu acredito e tenho muita FÉ de conseguir aquilo que mais gostaria, visto ter a certeza de que os sentimentos e a realidade se acabarão por se impor e manifestar. Tenho de acreditar mesmo nisto para me manter à tona nestes dias e assim seguir (mais ou menos) em frente e duma forma digna e racional.
São muitos os fantasmas e os medos que surgiram de novo no meu consciente; são muitos os traumatismos que revejo e que constantemente sinto e me aparecem. São situações (ainda) não resolvidas e bastante presente, que foram no fundo e na sua essência, tudo aquilo que sempre constituiu a minha existência.
A idoneidade, a verdade dos factos e de nós próprios bem como a nossa real  identidade real são mesmo o nosso património pessoal, a nossa âncora e a nossa salvaguarda do irracional, da fuga e da desmotivação pessoal. Temos a obrigação de ser fortes, coerentes e de transformar as relações do agrado de ambas as partes, não querendo de forma alguma controlar, dominar ou ir para além dos limites que podemos e devemos ter.
Não posso passar para o "dark side" da minha identidade que é, como eu sei, muitíssimo má e capaz de trazer ao de cima o meu pior, as minhas facetas mais negras e escuras. Não quero isso nem tão pouco causar sofrimento às pessoas que Amo e estimo, tendo que ter mais cuidado com o que digo e faço, mesmo que mantenha ou possa manter em aberto todas as hipóteses em que tenho pensado. E são muitas e, como sempre, com algumas alternativas sendo evidentemente umas melhores e outras piores. De qualquer forma, a esperança será sempre a última a morrer e até ao fim quero mesmo acreditar que ainda tudo será possível.
Costuma dizer-se que o futuro a DEUS pertence e talvez seja assim, mas também acredito que nós possamos fazer toda a diferença e se soubermos pensar, agir com inteligência e racionalidade talvez consigamos mais facilmente aquilo que ansiamos e desejamos do fundo de nós mesmos. A vida é um carrossel de emoções e de factos, muitos deles imprevisíveis e fora do nosso controle, mas muitos outros comandados por nós e connosco. Nós fazemos a diferença e nós podemos controlar muita coisa desde que o saibamos fazer duma forma doseada, racional e bastante inconsciente.
Hoje deixo o meu habitual SORRISO ainda sem a exuberância e a verdade de dias passados, mas pelo menos com a esperança de que, talvez ( um grande talvez ), se consiga encontrar um grande equilíbrio e aquilo que mais desejamos. ou pelo menos, que encontremos um significado para a vida e para o nosso quotidiano. Quanto ao resto, vivamos um dia de cada vez e concentremo-nos no que temos, em quem nos rodeia e tanto quer e ainda naquilo que somos e podemos ser.



Sem comentários: