sexta-feira, abril 10, 2015

Perguntas

Finalmente sexta-feira.... dia também cinzento mas bastante mais pacífico e tranquilo, talvez pelo feedback da sessão ontem ocorrida.
Tenho pensado que, efectivamente, também gostava que os meus pacientes fossem tão fiéis ao médico/terapeuta como nós somos ao AA, que o seguimos ao longo do seu trajecto e das suas deambulações. Este enorme laço de confiança é algo de muito importante e que, infelizmente, se tem vindo a perder na área da medicina dentária.
Aliás penso que as relações humanas se têm alterado imenso e duma forma não muito positiva, visto que os valores humanos, a ética interpessoal e a educação cívica são aspectos que estão aparentemente em vias de extinção e pelos quais a maioria das pessoas parece não se reger, nem se preocupar.
Ultimamente tenho chegado a algumas conclusões acerca da minha vida e da minha maneira de ser e de estar, constatando que ao longo dos tempo, há padrões fixos, medos constantes e ainda uma procura constante por carinho e afectos que me foram negados e que me são essenciais.
Talvez isso explique muito do meu lado mais negro e patológico, que me conduziu a situações horríveis e a formas de vida muito estranhas que me iam dando cabo da vida, das relações  e de mim mesmo.
Afinal que finalidade tem a vida e que fazemos mesmo nesta passagem terrena que atravessamos vindos donde e a caminho de que ? Será que como defendem alguns estamos aqui várias vezes para irmos subindo de patamar e cumprindo o nosso Karma ? Ou não há mais do que isto e assim como vimos do pó, para o pó voltamos ?
Neste momento, o importante é mesmo aproveitar o melhor possível esta vida, sem complicações, sem negativismos e apenas e tão só, fazermos o nosso melhor para sermos felizes e também fazer os outros felizes. Depende da nossa vontade e capacidade este objectivo que, talvez, seja o mais importante e fundamental.
Há certezas que vou tendo neste momento, sendo que não nos podemos deixar arrastar por negativismos ou pessimismo sem excesso, nem grandes interrogações acerca da vida, do que somos ou para onde vamos. O melhor será mesmo não ter um argumento ou narrativa pré-definida e deixar que a vida corra da forma que for, tentando apenas corrigir o que pudermos e fazermos o nosso caminho duma forma saudável, simples e confortável para nós próprios e para quem está connosco.
Não podemos, nunca, agradar a todos nem tão pouco estarmos sempre em conflito interno e em disputa connosco mesmo, sem alegria, sem felicidade ou sem se ter a possibilidade de escolher o nosso caminho e forma de estar neste Universo. Apenas este normal desenrolar dos momentos e dos factos, nos poderá dar a tranquilidade que queremos e desejamos, visto que na sua essência, o Ser Humano "apenas" quer ser feliz e ter acesso aquilo que o possa mesmo realizar ou tornar melhor.
Como já disse, infelizmente temos que ver e reparar que a interligação entre as pessoas se tem vindo a deteriorar com uma completa falta de consideração, um "pisar" constante das pessoas e a tal falta de educação e de cidadania que é notória todos os dias. Compete a cada um de nós tentar alterar essa enorme falha e seguir um caminho mais directo, mais responsável é adequado aos objectivos que todos queremos. Integridade, verdade e respeito de todos por todos.
Um enorme SORRISO nesta sexta-feira para todos aqueles que Amo e que estão sempre presentes comigo neste dia a dia em que tantas vezes nem conseguimos parar para pensar e reflectir no que somos e no que queremos mesmo ser. Bem como no que pudemos ser!!

Sem comentários: