quinta-feira, abril 09, 2015

Osmose

Constato que sou altamente osmótico ao que me rodeia, visto que neste momento, como estou rodeado de pessoas inseguras, insatisfeitas e com muitas dúvidas também me deixo "apanhar" nessa onda e ficar angustiado e cheio de negrume.
Quando vejo tanta gente a interrogar-se acerca da finalidade duma vida, pergunto-me mesmo qual será o objectivo da nossa vida e da nossa passagem por este estadio.... se não conseguimos ser felizes, então que fazemos ou que podemos fazer ??
Estes dias cinzentos e tristonhos, em pouco ajudam o nosso estado de espírito e a nossa presença neste quotidiano que, por vezes, se torna bem pesado é difícil de superar. Mas temos, devemos ultrapassar esta fase que se reflecte no nosso trabalho, na nossa maneira de estar e ainda num certo retrocesso em todo o meu processo analítico e de amadurecimento.
Esta imensa vontade de fugir, de deixar passar o tempo sem ter de estar presente, de querer não estar onde estou mas sim algures no Universo, longe de preocupações, de fantasmas e de medos é o que me caracteriza neste momento. E que me assusta deveras!!
Quando falo em osmose, refiro-me à grande influência que os objectos externos têm dentro de mim, como, por exemplo, acabei de constatar agora mesmo perante uma resposta menos positiva da minha assistente, mas que até poderia ter alguma razão para ter tido aquela atitude.
Outra conclusão a que tenho chegado é a minha dificuldade em ser mais frontal, em ser mais verdadeiro nas minhas atitudes para com as pessoas e querer sempre ter uma espécie de guarda chuva protector que me resguarde dos factos e acontecimentos. Principalmente dos que não quero ver ou ter que agir.
Aliás este aspecto que sempre me caracterizou deve ter a ver com a minha falta de maturidade, de auto-estima e de confiança; procuro sempre um esconderijo, um lugar onde possa estar sem ser confrontado com algumas realidades ou verdades. Talvez por isso mesmo esta grande osmolaridade que sempre tive e que tem os seus altos e baixos. Quando julgo que estou menos receptivo a esses mesmos objectos externos, constato a minha grande dependência desses mesmos factores.
E queria que fosse diferente, que conseguisse reagir às adversidades e ao que não corre bem, duma forma mais tranquila, mais salutar e verdadeira. Sem subterfúgios, sem me esconder atrás doutras pessoas ou realidades. Mas não consigo mesmo por não estar a crescer como devia. Já é altura de ser adulto e de ser Homem.
Porque será tão difícil este processo de crescimento, de aceitação e de interiorização da realidade e de tudo aquilo que nos envolve e faz parte da nossa vida? Porque será esta permanente conflitualidade interna projectada para o exterior e que me faz sofrer desnecessariamente? 
Será que nunca conseguirei ultrapassar estas minhas limitações e complexos, de modo a tornar-me diferente, melhor e mais adequado ao que tenho e sou neste presente ? Porque tenho (quase) sempre que negativar os factos, de (quase) adulterar o que me rodeia e de ver mais os lados negativos do que os positivos.
Quando finalmente vou conseguir estar bem comigo mesmo e aproveitar o que tenho, as pessoas que me Amam e que eu Amo, bem como todos aqueles que me têm verdadeira estima e carinho? Quando vou estar mais aberto à felicidade e deixar de ser um eterno insatisfeito e em simultâneo um velho do Restelo ?? 
Quando será que me vou deixar destas angústias existencialistas e destes melodramas em que pareço constantemente mergulhado como que a procurar o refúgio do útero materno e a protecção dos mais crescidos e dos "adultos", talvez querendo esquecer-me que ta,bem pertenço ao grupo dos maiores e até já dos seniores.
Espero, desejo que esta enorme influência externa se vá atenuando e esbatendo para que consiga viver comigo mesmo, mais sossegado, mais tranquilo e sobretudo sentir aquele SORRISO que gostaria de ter sempre e em cada momento. Preciso urgentemente de bons ares, influências positivas e principalmente estar de bem comigo mesmo e com a minha identidade.
Conseguirei alguma vez chegar a essa fase e ficar conscientemente bem e a aproveitar tudo aquilo que tenho; felizmente que tenho a sorte de ter muita coisa positiva e benéfica na minha vida. Quero gritar ao Universo a minha vontade de crescer, de amadurecer e de ser FELIZ.

Sem comentários: