sábado, abril 04, 2015

Os Quarenta

Há quase vinte anos que passei os meus 40 anos de vida... lembro-me perfeitamente de ter sido uma altura dificílima é complicada. Quando tomei consciência desse facto por causa da validade da minha carta de condução fiquei profundamente triste e até deprimido.
Parecia ter sido num ápice a passagem dos anos, dos dezoito aos quarenta numa rapidez assustadora e aparentemente sem quase dar por isso. A partir daí a rapidez do tempo foi notória estando neste momento quase a ultrapassar outro patamar da vida.
Tudo isto a propósito de se faEr quarenta anos e da importância que todos ou quase todos dão a esta idade que, parece dividir a nossa vida, mas que afinal é apenas mais uma etapa dessa mesma vida.
O importante e o que realmente conta é a nossa idade interior, o que sentimos, somos e fazemos para estarmos de bem connosco e com os outros. A nossa consciência, a nossa identidade, a nossa postura são aquilo,que nos diferencia ao longo do tempo e que nos caracteriza; podemos ter Vinte, quarenta ou sessenta anos que nada significam se não tivermos a certeza do que somos ou queremos.
No meu caso pessoal, estou ainda em pleno processo de aprendizagem e de crescimento, tendo neste presente maior consciência do que sou que alguma vez tive ao longo dos anos.
Anos que nos dão maturidade, know-show e a humildade de reconhecermos as nossas limitações, fraquezas, vícios bem como as nossas qualidades e formas de estar.
Em cada minuto da vida, podemos e devemos aprender alguma coisa por ínfima que seja e que possa contribuir para o nosso desenvolvimento e crescimento. Estamos sempre a aprender, a amadurecer e neste processo da vida a grande e mais importante diferença entre as pessoas é, precisamente, a capacidade de nos apercebermos da engrenagem da vida e dos seus ensinamentos. Por isso, os anos reais não interessam mas sim a nossa interioridade e força para agarrar cada minuto, hora e ano que passa por e através de nós.
Que tenhamos a inteligência e discernimento para aproveitar os bons momentos e conseguirmos construir a vida connosco e com todos aqueles que nos Amam e Estimam... E efectivamente não sei lidar com determinados comportamentos, nem perceber algumas atitudes sem as interpretar duma forma egocêntrica e pouco saudável. Mas faço um esforço para conseguir ir para além disso e as compreender ( às atitudes) duma forma diferente e direccionadas duma forma correcta.
Parabéns a alguém muito especial pelos seus quarenta anos, esperando que rapidamente consiga superar esta prova e apreender a realidade da vida e a certeza de que somos aquilo que queremos e podemos, num somatório do nosso passado, presente e futuro. Um beijinho e SORRISO muito e muito especial.
Ter a felicidade de estar nesta Paz em que estamos, a aproveitar o sol deste início de primavera, a olhar para a água translúcida da piscina e para o verde que nos rodeia é algo de fabuloso em qualquer idade e momento por significar que estamos vivos, lúcidos e capazes de apreciar verdadeiramente a vida e aquilo que ela nos oferece e dá em cada momento.
Neste dia especial, um SORISO também especial a todos aqueles que, hoje, têm o seu aniversário e , em especial, aos que entram nos quarenta, que é a idade da ternura.

Sem comentários: