sábado, fevereiro 21, 2015

Social

É bom receber pessoas em nossa casa, para jantar pela companhia e ainda pela diversidade de pessoas que conhecemos e que nos trazem sempre algo de inovador e diferente.
Ontem tivemos uma das minhas mais antigas amigas, tendo sido inseparáveis durante uma série de anos, extremamente importantes na nossa vida. Foi um reatar dessa mesma amizade, e numa fase em que ela tem alguns problemas e dificuldades pelo relacionamento afectivo em que está.
Ontem ela estava particularmente sensível e triste com a situação em que se encontra e tentou encontrar algum apoio em mim para determinadas situações; a verdade é que eu não me posso, nem devo, meter-me na intimidade dum casal principalmente quando é a primeira vez que estou em minha casa com uma das partes. Tive mesmo que acalmar as coisas e levar a conversa para outros campos...
De qualquer forma, foi extremamente agradável, simpático e descontraído se bem que tivesse havido aqui e ali umas picardias entre eles, que tentei acalmar visto que era a primeira vez que eram nossos convidados. Mas serviu mesmo para desanuviar...
Hoje temos outro jantar - num restaurante para variar - de esclarecimento de algumas situações e ainda de prevenção de outras para que a nível profissional as coisas possam correr o melhor possível, sem chatices nem problemas. Veremos como corre...
Quanto a tudo o resto, nada de novo na principal fonte de combate actual em que a indefinição permaneça e os sinais são contraditórios. O tempo, a calma e a interiorização dos factos e das ocorrências são essenciais para que tudo se possa processar da melhor forma e principalmente com um desfecho positivo, como desejo mesmo.
Nada posso fazer para apressar ou ter uma resposta imediata ou breve, sentindo apesar de tudo que este compasso de espera pode ter efeitos adversos e negativos; de qualquer forma não quero pensar muito nisso e antes pelo contrário deixar correr da melhor forma estes dias.
Tenta-se marcar a diferença, tenta-se diminuir a ansiedade e uma certa angústia que se vai tendo de vez em quando e assim viver o momento presente da forma possível. Sinto estar a aceitar bastante melhor as frustrações e a pensar mais acerca de tudo, com menos acção e mais reflexão.
É essencial que tenhamos a consciência de que, assim como o Universo gira sem darmos por isso, também a consciência humana faz o seu percurso duma forma muitas vezes autónoma e, parece, muito controlada pelo inconsciente. São processos complexos e complicados que temos de descodificar e entender de forma a que consigamos estar de bem connosco próprios, com quem nos rodeia e com a vida.
A semana que passou foi uma semana estranha no consultório pelas desmarcações havidas, pelas sucessivas interrupções que temos e ainda pelo clima que se estabeleceu. Clima que até, neste momento, é mais pacifico e mais tranquilo para trabalhar visto que se estabeleceram mesmo barreiras e limites evidentes, que facilitam o quotidiano dentro do nosso espaço profissional. Assim se mantenha tudo como está, para evitar mais crises e irracionalismos.
Este fim de semana nada temos de especial, mas espero que possamos descansar e ainda, talvez, falar e consolidar alguma coisa da nossa vida, porque essa é uma das minhas prioridades do momento. Mas como disse tenho que dar tempo ao tempo, interiorizar factos e sobretudo não deixar que a acção se sobreponha ao pensamento, mas sim que seja este a comandar e a imperar sempre.
Acho curioso esta transformação dum ser tão irracional, inconstante e até provocador no sentido de estar sempre a ir para além dos limites, para esta pessoa mais tranquila, harmoniosa e reflectida; esta pessoa que, actualmente, está em constante processo de assimilação e que  consegue utilizar essa ferramenta tão poderosa que temos - o pensamento - em quase todos os momentos do seu quotidiano.
Na verdade o processo analítico e terapêutico é extremamente eficaz e com resultados bastante positivos, se bem que, como alias fui alertada esta semana, não se possa passar do oito para o oitenta e valorizar em excesso aquilo que sentimos pois senão corremos o risco de passarmos para o outro extremo e não consolidarmos devidamente o que interessa e os alicerces que estamos a construir duma forma sólida e real.
Para todo o Universo e para todos os que Amo e estimo um enorme SORRISO e mesmo para aqueles que ignoro espero que seja um bom fim de semana, cheio de notas positivas e de Felicidade.





Sem comentários: