sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Silêncios

Em final de semana estamos cheios de vontade e de energia para os dias que se aproximam e que incluem trabalhar no sábado, um pequeno curso acerca de voluntariado, jantar com amigos e evidentemente o habitual jogo de Padel.
Sinto que as coisas parecem estar de novo a encaixar-se e a fazerem mais sentido, dentro deste mesmo invólucro físico mas com evidentes diferenças internas; este silêncio que vou sentindo e que se está a instalar duma forma duradoura e constante é bastante gratificante e pacificadora.
A vida é feita de pequenos factos, momentos, emoções e sensações que, no seu conjunto e se devidamente interiorizados, fazem o somatório do nosso dia a dia e a diferença entre a harmonia e tranquilidade e o desgaste ou incompreensão dessa realidade, bem como do contraste do ruído versus silêncio. Silêncio que nos pode dar uma forma diferente de estar neste Universo.
Recomecei a ler um livro, bastante interessante, acerca de "novos" conceitos e teorias do inconsciente, em contraponto ao que conheço acerca das análises de Freud. Fala-se agora em novo inconsciente que deixou de ter a carga lúdica, sexual e conflituosa que Freud estabeleceu, com diferenças evidentes e baseadas em evidências científicas, com a utilização da RMF, que permite visualizar e mapear as diferentes zonas do nosso cérebro.
Neste momento, podem-se saber as zonas cerebrais que estão em actividade perante os factos, os sentimentos e tudo aquilo que faz parte da vida é assim fazer uma melhor relação entre o que realmente se passa. Até já possível constatar a energia eléctrica dos neuronios e a passagem da mesma ente eles.
Conjugando isto com o que também li há pouco acerca de alguns factos de física quântica, como parecer que o nosso cérebro funciona um pouco duma maneira quântica, apreciando tudo em simultâneo e duma forma que ainda me é muito estranha, poder-se-à dizer que estamos perante uma enorme evolução do conhecimento é uma transformação de paradigmas que tinha.
É evidente que a progressão da ciência é constante e permanente e o que hoje é uma verdade, amanhã pode já não ser, mas são estes saltos quantitativos e qualitativos que permitem o nosso avanço e melhoria de vida do Ser Humano. Apenas é lamentável que muitas destas evoluções não sejam completamente postas ao serviço de todos e em especial dos que mais precisam, mas espero que para aí caminhemos e que a Humanidade reflicta a necessidade de ser mais justa e equalitária.
Muita filosofia nesta hora matinal, mas sinal de que estou desperto, atento ao que me rodeia e finalmente a sair da minha letargia e num reencontro comigo mesmo, que começa a fazer todo o sentido e mais algum. Sem uma grande paz e tranquilidade interior é muito difícil aceitar o que nos surge e enquadrar devidamente essa realidade.
Concluindo, sinto-me com energia, com vontade de continuar nesta "luta" diária na certeza de ter amigos fantásticos e pessoas maravilhosas a meu lado. Ainda ontem constatei isso quando me foi dito que este meu afastamento temporal tinha provocado dor e muitas interrogações numa pessoa que adoro. Fiquei surpreso e também contente com esta manifestação de grande e profunda amizade.
Com um apertado abraço a todos os que Amo e Estimo, bem como um luminoso SORRISO espero que este fim de semana seja mais uma progressão no nosso conhecimento e mais uma etapa na nossa vida.

Sem comentários: