terça-feira, fevereiro 17, 2015

Carnaval

Este dia de Entrudo tem sido algo confuso desde que deixou de ser "feriado" obrigatório e passou a ser facultativo no privado e sem o ser no sector público, exceptuando muitas e muitas câmaras municipais. O resultado é nunca se saber muito bem o que temos pela frente.
Tenho mesmo assim consultas marcadas durante a tarde mas nada de especial, mas mesmo assim não posso deixar de ir... também trabalhar faz bem e esta acalmia até é bem vinda.
O mundo interior de cada um de nós é algo de extremamente complexo e intrincado, visto que é o somatório do que fomos, do que somos, de todas as nossas experiencias, das pessoas que nos envolvem, das sensações e sentimentos que sentimos e estamos a sentir. Daí a grande necessidade da reflexão, do pensamento e de acreditar efectivamente em nós e nas nossas capacidades.
A transformação que todos nós temos ao longo da vida pode ser duma forma ou doutra consoante a nossa própria envolvência interna. Isto é, ao termos a consciência dos factos, dos medos, angustias, bem como de tudo aquilo que temos de positivo, dos nossos valores e princípios, poder-se-à então construir uma realidade sentida e principalmente calma e tranquila.
Os ruídos que, quase sempre, se atravessaram na minha vida, a pseudo rapidez com que tinha de viver, bem como muitas vezes a falta de sensibilidade eficaz para estar com os outros estão a desaparecer e a dar lugar a algo completamente diferente e bastante mais harmonioso e silencioso.
É por demais evidente para mim, neste momento, ser possível viver com este mesmo silêncio e até ser bastante mais benéfico e positivo para mim e para os outros. A acção do pensamento, a necessidade absoluta de saber quem somos neste momento e a ligação aos outros é feita, ou pode ser feita, duma forma diferente, mais consentânea com valores e ideais.
É um longo processo de aprendizagem e de construção de algo diferente; foi preciso chegar ao limite para poder então perceber, pressentir como estava e ser capaz duma reconstrução mais sólida e verdadeira. E é com estes alicerces mais fortes e melhor compreendidos que serei capaz de enfrentar a vida, a realidade e o quotidiano.
Tenho muito trabalho para fazer e prosseguir e sei o que quero e pretendo, bem como também sei o que não quero mesmo nem desejo. Este equilíbrio entre o que se pretende, o que se tem e o que não se quer, é bastante importante o nosso pensamento, a nossa forma de estar na vida e sobretudo a compreensão do que existe e podemos fazer.
A vida é mesmo assim, feita de avanços e recuos, de esperança e de desilusões mas acima de tudo tem que ser aquilo que nós formos capazes de fazer e de ser, visto que podemos ter nas nossas mãos a chave da nossa felicidade e de quem amamos e estimamos. "Apenas" é preciso estar atento e respeitar os espaços de cada um de nós.
Neste Entrudo, mais outro, em que tanta gente é capaz de se transfigurar e modificar por completo numa alegria e boa disposição, recordo com muita saudade uma época distante em que, mascarados andámos pelo Bairro, num divertimento imenso e até numa grande ingenuidade. Eram outros tempos, eramos outras pessoas e sobretudo sentíamo-nos bem.
Com essa recordação, espero conseguir recuperar essa faculdade de ser "ingénuo", de me divertir no momento certo e conseguir ter o SORRISO suficiente para enfrentar todas estas tempestades e adversidades que podem surgir na vida. Tenhamos a confiança necessária para que assim seja e acreditemos naqueles que nos rodeiam e com quem temos Amor e Amizade. 

Sem comentários: