segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Ondas de Choque

Carnaval.... Época de folia, de divertimento e de animação! Mas nunca gostei nem liguei muito a estes dias talvez por não ter um espírito carnavalesco ou então por já ter uma máscara permanente suficiente para necessitar de outra.
Para além disso, esta ansiedade que tenho e que me faz ficar tão desconfortável, não ajuda em nada para que me possa sentir bem e em harmonia. Parece ter havido um terramoto, cujas réplicas se estão a manifestar e continuarão a manifestar.
São ondas de choque duma enorme violência e força que estão a abalar a minha zona de conforto e o meu quotidiano mas que, espero, se resolva da melhor forma. De qualquer forma, estou espantado com as minhas reacções e atitudes nesta altura, completamente diversas do que seriam há uns tempos.
Pode ser uma uma ilusão ou um não querer ver a realidade, mas sinto que houve já uma alteração positiva nos comportamentos, um grande esclarecimento acerca de muita coisa e ainda um respeitar (ainda maior) da identidade de cada um. Talvez corresponda a uma nova etapa da vida e das relações.
Less is More é algo que terei de ter sempre presente e consciente; viver com o que temos, habituar-nos ao que nos circunda e principalmente a valorizar as pessoas, os factos e os sentimentos existentes. Felizmente que o que temos é o suficiente e necessário para conseguirmos ser felizes e fazer quem nos interessa feliz.
O tempo é uma ferramenta muito útil e que nos pode ajudar imenso nas mais diversas situações e momentos, porque o distanciamento e a análise permitem uma consciência e um raciocínio mais apurado e diferenciado. Felizmente que já vou conseguindo não reagir a quente e ter o discernimento necessário e suficiente para tentar compreender os factos, os sentimentos e agir duma forma mais serena e tranquila.
É uma enorme e abissal diferença da mesma pessoa que, entretanto, cresceu e amadureceu duma forma imensa, que é notória não só para o próprio como para quem me interessa que repara nessa mesma diferença.
De qualquer modo, não está a ser nada fácil este compasso de espera e esta expectativa que não depende totalmente de mim, mas tenho a esperança, a confiança de que (talvez) tudo se resolva da melhor forma e que as réplicas deste terramoto vão desaparecendo e dando lugar a algo novo, diferente mas francamente melhor para ambos e para todos. Normalmente depois de grandes abalos, pode acontecer uma franca melhoria das pessoas,dos sentimentos e das emoções, pelo que "apenas" tenho que manter a minha compostura, a minha atitude e preocupar-me com a dignidade das pessoas e o respeito próprio de cada um.
É fundamental esta percepção dos factos e preservação da identidade e amor próprio das pessoas, sempre com o objectivo de sermos felizes e de termos, mantermos o nosso SORRISO interno e externo de modo a que possamos sentir Amor e a Amizade de quem queremos.

Sem comentários: