sexta-feira, fevereiro 20, 2015

Futuro

Finalmente fim duma semana complicada, difícil de gerir e com um intenso trabalho reflectivo e de interiorização de muita coisa. Mas também dum grande aprofundamento de sentimentos e de conhecimento, bem como de interacção duma relação que se quer e deseja.
Ninguém sabe ou conhece o futuro, mas a verdade é que esse mesmo futuro é também fruto do presente e condicionado por este. Por isso, cada vez mais sinto e penso que são as nossas acções de hoje, a nossa actuação e estar que vão desembocar nesse futuro. Futuro próximo ou distante, mas sempre depois deste presente.
Vi algures um filme - de que não recordo o nome - em que o passado, presente e futuro eram a mesma coisa e vivenciados em simultâneo, bem como também tenho lido algumas teorias ou filosofias que assim pensam e afirmam nesta miscelânea da nossa vida.
Por isso mesmo, a nossa postura, a nossa forma de agir e de pensar vai, inevitavelmente reflectir-se nos dias vindouros e no resto das nossas vidas. Uma das minhas principais mudanças é mesmo o saber apreciar o momento presente, pensá-lo, interiorizá-lo e projectá-lo no futuro, buscando em simultâneo as suas raízes no passado.
Ou seja, mesmo em alturas stressantes e nas quais tudo ou quase tudo parece desabar, devemos ter a confiança suficiente e a estima necessária para enfrentar essas vissicitudes adversas e pensar positivo e para além do momento presente. Estar no presente, com os pés no passado e olhando para o futuro talvez seja a chave da nossa vida e da nossa própria harmonia e felicidade.
Uma das grandes diferenças sentidas é ser, actualmente, capaz de desminar e esvaziar situações explosivas ou nas quais me sinta extremamente desconfortável e/ou injustiçado. Talvez por lidar melhor com as frustrações e com tudo aquilo que não domino.
Ontem no consultório dei por mim numa situação dessas e rapidamente penso ter conseguido passar para além do momento e posicionar-me doutra forma. Parece que racionalmente estou a conseguir "fugir" do sofrimento" ou então a lidar com essa dor mental doutra forma e duma maneira mais saudável.
De qualquer maneira, nada disto é tão linear assim, visto que ainda tenho alguns altos e baixos mas felizmente vou conseguindo manter uma linearidade mais constante, sem os sobressaltos do passado nem as angústias existencialistas do outrora. Sei e sinto que, deste presente, vão surgir alterações e diferenças que vão nortear o futuro doutra forma e doutra maneira. Não sei ainda como nem de que maneira, mas que tudo será diferente isso é, já para mim, uma certeza.
O crescimento do Ser Humano, a sua maturação vai-se fazendo e há determinadas alturas da nossa vida em que parece ser necessário fazer um balanço da vida, do que fizemos, fazemos e iremos fazer o que nem sempre é fácil. Por vezes quando fazemos uma introspecção séria e real, descobrimos que podemos não ser como gostaríamos, mas se estivermos num caminho de verdade, de descoberta de nós próprios e de interacção com quem amamos e estimamos, então eventualmente estaremos no tal bom caminho que todos procuramos.
Quando pomos em causa muito do que somos, isso será também um sinal de crescimento e, na destruição de alguns mitos ou maneiras de ser, poderá surgir algo diferente mais consentâneo com a nossa harmonia e felicidade interna. Mas sem menosprezar o que de positivo nos rodeia, nem deitando fora o patrimônio interior que fomos adquirindo e até aquele que nos é passado pelas pessoas que nos rodeiam.
Como dizia a minha avó paterna o segredo está em saber viver, porque viver não é difícil. Nesta gestão e equilíbrio das coisas está efectivamente o que somos e seremos, visto que acredito mesmo que somos nós que fazemos a diferença neste dia a dia que temos e que queremos mesmo ter. Se procurarmos a felicidade, o bem estar e a harmonia individual e colectiva tudo é/será mais fácil e possível de realizar e concretizar.
Felizmente vamos ter mais um fim de semana que, espero, seja bastante mais tranquilo e pacificador que o anterior e na progressão desejada, porque, estando a minha atenção muito focada em determinados factos, preciso também de reforços positivos e de me entender e saber o que quero mesmo.
Com este pensamento e estas reflexões, aqui fica o meu SORRISO para todos aqueles que Amo e estimo, bem como duma forma geral para este Universo onde estamos e onde poderemos fazer a diferença. Ou pelo menos tentar fazer a diferença .....



Sem comentários: