sábado, janeiro 31, 2015

Sábado

Começa-se o dia a pensar num bom jogo de Padel e recebe-se a noticia de que os campos estão impraticáveis e por isso os jogos cancelados. Foi de qualquer modo ao Clube, esperando que os meus parceiros também fossem mas a verdade é que ninguém apareceu.
O campo estava molhado mas poder-se-ia ter jogado, mas assim não aconteceu porque também este grupo é mais complicado que o meu grupo dos domingos!
Agora vamos dar um passeio por Évora para ouvirmos a minha amiga AE a cantar no seu coro, bem como o seu maestro, para variarmos um pouco e ver se consigo desanuviar bastante deste peso que vou sentindo.
Tenho, ou penso isso, estar a fazer um esforço para não "carregar" em pessoas que não devo e conseguir desanuviar o ambiente, mas a verdade é que o feedback não é positivo, porque as reacções são sempre muito violentas e pouco de acordo com aquilo que espero ou gostaria.
A verdade é que, narcisicamente, as coisas estão complicadas e as projecções que ando a fazer não serão certamente as melhoras, mas se também não consigo ter a ajuda que penso precisar ou que gostaria, como é que hei-de seguir em frente.
Se as dúvidas são imensas e bastante fortes, se o estado anímico não é o melhor nem o mais positivo então se não conseguir ter interlocutores mais receptivos e tolerantes, torna-se bastante difícil conseguir melhorar ou seguir este caminho.
A vida em geral está bastante difícil e complicada, sobretudo em termos profissionais, visto que a situação socioeconómica está francamente má; ainda ontem estava a ver que havia o risco de dois milhões de portugueses estram no limiar da pobreza, o que, evidentemente, se reflecte em toda a actividade económica.
Ainda por cima se não há uma vontade evidente de mudar determinados comportamentos e atitudes, no sentido de querer puxar as pessoas, de querer "forçar" um pouco a marcação então dificilmente mesmo se conseguirá fazer diferente. Estando perante pessoas tão complicadas e pouco ligadas á realidade, não é fácil gerir esta questão, que me preocupa imenso.
Também a eterna questão da marcação das férias é, todos os anos, um problema e um dilema pela aparente falta de empenho e duma certa falta de firmeza perante pessoas e atitudes. Penso ou sinto que se poderia fazer diferente, entendendo, contudo, a diferença de situações e de peso relativo de cada um. Ser profissional liberal ou estar dependente de outrem fará toda a diferença.
Sinto mesmo necessidade de "descarregar" esta nuvem neuronal que me tem acompanhado nestes últimos tempos e que me tem perturbado bastante; interrogo-me se o estou a conseguir e se é mesmo este o caminho que devemos tomar e seguir. Talvez seja mas temos que ir com calma e sobretudo convictos desse mesmo caminho e, com esforço, mas empenhados, devemos seguir em frente e continuar este mesmo percurso.
A vida dá muitíssimas voltas e tenho a certeza de que, ao contrário, do que possa pensar ou até sentir, há sempre alternativas e outros caminhos e tenho tido a prova de que o acaso, o deixar acontecer e aparecer até pode tornar tudo bastante mais interessante e fortificante, pelo que tenho mesmo que deixar seguir os dias e esperar que tudo se encaixe.
Ontem recebi uma carta escrita por mim no final do curso de Mindfulness, com que tínhamos terminado esse mesmo curso e achei curioso o que escrevi porque corresponde aquilo que ainda hoje penso acerca desse mesmo curso e dos seus ensinamentos. Ainda hoje estou a pôr em pratica alguns dos conceitos aprendidos e acho que me fez muito bem essa "nova" forma de pensar e reflectir.
Ando mais optimista e aparentemente vou conseguindo, lenta e firmemente, sair desta letargia e negrume em que por vezes sinto estar, pelo que aqui deixo o meu habitual SORRISO mais convicto e seguro de que é real e existe efectivamente. Esperemos que se mantenha e que se consolide cada vez mais em cada dia que passa, bem como nestas novas autoestradas neuronais que se estão a construir.
Sejam Felizes e construtivos porque a vida merece ser vivida, mas bem vivida e conseguida sempre com um SORRISO cada vez mais aberto, franco e verdadeiro.

Sem comentários: