sábado, janeiro 10, 2015

Jantares

Há momentos e acontecimentos que, pelo inesperado e espontaneidade, nos deixam surpresos e de bem com a vida e connosco. Se a felicidade é composta destes pequenos/grandes nadas, então posso dizer que tenho bons momentos e que consigo que essa mesma felicidade faça parte da minha vida.
Ontem, tive um desses momentos... no jantar de despedida duma assistente do SAMS, senti um espirito de equipe e de união fantástico, para além de um enorme carinho e ternura que me é dado e igualmente retribuído.
Efectivamente ao fim de mais de 20 anos e mesmo com todas as transformações efectuadas não se conseguiu destruir o cimento que une todos aqueles que trabalham juntos há tantos anos. Podem mudar, transformar  ou alterar o que quiserem, que o núcleo duro e inicial se manterá sempre.
Foram horas bem passadas, bem dispostas e apesar de "perdermos" uma assistente que se vai mudar para um dos postos periféricos, valeu bem a pena pelo grande calor humano encontrado e sobretudo pelo carinho e ternura que me foi dispensada.
Foi mesmo algo de que precisava; deste envolvimento afectivo, desta união e aproximação, bem como estar junto de pessoas que me estimam e que estimo, apesar de no dia a dia muitas vezes não nos apercebermos disso.
Com momentos destes e com pessoas assim, ainda tenho esperança de que poderemos viver em tranquilidade neste Universo e que a harmonia e a felicidade são possíveis.
Se a definição de felicidade que o AA me deu no outro dia é a correcta, então posso mesmo dizer que ontem estive FELIZ.
E ainda mais pelo contraste flagrante existente este ambiente e estas pessoas com aquele em que trabalho diariamente; não me sinto minimamente acompanhado, nem principalmente entendido e se bem que não me seja particularmente importante neste momento, não me deixa de causar alguma pena e tristeza não ser mesmo diferente.
Mas como uma das minhas decisões para 2015 foi procurar a Felicidade e sentir que ela pode ser uma realidade sentida em cada momento e não num pico ou êxtase, procuro apenas fazer o que devo, manter uma calma constante e ainda deixar que seja o pensamento a comandar a acção e não a reagir a quente e de imediato.
Curiosamente estou a ouvir, com uns headphones excelentes que foram presente de natal, o concerto de Simon & Garfunkel, cujas musicas me recordam a minha adolescência e momentos de felicidade e de bem estar. Simplesmente o "Bridge Over Trouble Water" é a minha música de sempre e ouço-a repetidamente, gostando que ela me acompanhasse nos meus últimos momentos e durante a minha despedida desta vida.
Ainda hoje tive outro pequeno momento de felicidade, porque nem tudo pode ser negativo de manhã; o meu filho mais velho disse-me que o Pai está tão diferente... é um elogio de reter vindo da parte dele e ainda mais pela felicidade em que encontra no seu novo mundo de trabalho, onde se começa a destacar e a ter a merecida recompensa.
Eu sei que ele vai conseguir um excelente lugar na vida, se conseguir perder um pouco o seu lado sonhador e pouco pratico e aplicar-se mais na realidade e no quotidiano, bem como preocupar-se mais com as pessoas. Mas fiquei bem contente com esta observação, bem como pela pequena conversa que tivemos.
Contrasta com o desfasamento que parece existir actualmente noutro aspecto da minha vida, pela aparente vontade de afirmação mutua e pelo desentendimento pontual que, muitas vezes, vai deteriorando as situações. Sei que não estou nas minhas melhores condições e que preciso necessariamente de me recentrar e de continuar a procurar o meu caminho, porque apenas e quando "for uma pessoa inteira" conseguirei também harmonizar-me melhor com os objectos externos e com todas as pessoas que Amo e Estimo.
Enquanto a vida segue o seu próprio ritmo, temos também que, conscientemente fazer uso duma ferramenta extremamente importante que temos, chamada Pensamento e agir em conformidade com esse mesmo acto e não reagirmos de imediato como era o meu costume.
Assim talvez ( grande interrogação ) consigamos mesmo atingir o nível de FELICIDADE e de HARMONIA que queremos, aliado ao nosso SORRISO que deve ser cada vez mais sentido e luminoso. É importante que estejamos de bem connosco para que o estejamos com o mundo exterior e não permitir que os objectos externos "invadam" patologicamente o nosso EGO.
(este EGO é apenas nosso e somos nós que o devemos construir em permanência e duma forma sólida, limpa e quente, para que nos sintamos mesmo bem e aquecidos internamente)


Sem comentários: