terça-feira, janeiro 27, 2015

Pensamento

Curiosa a diferente perspectiva que duas pessoas podem ter acerca dum mesmo assunto ou realidade. Enquanto que uma dessas pessoas pode ver o copo meio cheio e com imenso potencial, a outra pessoa pode ver esse mesmo copo meio vazio e sem qualquer possibilidade de o encher.
Está diferente percepção até vêm ao encontro de algo que estou a ler, que pretende afirmar que a realidade é aquilo que vemos e mesmo os fenômenos naturais se comportam de acordo com aquilo que é ou não observável. Isto é a própria natureza, como a luz, reage ao facto de estar a ser vista e observada pelas pessoas, podendo ter um comportamento de partícula ou de onda e podendo estar aqui e aLi.
Não sei se isto é verdade ou apenas uma ficção deste livro em particular - que até é bem aborrecido pela repetição da narrativa e do esquema do livro - mas não deixa de ser curioso.
Hoje e agora parece que entranhei ser talvez necessário embater no fundo para podermos recuperar e subirmos lenta e consistentemente à superfície duma forma diferente e melhor.  Não sei muito bem onde tenho que ir buscar a tal força anímica que certamente tenho e que me vai, uma vez mais, ajudar a sair deste lodo em que me encontro, mas duma forma diversa do passado e sobretudo sem as acções pouco saudáveis para onde fugia e me refugiava, aparentemente para não pensar nos factos e nem sequer ter tempo para ver os erros cometidos.
Não deixa de ser curiosa esta minha atitude de agora, depois de me sentir tão perto do precipício; são muitas coisas em simultâneo que não consigo gerir ou articular devidamente, mas talvez pouco a pouco e duma forma pensada as consiga integrar, isolar cada coisa no seu sítio e ir resolvendo o que tem que ser compreendido, entranhado e percebido.
A verdade dos factos ou do que nos envolve depende de nós e da nossa vontade consciente, pelo que, ao identificarmos e percebermos as coisas, conseguiremos com o pensamento sereno e tranquilo alcançar uma solução ou a resolução do que nos rodeia. Pelo menos será essa a ideia do Ser Humano e da sua consciência.
Ainda no outro dia, se falava entre o basismo e o linear comparativamente aos pensamentos elaborados e à complicação que muitas vezes nós próprios criamos, sem se chegar a nenhuma conclusão acerca do que será melhor: ser básico e linear ou elaborado. Ou será que existe uma terceira via de pensamento saudável e consciente ?
Há apenas uma certeza para todas as pessoas que é a busca da Felicidade e do Bem estar, que é comum a todos os seres humanos e que faz mesmo parte da vida e da nossa identidade individual e colectiva.
Que sejamos capazes de ser Felizes, de fazer os outros felizes e ainda de mantermos o nosso SORRISO sempre presente nas nossas vidas e sobretudo no nosso interior.

Sem comentários: