quinta-feira, janeiro 29, 2015

Step By Step

A vida tem várias tonalidades e diferentes matizes de cores consoante o nosso estado de espirito e a nossa capacidade de reagir a diferentes factos e circunstancias. Se num dia podemos estar no negro, no outro dia ( ou até no mesmo ) podemos ficar com uma cor mais alegre.
A necessidade de nos entendermos e percebermos é enorme e imperiosa, visto que só quando temos bem evidente a nossa identidade e acreditamos em nós próprios é que conseguimos dar o »salto"... lendo agora umas coisas acerca de fisica quântica, vejo a existência dum mundo/universo que desconheço em absoluto.
Também  ainda há esse desconhecimento em muitas áreas da minha identidade e como eu, muitas e muitas pessoas estão na mesma situação. Não estamos habituados a reflectir, a pensar e a ponderar nas coisas e muitos de nós limitam-se a viver o dia a dia, sem outras complicações existencialistas e duvidas metafísicas.
Adorava poder passar a níveis energéticos diferentes quando fosse necessário e quisesse, ultrapassando as fases ou momentos mais negativos e sombrios; ou seja, quando estivesse numa orbital negra ou de dor mental, conseguisse passar para uma outra orbital mais colorida, mais quente e acolhedora.
Também gostava de não projectar tanto a minha forma de estar nos outros - o narcisismo que todos temos - e perceber que muitas coisas são fruto e produto de mim mesmo e da minha vivencia passada, presente e até futura. Porque tudo está interligado e emana do mesmo.
Gostava de poder ter um amplo leque de escolhas à minha frente para, de acordo com a minha identidade, consciência e pensamento poder seguir caminhos diferentes e sobretudo encontrar sempre e em cada momento, a tranquilidade, a harmonia e a felicidade que todos querem e ambicionam.
Sei que circulo sempre por estes caminhos e estas dúvidas mas realmente o que é que nós somos mesmo e o que fazemos neste mundo/universo ? Ontem estive a ver um programa muito interessante acerca da origem da terra, da vida e as "novas" teorias existentes e é curioso e fantástico a mudança de paradigmas e de teorias para explicar aquilo que o Homem há tanto tempo procura. O aparecimento do Universo, da vida, a existência de outras civilizações e o futuro da humanidade.
As explicações, as teorias, as religiões e todo o conhecimento do Homem é ainda demasiado incipiente para se ter respostas certas e saber se estamos no caminho certo e correcto, mas acredito que o avanço do conhecimento é sempre acompanhado de mais duvidas, mais interrogações e que nunca saberemos tudo acerca do Universo nem do Homem.
Assim como dificilmente conseguiremos saber tudo acerca de nós próprios, do que somos e como somos, mas apenas, e com bastante analise e interpretação, ter uma "pálida" ideia da nossa identidade e EGO. Não acredito que se consiga alcançar o tal conhecimento pleno e completo, talvez apenas ao nível de seres extraordinários e muito diferentes do comum dos mortais.
É passo a passo que devemos viver, é passo a passo que nos vamos conhecendo e sobretudo é passo a passo que temos de aprender a ser felizes, connosco e com os outros e a sentir o nosso SORRISO interior cada vez mais quente e mais luminoso. É o nosso trabalho diário e constante que nos obriga a estar vivos e a ter a consciência de que, estando sós connosco mesmo, temos também todos aqueles que estimamos e amamos à nossa volta e connosco.
E é fundamental o SORRISO e a certeza de termos a "obrigação" de sermos felizes e de fazermos os outros felizes.

Sem comentários: