sexta-feira, janeiro 16, 2015

Sexta

Chegamos a uma sexta-feira, início doutro fim de semana bastante atípico mas tendo mesmo que ser assim. E tinha programado ficar o sábado inteiro em casa, sem nada programado e já não o posso fazer.
A problemática actual é mesmo estar/continuar adoentado, com esta gripe que não há maneira de me abandonar e que me deixa bastante prostrado e, mais do que isso, muito em baixo e carente.
Apesar disso, parece ter havido uma subtil alteração na forma de encarar determinados temas ou assuntos depois de me ter apercebido da necessidade absoluta de cortar cordões umbilicais e de não permitir aquelas influências negativas que me perturbam e até estragam o dia a dia. 
É curioso ter sentido uma menor pressão mental durante o dia de ontem e ter até conseguido desligar-me de algumas coisas que me deixariam menos bem mas que, finalmente, parece que estão a ser entranhadas.
Claro que nem todo pode ser bom ou positivo, sobretudo quando são destapados alguns fantasmas do passado, relacionados com afectos, abandonos ou esquecimentos, que anda-me afectam e bastante.
A mente humana, as suas interligações, memórias e afins são duma enorme complexidade e parece-me que, quanto mais, tentamos perceber ou interrelacionar o que fomos, somos e ainda seremos, mais difícil é, efectivamente, percebermo-nos e integrarmo-nos.
Qual a finalidade deste exercício de conhecimento, de aprofundamento e de maturidade ? Podemos mudar, podemos transformarmo-nos, mas será que o Universo também o faz e também se modifica ? Será que as pessoas que nos rodeiam são capazes de, também elas, se alterarem ou adaptarem à novas circunstâncias e a novos factos ?
São muitas e muitas perguntas que me assaltam, me perseguem e sobretudo me fazem meditar acerca da necessidade real de estarmos bem, de tudo fazermos para que consigamos chegar ao fim de cada dia melhores, mais experientes e mais maduros, na certeza de quem cada dia vamos aprendendo mais e melhor o que somos e o que nos rodeia.
Falta-me ainda um "mundo" de conhecimentos, de mudanças e de compreensão, mas também a verdade é que este é um caminho lento, muitíssimo gradual é necessariamente longo e até complicado, por mexer com tanta e tanta coisa que tentamos sempre esconder para debaixo do tapete, para que nada nos incomode conscientemente; infelizmente como é o sub ou o inconsciente que comanda a vida e a nossa forma de estar, o que sucede é sofrermos por isso mesmo, pelo que talvez o melhor seja mesmo tentar descobrir o que efectivamente guardamos tão bem escondido nas nossas gavetas neuronais.
Mas porque será que andamos sempre à volta do mesmo e não damos um salto qualitativo e quantitativo na nossa forma de estar e sentir? Incapacidade real, falta de empenho, falta de vontade ou simplesmente a dificuldade em decifrar e em perceber estes mecanismos da mente que são, efectivamente, complexos, difíceis de gerir e de se manifestarem duma forma mais comezinha e normais. Mas também o que é a normalidade ??
Hoje começa o fim de semana e vamos jantar com amigos e passar um bom bocado, a recordar outros tempos, a desanuviar a cabeça e ainda a reforçar o nosso SORRISO para que possamos sonhar e rodopiar cada vez mais alto.
PS: quando me vir livre desta gripe/alergia ou seja lá o que for, vou-me sentir um homem novo!


Sem comentários: