terça-feira, janeiro 06, 2015

Felicidade

Reentrada no nosso dia a dia habitual.... e com alguma piada, até pareço ter regredido ao jardim de infância por factos e comentários que aparecem logo no início da actividade profissional. 
Há efectivamente pessoas muito mal formadas e autênticas crianças mimadas, pelo que, felizmente, não estou sozinho nesse campo. Pelo menos, acho ter a vantagem de me aperceber disso é de me tentar controlar e "emendar" e não ter a certeza de que toda a razão me assiste e que sou o melhor, com menosprezo completo pelos outros.
Hoje foram dois recomeços, ambos com uma certa angústia e apreensão porque me parece que a vontade é pouca para ambos. Num caso porque ando às voltas dos mesmos temas e assuntos, sem compreender muito bem o que efectivamente se passa e acontece. Hoje pelo menos consegui ter uma definição de Felicidade que por ser mais prática e "fácil" torna a realização desse objetivo mais simples e talvez até já consiga mesmo ter esses momentos de felicidade. 
Na verdade, essa mesma felicidade não é um êxtase permanente nem completo todos os minutos da nossa vida, antes sendo a concretização e entendimento, passo a passo, do que vamos fazendo e conseguindo. Se o desenrolar da nossa vida se faz duma forma equilibrada, se vamos sendo capazes de resolver os nossos "problemas" diários e se chegamos ao fim do dia estabilizados e conscientes de que fizemos o que pudemos e o melhor que soubemos, então talvez isso seja a felicidade comezinha e normal e não aquela Felicidade celestial que eu acharia ser possível encontrar.
Satisfazermo-nos  com o que temos, não vivermos com o tudo ou nada, talvez seja uma boa base de partida e de compreensão da vida e de nós próprios. Sendo assim, temos o suficiente para estarmos bem, aproveitamos o que pudemos da vida e ainda por cima temos alguma folga que nos possibilita realizar alguns dos nossos desejos e vontades, então podemos dizer que somos felizes dentro do tal conceito minimalista de que já falei. Ou será o conceito realista que devemos mesmo ter? 
O que interessa mesmo é seguir o tal lema " Less is More" porque assim podemos ser felizes com o que temos, agradar o nosso Ego e permitir que o SORRISO seja uma permanente do nosso quotidiano e da nossa vida.

Sem comentários: