domingo, janeiro 18, 2015

Domingo

Mais uma manhã cinzenta e chuvosa e mais um dia sem estória ou narrativa, por continuar doente mas felizmente a melhorar... lenta mas eficazmente a ficar melhor e menos constipado.
Estou farto desta "gripe" que não me larga mesmo e que me "perturba " imenso porque não me deixa estar de bem comigo nem com nada ou ninguém. Parece uma "tempestade" permanente em cima do meu corpo que não deixa espaço para nada mais.
Sinto a vida passar, cada dia mais depressa e duma forma que, por vezes, nem se dá por ela, uma vez que nem se consegue agarrar e direccioná-la na direcção que queremos ou que pelo menos gostaríamos.
Para isso seria preciso saber mesmo o caminho e o rumo, mas falta-nos a bussola para nos indicar o norte ou o caminho certo; há alturas em que sinto esse desnorte duma forma mais acentuada e preocupante.
Acho que a idade me está a afectar profundamente, bem como ter tido a consciência plena de estar preso numa espécie de gaiola, escondido a um canto à espera de ser "libertado"; bem como a sensação de que, com esta "descoberta" ter conseguido dar mais um passo em direcção ao norte da vida.
As prisões internas e inconscientes que nos trazem amarrados a tabus, preconceitos ou a temáticas condicionantes do quotidiano, são provavelmente as mais complicadas de desconstruir e de perceber, necessitando dum grande trabalho e duma grande consciencialização.
Complica um pouco a minha idiossincracia o facto de, neste momento e aparentemente, as descobertas e os factos analíticas parecerem esgotar-se na própria sessão sem aparentes transposições para fora desses mesmos momentos, ao contrário do que acontecia antes em que eram pensadas, reflectidas e sentidas durante muito tempo.
Nesta altura parecem fazer o seu caminho, duma forma mais oculta e subterrânea, mas sem tanta força ou presença, o que deve ser normal nestes processos. O pensamento também se substitui à acção e sobretudo à reacção imediata e impensada, o que já é um enorme progresso visível e sentido.
"I have a dream"... é excelente sonhar e ter sempre objectivos na vida e no nosso caminho; gostava de sonhar mais e sobretudo de conseguir concretizar mais esses mesmos sonhos para que passassem a ser uma realidade e algo de concreto. Muitas vezes, vou deixando o tempo passar, não saindo da minha zona de conforto ou permitindo que a inércia se instale.
Quando vejo e sigo o presente doutras pessoas, as suas realizações e acções concretas fico triste comigo mesmo por não ser "capaz" de, também eu, comandar mais a minha vida e conseguir fazer algo de diferente e de mais empenhado, sem ser este rodopiar permanente á volta do mesmo eixo, feito um pião que acaba sempre por cair, por muitas voltas que dê.
Temos e devemos dar a volta a isso e, não só sonhar, como também concretizar esses sonhos e dar corpo a coisas novas, a sensações diferentes e a factos que permitam maior felicidade e mais bem estar.
É fácil ser feliz, mas talvez seja difícil libertarmo-nos para que isso aconteça pelo que temos que nos esforçar mais, empenhar mais e sobretudo fazer com o que nosso SORRISO seja algo de permanente e de auxiliador desta mesma mudança e descoberta do nosso norte.

Sem comentários: