domingo, janeiro 04, 2015

Jantares

Ultimo dia de férias.... ontem jantar com amigos e família num restaurante que queria conhecer há algum tempo (http://www.restaurantecarnalentejana.com/); precisa de limar determinados aspectos, mas duma forma é agradável e, para mim, de repetir.
De qualquer forma, foi um jantar bastante divertido e uma vez mais fui sabendo de pormenores familiares e de infância que demonstram realmente a génese da minha identidade e a necessidade de compreensão e integração de muita coisa.
A verdade é que somos, fomos e seremos uma amálgama de sensações, factos e sentimentos que, através da vida e do tempo, nos marcam e marcaram duma forma mais ou menos forte e que, certamente, condicionam o que hoje somos e o que transmitiremos.
Foram dias que, rapidamente, passaram e que deixaram o seu rasto e sobretudo o descanso necessário e suficiente para enfrentarmos um novo ano, novas etapas e novos desafios da nossa vida e do nosso quotidiano.
Sabemos o que queremos e gostaríamos, bem como percepcionamos o que não desejamos mesmo, mas a diferença entre uma coisa e outra é que tudo depende da nossa interioridade e das possibilidades que encontramos, numa mistura entre os objectos internos e externos.
Compreendo cada vez melhor a importância deste mesmo meu objecto interno, de todas as suas influencias, condicionantes e reacções existentes, interligadas a tudo aquilo que me rodeia e que, infelizmente, ainda me condiciona fortemente em alguns casos. Apesar de tudo, sinto que esta forte marca dos objectos externos começa a ser bastante mais fluida e ténue com menor importância e sobretudo com maior entendimento.
E faz toda a diferença sabermos cada vez mais como somos e o que queremos, em contrapartida com o que tínhamos e com o "vulcão" em que vivíamos.... a explosão estava eminente e a perda de valores e princípios fundamentais era evidente, pelo que, uma vez mais, tive a sensibilidade certa na escolha do caminho.
Caminho longo, com muitos atalhos, muitas atribulações e dificuldades mas em simultâneo com muitas conquistas, descobertas e ainda com finalidades e objectivos concretos, que é o mais importante e fundamental na vida duma pessoa, bem como do colectivo.
Hoje é daqueles dias duma certa ressaca e nostalgia, dos dias que passaram e daqueles que vamos ter, sem grande vontade de trabalharmos e de continuarmos no mesmo caminho, mas sem grandes hipóteses de mudança ou de evolução na continuidade. Será muitíssimo difícil neste momento conseguir seguir outro caminho como fiz há mais de vinte anos em que alterei completamente a minha vida profissional... neste momento apenas desejo tranquilidade, paz e continuidade no que faço sem problemas ou questiúnculas.
Primeiro fim de semana do ano, ultimo dia de férias e a vontade de sairmos daqui e nos projectarmos para algures longe deste local, com outras perspectivas e outras mentalidades, mas ajustemo-nos ao que temos e somos e mantenhamos a nossa capacidade de sermos Felizes e o nosso SORRISO.
Este SORRISO que é o leiv motif deste blogue deste o seu inicio e que remonta a uma troca de SORRISOS entre uma idosa alentejana sentada à porta de sua casa, a aquecer-se e eu próprio, tendo visto como é fácil a interacção positiva entre pessoas que não se conhecem. Basta boa vontade, ínfimos gestos e o tal SORRISO
 


Sem comentários: