quinta-feira, janeiro 08, 2015

Mindfulness

O curso de Mindfulness feito no ano passado tem produzido alguns resultados práticos neste dia a dia, mesmo sem fazer a prática duma forma consciente e diariamente. 
Sinto principalmente uma maior tolerância ao stress, uma menor ansiedade perante certos factos e ainda a utilização mais constante do pensamento, que leva a agir mas não a reagir. E faz toda a diferença.
É evidente que por detrás de tudo isto, está o processo analítico em que estou completamente envolvido apesar de estar numa fase duma certa insegurança em relação a esse mesmo processo. Por vezes, parece-me que "avancei imenso e outras vezes que nada se transformou, mas a verdade é que há transformações evidentes, sendo claro o caminho a seguir.
Hoje já utilizei a máxima de que gosto bastante "é em nós que é tudo"; efectivamente a " revolução tem que partir de dentro para fora e não o inverso, pois se assim não for estamos sempre a culpar os objectos externos e não conseguimos valorizar-nos e entendermo-nos.
Apenas quando conseguirmos viver com o nosso silêncio e até sozinhos, mesmo que acompanhados, estaremos em condições de ter uma identidade sólida, construída e a capacidade para se ser Feliz.
Na verdade, através da história da Humanidade e das diferentes filosofias e religiões existentes, todas elas procuram na sua essência a felicidade de cada ser e o seu bem estar, se bem que muitos delas apenas o proporcionem ou prometam depois da morte. O importante é termos na nossa vida terrena a hipótese de conseguirmos esses objectivos, o que infelizmente, para muitos e muitos milhões de pessoas é praticamente impossível pelas condições em que vivem. 
Pelas descriminações raciais, religiosas, de gênero e muitas outras há Seres Humanos que nem sequer conseguem ter uma vida, quanto mais sentir essas "benesses" ... quando falta o essencial, mesmo o básico do básico, a muitos não será possível termos uma sociedade igualitária nas condições de acesso a tudo aquilo que cada um de nós deveria ter direito.
Também muitas vezes se entra num ciclo vicioso em que se quer apenas que sejam os objectos externos a mudar, sem se fazer um esforço ou tentativa para que a mudança também seja da nossa parte, visto que, muitas vezes, com vontade, perseverança e empenho também se consegue chegar mais além, mesmo em condições adversas.
Ou seja, neste processo em que me encontro, tenho a sorte e a felicidade de ter as ferramentas necessárias para conseguir progredir, transformar-me e ainda de estar rodeado por pessoas que Amo e Estimo e que, igualmente, retribuem. 
São por isso motivos mais do que suficientes para poder manter o meu SORRISO interno que, espero, seja cada vez mais uma constante e uma verdade sentida e projectada nos outros.

Sem comentários: