sexta-feira, maio 09, 2014

Sexta

 Esta semana as sessões têm sido bem proveitosas e frutuosas, com alguma intensidade e muitas descobertas interiores. Essas novas gavetas que estão a ser abertas têm-me levado a descobertas e a entendimentos vários, que me provocam simultâneamente bastante desconforto, mas também a oportunidade de poder alterar esses padrões e rituais.
"Descobri" alguma da razão de ser do tal vazio que sempre senti e essa evidência é-me bastante útil visto que me permite modificar o meu objecto interno e sobretudo fazer com que me sinta melhor. 
Tudo ou quase tudo vai ter aos afectos e aos abandonos e por isso a minha extrema sensibilidade a todas as manifestações de carinho, de atenção e a minha reacção violenta perante o que sinto como traições ou abandonos. Por isso foi um padrão do passado as constantes chamadas de atenção e o levar ao limite as pessoas para ter a certeza de ser Amado e querido.
O mundo do nosso inconsciente é imenso e apenas com um trabalho especializado e uma entrega enorme, com a criação da tal grande intimidade com o nosso analista, é possível chegar a algum lado duma forma positiva e concreta.
Já passei por algumas fases neste processo e muitas outras se deverão seguir, mas neste momento sinto que estou numa progressão crescente no meu entendimento e a conseguir trazer para a superfície factos e emoções escondidas que envenenavam o meu objecto interno.
À medida que vou descobrindo analogias, recordações, factos tenho a sensação que amadureço um pouco e cresço muito mais, no sentido de dar consistência à minha própria identidade e ao colar os muitos fragmentos de que somos constituídos.
Estes fragmentos que nos formam, este nosso património, muito dele oculto, são duma grande riqueza e condicionantes da nossa vida, dependendo da sua integração uma realidade melhor ou pior. Isto é, e do que sei da psicologia/psicanálise o caminho que seguimos tem as suas raízes nesses mesmos fragmentos que vão ficando e em muitos casos conduzem para patologias bastante nocivas e complicadas. 
Freud iniciou os seus estudos com casos de histeria, que como o nome indica, estavam erradamente conectadas com problemas sexuais... e a partir daqui ele desenvolveu toda uma escola, uma técnica que se foi aprofundando e que actualmente faz parte das ferramentas de psicólogos e psiquiatras. Adorava ter mais conhecimentos acerca disso, bem como ter enveredado por esse campo.
Eventualmente hoje terei uma reunião na clínica para esclarecimento de diversos assuntos e modus operandi; espero que seja de alguma utilidade e que sobretudo possa trazer uma perspectiva diferente para o futuro e para o normal relacionamento entre as pessoas.
Ainda não sei bem o tipo de abordagem a fazer visto que também não sei absolutamente nada do que se passa do outro lado, sendo difícil de interpretar os sinais existentes, perante o muro de silêncio que existe, como sempre existiu.
Para além disso e perante casos pessoais de doenças graves também não quero parecer insensível e aproveitar eventuais brechas existentes, mas tenho e quero esclarecer duma vez por todas, muitas das minhas dúvidas e muitas das minhas questões. Sobretudo por envolverem o meu nome profissional e o meu futuro.... 
Para este fim de semana mais curto do que o habitual, porque trabalho amanhã, aqui fica o meu SORRISO com a melhor luz e cor possível. Que todos tenhamos aquilo que merecemos e que procuramos, na certeza de que nos compete ir encontrar o nosso caminho e forma de estar neste Universo

Sem comentários: