segunda-feira, maio 26, 2014

Mais Um Dia

Fim de semana bem preenchido, que englobou ontem um almoço bem simpático em cada do meu irmão e cunhada. Esta sinergia actualmente existente é extremamente agradável e sobretudo benéfica para a alma e para a minha identidade.
Usando uma linguagem diferente, posso dizer que são objectos externos que influenciam bastante e bem o meu objecto interno, sem conflitualidade. Mesmo a presença do objecto materno fica diluído neste campo familiar energeticamente positivo. 
Tudo isto para dizer que cada vez mais aprecio estas pessoas e cada vez mais admiro este irmão, que considero neste momento um autêntico patriarca da família,  protector e guardião duma boa tradição familiar. Conjuntamente com a cunhada que preserva este sentido de família e de união.
O resto do domingo foi passado a ver resultados eleitorais e a constatar uma vê mais a mediocridade e pequenez dos nossos políticos.  Os resultados foram escassos e poucos para todos, à excepção da surpresa ( por acaso até estava à espera ) da eleição de Marinho Pinto, figura bem conhecida pela sua linguagem peculiar e pelo combate que tem feito em vários domínios.
A vitória de Pirro do PS, bem evidenciada no discurso triste do secretário geral, bem como a derrota dos partidos do governo, demonstram bem a situação em que estamos, com uma clara falta de estadistas e de perspectivas para o futuro.
Poder-se-à confiar num governo com o Seguro e o Passos, um como primeiro ministro e outro como vice?? Será um governo de bloco central a defender os mesmos interesses e objectivos próprios que não será, certamente, muito diferente do que temos....
A perda rápida da influência do BE é também significativa do vazio ou da ausência de valor desta formação que, sendo complementar ao PCP, pouco ou nada acrescenta, pelo que naturalmente deve ir desaparecendo lentamente.
De resto, foi uma noite eleitoral televisiva monótona e aborrecida, tanto mais que os resultados só poderiam ser libertados a partir das 22.00 por imposição de regras comunitárias e devido ao encerramento das urnas a uma hora mais tardia em Itália. Assim começou-se com projecções e cálculos que se confirmaram quase na totalidade com melhor resultado para a aliança e menos para o PS.
Não me admira mesmo nada a ausência de entusiasmo e apoio dos mais novos a estes actos eleitorais que nada lhes dizem, ao contrario do que me acontece a mim e aos da minha geração porque encaramos o voto como algo conquistado pelo 25 de Abril e bastante importantes. Recordo com saudades as verdadeiras maratonas a que assistíamos nos dias das eleições, estando até de madrugada a assistir aos resultados. Era tudo extremamente lento e demorado, mas ao mesmo tempo bastante entusiasmante e bem vivido.
Outros tempos, outras vontades que nós marcaram e que agora parecem nada ter a ver com todos, talvez por sentirmos que pouco resolvemos internamente e que estamos condicionados e supervisionados pela UE e por Bruxelas. Que é quem manda efectivamente....
Para além disso, basta ouvir e ver as figuras dos secretários gerais dos principais partidos para se ver a falta de consistência, a pobreza franciscana e a falta de objectivos e de sentido de estado que ele têm. Apenas querem um lugar ao sol para tratarem da sua vida.... 
E vida que continua em fonte na certeza de que, felizmente, há vida para além destes factos e que devemos prosseguir a nossa caminhada com um grande e imenso SORRISO, porque a vida merece ser vivida e sentida.

Sem comentários: