quinta-feira, maio 15, 2014

Diversos

Como tenho dito, a vida tem o seu próprio sentido e devemos aproveitar sempre o que podemos e sobretudo estarmos atentos ao que nos surge no caminho. Cabe-nos fazer o escrutínio deste quotidiano e tentarmos ser Felizes, bem como a transmitir.
Ainda agora, uma paciente de há perto de 20 anos, e que não me via há uns seis meses, me diz: " Dr, está com um ar tão tranquilo e pacífico.... "; é evidente que fiquei contente por se reparar e estivemos um pouco a falar e comentar acerca de terapias, de filosofias de vida, de filhos e da vida visto que sempre me dei muito bem com ela, que foi a directora do colégio primário onde andaram os meus filhos.
Sempre teve uma opinião muito engraçada acerca dos meus dois filhos e curiosamente, neste momento sei que sempre teve razão em determinados aspectos que eu não queria mesmo ver ou que não estava em condições de perceber.
Neste momento a grande diferença é que consigo, pelo menos, analisar factos e emoções, o que me permite perceber melhor o que me rodeia, bem como entranhar duma forma diferente esses mesmos factos.... já não culpo o mundo e os outros por tudo o que me acontece, mas sim tento perceber-me e transformar-me um bocadinho com tudo aquilo que vai acontecendo.
Sei agora que apenas com um raciocínio coerente e lógico conseguimos avançar no nosso conhecimento e ainda libertarmo-nos das muitas correntes que nos prendem e ligam a registos formatados e desconfigurados.  Precisamos de abrir gavetas, limpar prateleiras e não só deixar sair todo o lixo acumulado, como deitar fora o que não serve e arrumar tudo direitinho e duma forma que faça sentido e ajude ao nosso bem estar.
Dos muitos livros que tenho lido e de alguns em particular que estou a ler neste momento, vou aprendendo e "saboreando" conhecimentos, máximas e princípios bastante úteis para mim, visto que no fundo e em resumo, todos nós, todas as filosofias, religiões ou conceitos pretendem apenas que cada qual alcance a sua FELICIDADE.
Podemos discordar disto ou daquilo, condenar os exageros e os preconceitos, os motivos ou razões das pessoas mas temos que concordar com a finalidade pretendida, se bem que não ache que todos os meios devam ser utilizados para atingir determinado fim.
De qualquer maneira, sinto ou penso que a maioria das pessoas não está em condições de integrar ou perceber determinados conceitos de vida ou sequer em condições de mudar as suas atitudes ou formas de estar, visto que isso implica um conhecimento e uma consciência muitas vezes inexistente.
Não é qualquer tipo de superioridade mas apenas uma constatação de factos, na medida em que se muitas pessoas apenas sobrevivem e o seu objectivo é conseguir ter em cada 30 dias o mínimo e essencial para viver... por isso, não conseguem ter sequer tempo e vontade para ultrapassarem os seus limites e terem pensamentos próprios ou doutro nível. 
A dificuldade de muita coisa é, precisamente, a grande diferenciação de níveis entre as pessoas, porque certamente que os milhões de refugiados, de estropiados, de esfomeados existes no Mundo tem primeiro que conquistar a dignidade da vida e o mínimo para usufruírem dessa mesma vida e certamente que a realidade em que estão inseridos não lhes permite qualquer avanço ou progressão.
Haverá ainda muito para fazer e muito caminho a percorrer, mas nada que um grande e luminosos SORRISO não consiga também ajudar a fazer. A transmissão da Paz e tranquilidade interior de cada um de nós, fará certamente a diferença na evolução da Humanidade que bem precisa de orientação e princípios.

Sem comentários: