terça-feira, maio 20, 2014

Faits Divers

Os dias vão-se passando nesta mesma monotonia e feitos de casos, que são apenas e tão só não casos e mal entendidos e acusações de que desconheço a causa. É extremamente difícil manter a tranquilidade e a paz interior que quero ter e que estava a conseguir adquirir.
Perante "nadas" de que desconheço a causa e os motivos, tenho muita dificuldade em equilibrar-me e em estar estável, na medida em que me sinto perdido e completamente desorientado pela total e completa ausência de esclarecimentos.
Uma vez mais o padrão do silêncio, da vitimizacão e da culpabilizacao que vem sempre ter comigo e comigo conviver para me projectar sempre no passado. Passado revisto e sentido no domingo, pela presença do objecto materno, de que tenho uma enorme dificuldade em aceitar, compreender e entranhar.
Por mais duma vez, sei ter sido agressivo, atacante e pouco tolerante, tendo de permeio, feito os meus ataques a quem não tem nada a ver com o assunto, mas não consegui mesmo evitar essa conflitualidade. Ainda bem que hoje é dia de análise e de conversa porque tenho necessidade e muita vontade de esclarecer o que se passa, sabendo que os quarenta e cinco minutos serão bem curtos para o muito que gostaria de dissertar e associar.
Será que a estabilidade psíquica é assim tão difícil de manter e de ter um caminho mais definido e mantido ?? Ou será que este permanente abrir e fechar gavetas do nosso (in)consciente faz com que andemos sempre em análise, a dissecar atitudes e não factos e a ficarmos bem cansados com esse exercício constante ?
O que interessa é que, felizmente, ainda há pessoas que conseguem ter um diálogo e tentarem perceber esses faits divers que vão acontecendo. Como diz uma pessoa de quem não gosto mesmo, são os chamados não-assuntos que, muitas vezes, complicam e estragam o dia a dia, precisamente pela falta de explicação e entendimento.
Nunca consegui lidar bem com o que considero ser injustiça ou incompreensível visto que tenho que perceber os motivos ou condicionantes dos factos e neste momento em que analiso repetidamente o que ocorre ainda mais importante é essa mesma compreensão.
A vida tem as suas voltas e contra voltas, as suas razões, motivos e interligações, estando cada vez mais convencido de que vivemos num ciclo permanente e que tudo está ligado a tudo. Parece haver uma corrente invisível de energia ou de fios que nos unem a todos, numa simbiose enorme sem que, muitas vezes, nos apercebamos dessa mesma interacção.
Em associação livre, ando a ler uns quantos livros de temáticas diferentes e que, cada um deles, me tem trazido novos factos, novos conhecimentos e um melhor entendimento de alguns assuntos, como as relações, o Amor, etc...
Neste País continuamos numa campanha eleitoral, de que todos nós estamos fartos e cansados, precisamente pela inutilidade da mesma, pelas falsas promessas e pelo constante matraquear dos não-assuntos da politiquice inútil. Prevê-se uma abstenção elevadíssima, o que é perfeitamente compreensível por aqueles motivos, bem como por serem eleições que pouco ou nada dizem à generalidade das pessoas. 
Espero que os resultados sejam equilibrados e que não levem a uma desestabilizacao política, de todo indesejável nesta fase da nossa vida colectiva. A verdade é que me parece que há uma descrença muitíssimo grande em relação à generalidade da classe política. 
Vou continuar a tarde de trabalho, depois duma manhã completa, apesar dos tais faits divers inúteis e cansativos... mas o nosso SORRISO tem que estar sempre cheio de luz e de cor, com boa disposição e pleno entendimento deste dia a dia.

Sem comentários: