terça-feira, abril 01, 2014

Chuva

Dia de chuva, dia cinzento e um pouco triste... felizmente que ontem parece que "recuperei" o meu filhote que estava radioso, contente e aparentemente com bons planos de vida e de futuro. Esperemos que assim seja.
Ontem concluí que os meus projectos para 2014 são ver os meus filhos "arrumados" e com uma carreira à sua gente, independentes do Pai e este com mais possibilidades de arrumar a sua vida e as suas finanças, viajar para outro continente este verão e ainda concretizar um negócio fofa desta área profissional onde me estou há quase 35 anos.
Quero e preciso de ter outros pontos de aplicação, para conseguir desanuviar e não estar tão dependente disto como estou agora. É evidente que também preciso de resolver esta questão quanto antes mas ainda acho que tudo se poderá manter na mesma se houver alguma racionalidade e maturidade.
A vida tem os seus caminhos e o cérebro as suas auto estradas que se vão formando e desenvolvendo,  tendo cada um de nós de fazer o seu percurso e de se descobrir neste emaranhado em que vamos vivendo. Mas ontem fiquei particularmente feliz e contente com a "nova" postura do meu filhote, mas começo a perceber que, em certas alturas, ele fica mais tristonho e são coincidentes quando tem problemas que não estão resolvidos. Mas uma das boas características que ele tem é a grande capacidade de ultrapassar os obstáculos e se os superar, o que faz toda a diferença.
Neste particular, tem algumas parecenças comigo porque, também eu, tento sempre ter alternativas e dar a volta ao que é possível, apesar de não ser tão desprendido como ele, na medida em que não o consigo fazer em todos os aspectos.
Hoje passava um pouco das 24 horas, o meu mais velho prego-me uma mentira de primeiro de Abril, ao escrever-me que tinha sido despedido do estágio.... evidentemente que acreditei e fiquei super chateado e aborrecido, mas telefonei-lhe de imediato e ele começou logo a rir. Brincadeiras !
Mas há mentiras que são bastante estúpidas como a que li já no FB, a dizer que o Cristiano Ronaldo tinha morrido num acidente de aviação.... não acho qualquer piada a suas mentiras que envolvem mortes de celebridades na medida em que há coisas que deveriam ser mais respeitadas, como é o caso da vida e da morte.
Andamos viciados em joguinhos de computador e ontem passei-me ao comprar vidas e assim poder saltar para níveis por onde nunca tinha andado, mas tenho que ter cuidado com esta nova versão de compulsão.... são reminiscências doutros hábitos menos salutares e que perduraram até há pouco tempo, como subtrair coisas que não me pertencem ou agir duma forma precipitada ou sem pensar primeiro.
Ontem estava nessa onda e uma vez mais, analisando essa vertente, posso considerar que foi uma substituição das anteriores compulsões para uma nova, sendo está bem mais inocente e inofensiva mas igualmente "perigosa" se se mantiver a tendência. Tenho que refrear essa compulsividade que ainda por cima, mesmo ontem, foi percebida e entendida como tal mas a que não soube resistir.
Sinto, por vezes,  a necessidade destes escapes e destas pequenas transgressões que, nada tendo a ver com o que fazia no passado, são fruto dos mesmos registos e da mesma identidade que se vai manifestando destas diversas formas e feitios.
A grande diferença é a consciência que se tem destes factos e a análise que conseguimos fazer, transformando algo que é bastante negativo - a compulsão - em alguma coisa menos prejudicial para mim e os meus próximos. Vamos tentando fazer a diferença da forma possível e com a consciência de que o vamos conseguir.
Dia inteiro de consultório, neste silêncio habitual, com um diálogo praticamente inexistente pelo feitio e temperamento, não se conseguindo muitas vezes esclarecer factos ou acontecimentos precisamente pela falta de conversa e porque as pessoas estão encerradas nas suas torres de marfim e nas suas certezas sem a consciência de que o mundo continua a girar e a rolar externamente à nossa vontade.
Tantas vezes que tinha vontade de parar por um bocado e tentar gerir e perceber tudo o que se passa, com mais tempo, mais calma e sobretudo utilizar o pensamento duma forma mais profunda e acertada, sempre com um SORRISO e sempre cheio duma imensa vontade de crescer, amadurecer e tornar-me cada vez mais uma pessoa responsável e consciente do que sou e me rodeia. 

Sem comentários: