quinta-feira, abril 24, 2014

Tranquilo

Sinto-me hoje extremamente pacífico, relaxado e bem disposto, com uma manhã a correr muitíssimo bem e trabalhos que me deram prazer a fazer. Quando os pacientes são do nosso agrado e conseguimos ter uma grande empatia por eles, como foi o caso da manhã, tudo fica mais fácil e agradável.
Também o facto de estar a entrar de ferias, de ter pela frente uma série de dias de descanso e descontracção também ajuda bastante a este estado de espírito. Mas verdadeiramente o que o que sinto é uma grande paz interior, fruto da minha ultima sessão em que "descarreguei" muito do que me oprimia e desorientava. 
Cheguei a um ponto interessante em que começamos a percepcionar o muito que temos para trabalhar e resolver, mas como se costuma dizer, fez-se mais luz ao fundo do túnel. Gosto de assim estar neste clima interior, em que não sinto qualquer  sentimento negativo, em que a acção é comandada pelo pensamento e assim não existem acções irreflectidas. 
Não deixa de ser um pouco como o processo dos tratamentos das várias dependências em que se contam os dias e os meses em que não se cometem os ilícitos; também eu posso ter vontade de reincidir e de retomar velhos hábitos, mas consigo, neste momento, travar esses impulsos e obsessões.
Por perceber o que está subjacente a esses comportamentos, por não querer voltar a esses mesmos hábitos e ainda porque já não vivo nesse registo de culpa/ remorso, estou bastante melhor desta forma, tanto para mim mesmo como ainda para quem me rodeia e comigo vive.
Tenho agora mais noção do sofrimento e da dor provocada pelas minhas acções e atitudes, bem como da sorte que tive/tenho pelas oportunidades que me foram sendo sucessivamente dadas, visto que na altura e sem o saber conscientemente estava a provocar e a tentar que os limites fossem atingidos para ser abandonado.
E assim poder-me refugiar nesse sentimento de abandono e traição que era/é um padrão existente na minha identidade e reflexo de vivências diversas deturpadas e desviadoras duma formação dita normal. 
O que não deixa de ser curioso é esta análise constante, esta minha compreensão e entendimento de factos, emoções e sensações existentes que me deixavam, muitas vezes, à beira dum ataque de nervos e que actualmente são perfeitamente integrados e estão bem entranhados. Gosto de me sentir assim, de me relacionar desta forma com quem me rodeia e saber que estou num caminho de verdade, pacificação e tranquilidade.
É excelente estar assim e sobretudo perceber cada vez melhor esta forma de estar e de agir perante mim e os outros. Estou mesmo a entranhar que, primeiro, precisamos mesmo de estarmos bem connosco porque a partir do nosso interior, conseguimos não só transmitirmos uma imagem nossa positiva, como projectar nos outros essa mesma calma. 
Ao não dependermos dos outros para estarmos bem, demos um passo gigantesco na nossa forma de estar porque vamos aprendendo que o importante e o real temos mesmo que ser nós próprios e a nossa auto imagem. Depois disso o relacionamento com os outros é tão bem mais fácil....
Ao descobrir as minhas próprias zangas e os seus motivos parece-me que cresci e integrei uma série de peças que estavam soltas e desirmanadas. Agora estão sólidas, integradas e sobretudo perceptíveis ao meu conhecimento e entendimento.
Tenho alguma dificuldade em expressar-me melhor ou doutra forma, mas quem faça análise ou qualquer outro tipo de terapia certamente que me compreenderá visto que é um processo evolutivo que estou a ter e com resultados que até a mim me surpreendem. Sobretudo pelas grandes diferenças que sinto e que pessoas que me interessam notam e comentam comigo.
A vida tem muitas voltas para dar e, em grande medida, somos nós que temos que a fazer, lutar por ela e ter objectivos. Acredito que, se nos concentrarmos nesses mesmos objectivos, conseguiremos mesmo chegar até eles, visto que a nossa mente tem potencialidades e forças imensas e bastante mal utilizadas pelas maioria das pessoas.
Hoje aqui fica o meu SORRISO tranquilo, pacificador e sobretudo bastante quente e luminosos, reflexo do meu estado interno e da minha satisfação e felicidade sentidas.

Sem comentários: