sábado, abril 12, 2014

Gestos

Na vida e no nosso dia a dia, há os tais pequenos gestos de que falo desde os primórdios deste blogue e que fazem a diferença na nossa vida, bem como, assim o espero, na vida dos outros....
Hoje estava a comprar uma flor para dar à minha assistente quando a meu lado está uma senhora que não via há mais de dez anos e que mantém as mesmas feições e postura. Cumprimentei-a pelo nome próprio porque me lembrei perfeitamente, dado que era uma família que estimava e que também tinha laços especiais comigo. Inclusivé tenho um quadro muito engraçado que me foi dado pelo marido desta senhora e comprado na Alemanha, composto pelas diferentes etapas dum dente.
Estivemos a conversar uns minutos, a informar-me acerca da vida, dos filhos e agradou-me este momento que foi, para mim, especial e espero também para a senhora. É sempre bom ser recordado e lembrado e é engraçado como está é uma das tais famílias, minhas doentes há muito, que recordo com algum carinho, mesmo não vindo ao consultório.
É uma vida que se recorda, muitos factos e momentos engraçados e sobretudo a certeza de, para o bem e para o mal, ser lembrado e conhecido por estas paragens....
A verdade destes dias tem sido marcada por um autêntico turbilhão de factos, ideias e memórias do meu (in)consciente.... o facto desencadeados de tudo isto, foi efectivamente a "quebra" dolorosamente sentida pelas novidades do meu analista, que me afectaram profundamente. Postei já informações acerca de Sri Lanka que, de repente, se tornou fulcral e tão importante na minha vida. Fez-me equacionar muita coisa, desde transferências várias,  este eternos sentimento de abandono e traição que é um padrão constante e repetitivo da minha vida, aspectos sexuais e até a mudança de alguns comportamentos e parafilias nocivas para outros actos, inofensivos na sua aparência, mas igualmente demonstrativos das compulsões que tenho.
A obsessão pelos jogos de computador e o dispêndio de tempo e de dinheiro nos mesmos é, neste momento, uma substituição doutras parafilias que também devo combater. Mas a verdade é que, não tendo qualquer culpa nesse aspecto, os exemplos que tenho também me levam a isso... a minha irritação perante a atitude de quem também está permanentemente a jogar prende-se não com a pessoa em causa, mas sim com o meu receio destas mesmos compulsões. É evidente que a única pessoa que tem "culpas" é apenas e tão só a minha pessoa, mas é mais fácil, bastante mais fácil descarregar em cima doutro do que assumir os nossos medos e receios. Explicado ???
Esta autêntica convulsão tem-se manifestado no meu comportamento diário e até no consultório, com uma menor paciência para com as pessoas e a tal embirração com aquela que mais prezo e gosto neste ambiente. É sempre para cima de quem gosto, Amo e Estimo que projecto as minhas raivas, os meus medos e inseguranças pela minha eterna busca de apoio, carinho, afecto e protecção.
É nesta conflitualidade que me movo e que vou percebendo cada vez melhor e com maior evidência; são estes aspectos que tenho que trabalhar e transformar todas estes factos noutros factos e memórias, para que consiga estar bem comigo e com os outros. Principalmente aprender a não projectar nos outros as minhas frustrações ou fraquezas, o que sempre foi uma das minhas características mais perturbadoras para o meu equilíbrio interno e também externo. 
Todas estas sensações e emoções estão particularmente vivas neste momento pelos motivos já descritos e que, se por um lado me provocam algum sofrimento e mal estar, por outro é bastante benéfico e esclarecedor.
Ainda no outro dia me queixava da aparente neutralidade e igualdade dos dias, dos factos analíticos para passados alguns dias tudo estar diferente e encarar a realidade doutra forma. Até a figura paterna adquiriu outra dimensão e outra perspectiva, totalmente diferente da que tinha e perfeitamente enquadrada na minha problemática. 
Como está tudo relacionado, tenho reflectido bastante nos silêncios do AA e no aparente desinteresse em certas abordagens, percebendo agora que há assuntos que não são oportunos e devem ser abordados mais tarde ou noutras alturas. Sinto que estou a conseguir correlacionar muitas facetas da minha vida e ainda mais curioso, a conseguir encaixar as diferentes peças umas nas outras com uma grande lógica e realismo.
O fim de semana é mais curto por estar a trabalhar e a produzir, mas felizmente que a próxima semana é bem mais curta, bem como a seguinte, pelos feriados e épocas festivas. Além de que nos últimos dias deste mês, estaremos de ferias e espero, desejo e quero que sejam efectivamente ferias de descanso, compreensão e muito, mas mesmo muito afecto e Amor.
Através duma rosa, símbolo de Paz e Amizade estendi a mão a alguém que estimo e que sei ter magoado ontem,; através dessa flor reconheci uma pessoa com quem falei e que me deu um fugaz momento de serenidade e alegria e por causa dessa mesma flor -uma simples rosa - fiz uma série se associações livres como se estivesse numa sessão, com a certeza de que, com estes gestos e atitudes, o nosso SORRISO pode ser melhor e mais positivo.
Se conseguirmos durante a nossa vida, mudar um ínfimo grão de areia na engrenagem universal, então podemos dar a nossa vida como útil e termos contribuindo com algo milionésimamente pequeno mas significativo. Sempre escrevi que um SORRISO pode e faz toda a diferença e se nós compreendermos, como estou a começar a perceber, ainda melhor visto que podemos manter este mesmo SORRISO interno duma forma permanente e gratificando, com as suas projecções para o exterior. Que sejamos capazes de nos perceber cada vez melhor, para que com a reestruturação do nosso objecto interno, possamos projectar a nossa verdadeira e intrínseca idêntica nos que nos rodeiam, nos que Amamos e estimamos.

Sem comentários: