sábado, abril 26, 2014

Ainda em Arcozelo

Iniciamos ontem as nossas ferias, a caminho do Porto/Arcozelo para passarmos este fim de semana prolongado em casa de familiares ( da parte duma das minhas cunhadas).
À boa maneira nortenha, fomos muitíssimo bem recebidos começando logo por um excelente cozido à portuguesa que me encheu o dia todo. Saímos da mesa bem tarde, fomos dar uma volta pelos arredores, chegando à praia que fica a 5 minutos da casa. É viver na cidade com as vantagens de ter a praia ao lado.
Tomamos o chá e conversámos mais um pouco até que o cansaço me venceu e me fui deitar... ainda por cima não tinha feito a sesta!
Fiquei a saber bastante acerca de histórias passadas de famílias, de relações interpessoais e ainda espantadíssimo pelas ligações tão antigas com o meu Pai e a "nossa" Keller Marítima, agência de navegação que tão bem conheci... ouvi histórias diferentes, outras facetas dos mesmos momentos que acompanhei de perto e até compreendi determinados aspectos deste passado recente que desconhecia.
É mesmo verdade que na vida, todos nós encontramos mais cedo ou mais tarde visto vivermos mesmo numa aldeia global e ser evidente que apenas necessitamos de " escavar" um pouco para descobrirmos todos as ligações.... confesso que estava um pouco receoso deste convívio por desconhecimento do espaço e até das pessoas, mas uma vez mais está a revelar-se uma agradável surpresa e uma estadia bem simpática.
Recordei com saudade o meu Pai e muitas outras pessoas que fizeram parte do meu mundo durante muito tempo e soube do encadeamento de histórias, admissões e afins que me agradaram bastante. Sobretudo saber do valor que era dado e reconhecido ao meu Pai pela maioria das pessoas que o conheceram e com ele privaram.
Muitas vezes as raízes de determinados comportamentos estão longe do nosso conhecimento e apenas cruzando versões de diferentes pessoas conseguimos ter o quadro completo de certas épocas e factos, cujas repercussões perduram ao longo dos anos.
Fomos dar uma volta pela cidade do Porto, revendo muitas das zonas antigas da cidade e relembrando-me doutros tempos. A cidade está muito diferente, bastante recuperada e com zonas até muito bem conseguidas. Na volta viemos pela orla marítima, Matosinhos, castelo do queijo, foz, etc sempre junto ao mar, estando sobretudo a zona de Vila Nova de Gaia irreconhecível pela obra feita. Pode-se ter gasto o que não havia, mas a zona ficou totalmente transformada e quero lá ir passear um pouco mais logo.
A companhia tem sido impecável e sentimo-nos em casa e completamente à vontade, transformando este fim de semana em algo extremamente agradável e relaxante. É vim estar-se assim....
Fica o meu SORRISO enquanto se espera que o almoço fique pronto; como ontem falei que adorava raia e que era raro comer, foram comprar para ser hoje o repasto. São estes pequenos gestos que fazem a diferença e caracterizam positivamente as pessoas .

Sem comentários: